Notícias

Cuidados com o iPhone durante o carnaval

.
Chegou o carnaval, época de muita folia e festa. Porém, aglomerações também significam riscos para quem decide levar o celular junto. O número de casos de roubo e furto cresce muito nesta época.

Para não ter dores de cabeça (ou pelo menos reduzir bastante as consequências), listamos algumas dicas para você que pretende pular o carnaval e levar o iPhone junto.


A dica mais óbvia é deixar o iPhone em casa e não se arriscar. Porém, em tempo de Stories, aplicativos de transportes, câmeras potentes e WhatsApp, o smartphone se tornou uma ferramenta quase indispensável ao sair de casa.

Então, se sair com ele se torna imprescindível, o ideal é que você tome alguns cuidados especiais para não ter problemas.

 1  Antes de sair, reforce a segurança

Andar com o celular em multidões traz um risco de furto e roubo bastante grande. Na alegria do momento, é fácil você não perceber quando colocam a mão dentro do seu bolso ou bolsa e levam o aparelho. Quando se dá conta, já é tarde.

Então a primeira coisa que você tem que fazer é se preparar antes, para reduzir os estragos.

Primeiro de tudo, crie uma senha forte para o seu iPhone. Não se limite a usar senhas óbvias de 4 dígitos (como 1234) ou fáceis de adivinhar, As informações que estão no seu aparelho são importantes demais para serem acessadas por quem você não conhece.

Outro ponto interessante a se fazer: anote o IMEI do seu aparelho. Em caso de roubo o furto, essa informação será importante no B.O. policial e também para a operadora bloquear o aparelho para não ser usado por outros.

Nós aqui no BDI já fizemos um ótimo artigo com algumas dicas de como proteger seu aparelho para o caso dele ser roubado. Por exemplo, colocar uma senha no chip e ativar a autenticação em dois fatores evitará que você tenha ainda mais problemas no futuro.

 2  Cuidado com o iPhone durante a folia

Durante a festa, é normal usarmos o celular para entrar em contato com amigos, chamar o Uber ou tirar fotos de momentos legais. Mas toda vez que você faz isso em público, chama a atenção e os olhares de indivíduos mal intencionados.

Por isso, quando você precisar usar o iPhone, tente procurar um lugar mais reservado e seguro para isso. Quanto mais discreto você for, menos chances dará aos bandidos.

Se não tiver jeito e precisar tirar o iPhone do bolso, olhe em volta e fique atento ao que acontece ao seu redor enquanto usa o aparelho. Ladrões se beneficiam muito do chamado “elemento surpresa“, então quanto menos você permitir isso, menos condições dará a eles.

O ideal também é ter um lugar junto ao corpo, de difícil acesso, para guardar o iPhone e seus documentos. Por exemplo, aquelas bolsas abdominais (comumente chamadas de doleiras) muito usadas em viagens, que ficam por baixo da calça. Isso permite que você fique mais tranquilo durante a festa, ser maiores preocupações.

 3  Levaram meu iPhone, e agora?

Se mesmo com todas as suas precauções, seu iPhone foi roubado ou furtado, você irá precisar tomar algumas precauções para reduzir os danos.

Primeiro de tudo é mudar a senha de todos os serviços que você usa, começando pelo iCloud. Redes sociais, contas de e-mail, aplicativos de bancos, tudo o que pode lhe trazer riscos e que você não queira perder.

Faça sempre um B.O. policial do ocorrido, porque é importante.

Entre em contato com sua operadora e informe sobre o ocorrido, para ela anular o chip. Com ele ativo, os ladrões têm acesso aos seus SMS e assim desbloquear contas com códigos de segurança.

Outra coisa muito importante: cuidado com mensagens falsas se fazendo passar pela Apple. Neste momento, ficamos muito frágeis querendo muito reencontrar nosso aparelho, e é aí que criminosos agem para tentar iludir a vítima e conseguir os dados de acesso ao iCloud.

Lembre-se que a Apple nunca entra em contato por SMS, nem por WhatsApp. Nunca.


Esses são alguns cuidados que você pode (e deve) tomar caso queira se divertir no carnaval com o mínimo de dor de cabeça. Guarde bem essas dicas e compartilhe-as com seus familiares e conhecidos, para que todos possam se proteger contra imprevistos.

Bom carnaval a todos! 🎉🎭

YouTube video

Botão Voltar ao topo