Notícias

Bluesky ganha 2 milhões de novos usuários em menos de uma semana após bloqueio do X no Brasil

Como a decisão do STF de bloquear o X no Brasil impulsionou o crescimento do Bluesky, tornando-o uma alternativa emergente no país

Na última semana, a rede social descentralizada Bluesky registrou um aumento impressionante de dois milhões de novos usuários.

Esse crescimento rápido foi impulsionado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de bloquear o acesso ao Xuítter no país.

Esta medida gerou uma migração em massa de usuários brasileiros para o Bluesky, transformando a plataforma em uma das principais alternativas ao X no Brasil.

Mas por que o Bluesky?
É isso que você vai entender agora.

Crescimento do Bluesky

O Bluesky, fundado em 2019 por Jack Dorsey, ex-CEO do Twitter, foi criado com a ideia de ser uma rede social descentralizada que oferece mais liberdade e controle aos usuários.

Antes do bloqueio do X, o Bluesky já havia atraído atenção por sua abordagem inovadora e pela promessa de um ambiente menos regulado e mais seguro.

Desde que abriu suas portas ao público no início de 2024, a plataforma vem adicionando novos recursos para competir com as redes sociais mais estabelecidas.

Mas claro que ele ainda não é uma rede tão madura quanto era o falecido X. Muita coisa ainda precisa ser implementada, e eles estão correndo atrás disso.

Recentemente, o Bluesky anunciou que sua próxima atualização incluirá suporte para vídeos, além de aprimorar as funcionalidades de mensagens diretas, o que deve ajudar a reter os novos usuários.

Vale dizer que Jack Dorsey saiu da diretoria do Bluesky em maio, alegando que estava “literalmente repetindo todos os erros” que ele cometeu enquanto estava à frente do Twitter. Então, espera-se que o objetivo da plataforma seja realmente ser descentralizada.

Como seguir o BDI no Bluesky?

Se você está abrindo uma conta no Bluesky ou já tem uma e ainda está meio perdido, não deixe de nos seguir lá, pelo usuário @blogdoiphone.com.

Bluesky Blog do iPhone perfil

Qualquer outra conta diferente que existir dizendo ser o BDI, não é autêntica.

E para começar a usar a rede é muito fácil: você pode baixar o app diretamente na App Store e criar uma nova conta. E aí é só nos seguir para continuar ficando bem informado.

Grande parte do público brasileiro está migrando para o Bluesky. No começo pode ser que você encontre poucas pessoas conhecidas, mas a tendência é que mais e mais empresas e meios de comunicação busquem a plataforma para se comunicar com o público brasileiro.

E você não vai querer ficar de fora disso, vai?

Siga-nos, participe!

 

9 Comentários

  1. Mas foi veiculado na imprensa que essa rede social também não tem representação aqui no Brasil. Daí fiquei sem entender. Se realmente for isso, não seria para ela estar bloqueada?

    1. Se a empresa estiver cumprindo as leis do Brasil e colaborando com as demandas do judiciário, não precisa de representação no Brasil (assim eu entendo). O X não colaborou com o judiciário, então foi pedido que tivesse um representante aqui. Acredito que o que motivou a suspensão foi a falta de colaboração.

      1. A questão é que ela parece não estar em conformidade com as disposições vigentes:

        ”O Código Civil brasileiro exige que empresas sediadas em outros países que desejam operar no Brasil devem estabelecer uma representação legal. As informações são da Folha de S.Paulo….”

        Não parece haver isonomia.

        1. Mas eles operam no Brasil? Vendem publicidade no Brasil, produtos dentro do app ? Existem dezenas de redes sociais que não tem operação alguma no Brasil, funcionam aqui e são irrelevantes no nosso mercado..

          1. O artigo 1.134 do Código Civil brasileiro, para funcionar no Brasil, empresas estrangeiras são obrigadas a nomear representantes no país, independente da relevância da rede social. Opera no Brasil? Tem que ter representante. A parcialidade do judiciário é assustadora.

          2. O conceito de "opera no Brasil" precisaria ser melhor definido. Estamos falando de empresas que fornecem conteúdo multimídia, serviços de comunicação, serviços de publicidade, ou algo mais especifico? Eu, por exemplo, assino serviços e sistemas de várias empresas estrangeiras que estão totalmente traduzidos para o português do Brasil. Os pagamentos das licenças, por sua vez, são feitos via cartão de crédito internacional, já que os valores estão em dólares ou euros. Os sistemas da BlueSky podem estar hospedados em qualquer servidor no mundo, e tenho 110% de certeza que não estão localizados no Brasil.

  2. Não sei nem quem é e nunca nem vi! Minha preocupação mesmo está é com as operações da Starlink, que sim, é extremamente relevante e necessária para centenas de milhares de usuários do nosso querido Bostil. Quanto à turma do "X" e outras redes sociais cheias de mimimis: já podem ir catar coquinho por mim!

Botão Voltar ao topo
 
//