Apple recusa a publicação do aplicativo Samsung Pay Mini na App Store
Primeiro vamos aos fatos: a Samsung tem um projeto de lançar em janeiro um aplicativo chamado Samsung Pay Mini, que permitirá realizar pagamentos em lojas online com o sistema proprietário da coreana, através de smartphones de outras marcas. O Samsung Pay já está disponível no Brasil (ao contrário do lentíssimo Apple Pay), mas a empresa pretende ampliar ainda mais sua plataforma de pagamentos, permitindo que se faça compras online em outros dispositivos Android e iOS.
Porém, corre a notícia de que a Apple acaba de reprovar o aplicativo para a App Store, impedindo que a coreana ofereça sua solução de pagamentos no iOS.
É claro que a notícia, a princípio, choca. Seria uma retaliação da Apple para impedir que a concorrente ofereça uma opção de pagamentos alternativo para usuários de iOS? Em países que ainda não possuem o Apple Pay (como o Brasil), poderia ser algo muito bom, visto que o Samsung Pay já funciona por aqui. E se for isso mesmo, é desleal da parte da maçã.
Porém, o certo é termos bastante cautela antes de julgar. Não sabemos as razões da reprovação do aplicativo (a Apple nada comentou até a publicação deste artigo) e tudo pode ser uma jogada de marketing da coreana, para chamar a atenção. Afinal, nada atrai mais os holofotes do que a Apple recusando um aplicativo de uma concorrente em sua loja, e basta enviar um app com razões para ser reprovado para iniciar todo o processo.
Aplicativos de pagamento online existem vários, como o PayPal, por exemplo. A princípio, a Apple não recusaria a disponibilidade de outro app que faz o que outros já fazem. E por ser apenas para sites, é pouco provável que ele precise do NFC do aparelho, que no iPhone é restrito ao Apple Pay e outros aplicativos não tem acesso.
Ainda se sabe muito pouco de como funcionará este aplicativo (ele deve ser apresentado em janeiro, na CES 2017), e há comentários de que ele possa funcionar inicialmente apenas na Coreia. Vamos aguardar alguma explicação da Apple, que deverá se pronunciar para não ficar de vilã da história.
via MacRumors