Notícias

A Apple não desistiu de criar seu próprio modem para o iPhone

Durante muitos anos correu o boato de que a Apple estava criando um modem próprio para usar nos iPhones.

Isso mexeu com o mercado, pois por anos é a americana Qualcomm quem detém as principais tecnologias de transmissão que fazem os celulares atuais funcionarem em redes 3G e 4G.

A Apple até tentou romper com a Qualcomm por causa da abusiva taxa cobrada pela tecnologia, mas teve que se render quando precisou incluir o 5G no iPhone. Em 2019 fechou um acordo amigável nos tribunais e ninguém mais falou no assunto.

Mas engana-se quem pensou que com isso a maçã tinha desistido de desenvolver o próprio modem. Os planos foram apenas adiados.

De fato, é óbvio que a Apple não desistiu do sonho de conseguir fabricar um iPhone sem precisar da Qualcomm. Em 2019 ela comprou toda a divisão de modems da Intel, que desistiu do mercado por ter sido incapaz de apresentar um 5G decente.

Então sempre se soube que a Apple estava desenvolvendo um modem próprio. Até mesmo a Qualcomm sabe disso, pois tratou de assinar um acordo de 6 anos com a Apple para obrigá-la a usar seus chips até 2025.

Isso nos faz imaginar que seja um desenvolvimento ainda de alguns anos.

Segundo o site Bloomberg, o vice-presidente senior de Tecnologias de Hardware da Apple, Johny Srouji, comentou em uma conferência interna com empregados o que a maçã vem fazendo em seus laboratórios secretos.

“Este ano demos início ao desenvolvimento de nosso primeiro modem celular interno, que permitirá outra transição estratégica importante. Investimentos de longo prazo como esses são uma parte crítica para habilitar nossos produtos e garantir que tenhamos um rico canal de tecnologias inovadoras para o nosso futuro.”

O sucesso dos processadores Apple Silicon para computadores deu ainda mais certeza que a empresa é capaz de criar seus próprios chips, com tudo o que acham que deve ter.

É bem diferente quando você precisa criar um produto que se adapte a um processador, em vez de criar um processador que já é adaptado ao produto que você faz. E a grande performance dos Macs com M1 demonstram isso.

Segundo o engenheiro, esta será a próxima grande transição da Apple para os próximos anos. Quanto tempo será que precisaremos esperar para ver isso?

Botão Voltar ao topo