Apple Intelligence ainda não conquistou os usuários de iPhone
Um estudo recente conduzido pela SellCell nos Estados Unidos revelou que os recursos de inteligência artificial (IA) oferecidos pela Apple, conhecidos como Apple Intelligence, ainda não despertaram grande interesse entre os proprietários de iPhones.
Apesar da promessa de inovações tecnológicas, como os novos Genmojis lançados com o iOS 18.2, o levantamento aponta um certo desinteresse geral dos consumidores, especialmente no que diz respeito à relevância prática da IA nos dispositivos.
Os dados do levantamento
O estudo, realizado antes do lançamento do iOS 18.2, analisou as percepções de proprietários de iPhones compatíveis com Apple Intelligence. Entre os principais pontos, destaca-se que:
- 73% dos usuários de iPhone consideram que a IA não é interessante ou acrescenta pouco valor aos dispositivos. Entre os usuários de smartphones Samsung, esse índice sobe para 87%.
- 47,6% dos usuários de iPhone ainda assim consideram a Apple Intelligence um critério importante na hora de comprar um novo aparelho, número que contrasta com os 23,7% dos usuários de Samsung que valorizam recursos de IA em seus dispositivos.
Apesar da importância atribuída por alguns, o uso efetivo das ferramentas de IA da Apple ainda é limitado. Apenas 41,6% dos proprietários de iPhone relataram ter utilizado algum recurso de Apple Intelligence com o iOS 18.1, enquanto muitos sequer experimentaram essas funcionalidades.
Quais recursos estão sendo usados?
Os recursos mais populares do Apple Intelligence não são necessariamente os mais inovadores, mas sim os de uso prático e cotidiano:
- Reescrita de textos: A funcionalidade lidera o ranking, sendo usada por 72% dos usuários de iPhone.
- Resumo de notificações: Outro destaque, utilizado por 54% dos usuários.
- Melhorias em fotos e imagens chamaram a atenção de apenas 29% dos entrevistados, enquanto as melhorias no Siri atraíram o interesse de míseros 3,1%.
Vale lembrar que o estudo foi feito antes do lançamento do iOS 18.2, então em breve deveremos atualizar esses dados.
Comparação entre Apple e Samsung
Embora a pesquisa também tenha avaliado usuários de Samsung, comparações diretas entre as plataformas são limitadas pela falta de experiência dos entrevistados com o ecossistema concorrente. No entanto, um ponto de consenso é evidente:
- 86,5% dos usuários de iPhone e 94,5% dos de Samsung não estão dispostos a pagar por ferramentas de inteligência artificial.
Esse dado indica que, independentemente da marca, a percepção do valor agregado da IA ainda é baixa para a maioria dos consumidores.
Ainda há muito o que evoluir
A Apple Intelligence está sendo lançada em partes, apenas em poucas regiões do mundo. Por isso, ainda leva tempo para as novas funcionalidades serem absorvidas no cotidiano dos usuários.
Os Genmojis, por exemplo, têm potencial para atrair o público jovem e aumentar o uso da IA nos iPhones.
Além disso, a inclusão desses recursos em modelos mais acessíveis da linha 2025 pode democratizar o acesso à tecnologia e, talvez, mudar a percepção dos consumidores.
Porém, os resultados do levantamento mostram que o impacto inicial da IA da Apple está longe de ser o “divisor de águas” que a Apple tanto alardeia.
Enquanto Tim Cook e a Apple destacam as possibilidades revolucionárias do Apple Intelligence, o desafio será convencer os usuários de que essas ferramentas podem, de fato, trazer benefícios reais para o dia a dia.