Notícias

Apple busca incentivos para abrir fábrica na Índia

De acordo com representantes do governo indiano, a Apple está discutindo a possibilidade de abrir uma fábrica no país para a fabricação local de seus produtos. A empresa teria enviado uma carta detalhando seus planos de montar uma manufatura de iPhones, negociando benefícios fiscais para poder prosseguir no seu intento de fincar pé no segundo maior mercado de dispositivos móveis do mundo em número de usuários (o primeiro é a China e o quarto, acredite, é o Brasil).

Alguns rumores durante este ano deram conta de que a Foxconn, principal parceira da Apple na fabricação de seus produtos, estaria projetando um investimento de 10 bilhões de dólares em uma planta na Índia. A empresa de Formosa, no entanto, não confirma este projeto.

É sabido que a Apple tem tentado abrir lojas na Índia há algum tempo, mas tem barrado na exigência do governo de ter 30% dos produtos do catálogo com origem indiana para obter autorização para operar.

Com apenas 2% do mercado de smartphones no país, a Apple vê na Índia um mercado com um potencial enorme de crescimento, que poderia ser acelerado com a abertura de lojas próprias. É possível, inclusive, que o país indiano se torne um mercado ainda maior que os Estados Unidos, em um curto espaço de tempo.

Por outro lado, o primeiro ministro Narendra Modi está tentando encorajar a produção de tecnologia do país, por meio da iniciativa “Made in India” e já teria liberado algumas empresas estrangeiras da exigência. Mas apesar dos boatos de que a Apple seria “especialmente” dispensada dessa regra, isso não ocorreu até a agora.

via Wall Street Journal

Botão Voltar ao topo