Vez ou outra um leitor nos pergunta “Por que os aplicativos da Apple nunca entram em promoção?“. Pois talvez em breve eles entrarão, de forma definitiva. O beta 3 do iOS 7 deixa escapar um dos planos futuros da Maçã: deixar seus aplicativos próprios de graça.
Quando alguém abre pela primeira vez o aplicativo da App Store, uma janela aparece, sugerindo que se instale os apps da empresa, pois já é um ótimo começo para aproveitar o aparelho. Mas no beta, esta lista aumenta, com aplicativos que hoje são pagos: iPhoto ($4,99), iMovie ($4,99), Pages ($9,99), Numbers ($9,99) e Keynote ($9,99). E a imagem não deixa dúvidas: o download é para ser gratuito.
Se for confirmada, a jogada é genial. Disponibilizar de graça grandes aplicativos como o pacote iWork (similar ao MS Office) acaba de vez com o mais forte argumento que a Microsoft tem para vender seus atuais tablets. Além disso, já disponibiliza, de cara, uma grande experiência ao usuário, que não precisará assim investir mais dinheiro inicial para aproveitar produtivamente seu aparelho.
Por enquanto, a imagem acima (comprovada por nós) é o único indício de que isso irá acontecer. Mas já é uma forte pista.