2011ARQUIVONotícias

Analisando um rumor: abril passou e nada de anúncio sobre a fábrica da Apple no Brasil

O mês de maio chegou e é interessante revermos alguns rumores para analisar se eles se concretizaram ou não. Há um mês, vários veículos da mídia começaram a divulgar a informação que a Apple estava em adiantadas negociações com o governo paulista para a implementação de uma fábrica de iPads no país.

No dia 1º de abril, o colunista da revista IstoÉ Dinheiro, Jorge Dória Jr., afirmou que o próprio governador Geraldo Alckimin anunciaria junto com a Apple a produção de iPads no estado (leia “Decisão de montar iPads no Brasil já está tomada“). O mês passou e nada foi anunciado.

A Apple produzirá iPads no Estado de São Paulo. […] A decisão já está tomada. […] O anúncio de local e o investimento serão divulgados em abril, pela Apple, numa audiência com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Uma semana depois (no dia 7 de abril), a revista Veja também garantiu de sua parte que o governador anunciaria “em 15 dias” a fábrica no país. Isso também não aconteceu.

Dentro de 15 dias o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, deverá anunciar a instalação de uma fábrica de tablets da Apple – os cobiçados iPads – no Brasil, segundo informações de uma fonte ligada à empresa.

Segundo a mesma matéria, a Apple estaria acelerando esta implementação com medo da brasileira Positivo.

A não realização de algumas previsões da imprensa não significa que a fábrica não vai acontecer (afinal, a Apple adora mudar seus planos na última hora), mas é importante não esquecermos o que já foi dito, para podermos analisar melhor as notícias no futuro e termos uma posição crítica sobre o que lemos na imprensa.

Fontes do Blog em Manaus confirmaram que há negociações no Brasil para uma fábrica da Apple (leia mais aqui), mais especificamente em São Paulo. Mas no momento, nada foi oficialmente anunciado. O mais próximo disso foi a declaração do Ministro da Ciência e Tecnologia, em uma viagem oficial do governo, que disse que os iPads deverão ser produzidos no país até novembro.

Botão Voltar ao topo