2011ARQUIVONotícias

Adobe lança preview de ferramenta para criação em HTML5. Flash subiu no telhado?

Parece que a carta aberta que Steve Jobs escreveu no ano passado está se revelando profética. Na briga entre HTML5 e Flash, o último vem perdendo pontos a cada dia. Um dos mais fortes golpes está sendo da própria Adobe, que está lançando uma versão prévia da sua mais nova ferramenta de animação para web: o programa Edge.

O Edge será capaz de criar animações para sites, usando HTML5, CSS3 e JavaScript de maneira fácil e precisa, dentro do futuro padrão pregado por Jobs. Isso permitirá que o conteúdo seja acessível não apenas em computadores, mas também em dispositivos móveis (e nem estamos falando só de Apple).

A insistência da Apple em não adotar o Flash no iPhone e no iPad (por causa do descomunal consumo de processamento que ele causa) acabou mudando o perfil do mercado. Hoje em dia, por mais que se defenda o Flash, dificilmente quem chefia um grande projeto irá apostar suas fichas na tecnologia da Adobe, quando pode criar tudo em HTML5 que é mais universal. A tendência na formação de novos profissionais de webdesign é procurar por algo mais compatível com as novas tecnologias. Ninguém sensato hoje em dia vai perder tempo em uma formação em Flash, quando o mercado começa a caminhar em uma direção diferente.

Claro, muitos profissionais mais antigos que ainda trabalham com Flash irão reclamar, como sempre fazem. Mas a própria Adobe está dando o braço a torcer e reconhecendo que é inútil ficar dando soco em ponta de faca. Ou ela abraça estes novos padrões, ou repetirá o erro dos seus antigos concorrentes, que morreram por não entender a onda de mudanças que vinha em direção a eles.

O Flash foi muito importante nas décadas de 90/00 e realmente revolucionou a web. Mas ele não evoluiu no mesmo passo que ela e agora já ficou muito para trás. Novos tempos, novas tecnologias.

Adeus Flash. Foi muito bom enquanto vivemos juntos. Descanse em paz.


Google News

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo