2011ARQUIVONotícias

iPhone 5: veja o resumo dos mais recentes boatos que circularam por aí

Conforme a primavera vai chegando (outono no hemisfério norte), o número de rumores sobre um possível iPhone 5 aumenta a cada dia. E o que é pior, cada um aponta para uma direção diferente, o que cria confusão nos menos avisados (como a minha tia em Cacimbinhas).

Não há como saber uma data certa de quando a Apple irá lançá-lo, mas podemos juntar todos os rumores, para destacar o que eles realmente são até agora: apenas… rumores.


Clone chinês de um hipotético iPhone 5

Data de lançamento

Este é o ponto em que os rumores divergem mais. Houve gente que apostou que seria lançado ainda em agosto, outros afirmaram que o dia 5 de setembro ele estaria no mercado. O fato é que, como já afirmamos aqui, a única informação oficial que se tem é que o iOS 5 sairá no outono americano, que por sinal começa no dia 23 de setembro. Antes desta data, é muito pouco provável que vejamos qualquer novidade relativa ao iPhone.

Os rumores mais recentes revelam que a operadora AT&T estaria proibindo seus funcionários de tirar férias nas duas últimas semanas de setembro, o que poderia indicar (e estamos torcendo para isso) que o novo iPhone chegaria por essa época. Ao mesmo tempo, a Apple parece estar contratando vendedores no Reino Unido entre agosto e outubro, o que deixa a data bem imprecisa.

E aí, quando todos já achavam que poderiam começar a acreditar em um lançamento em setembro, o site AllThingsD lança hoje a bomba de que o iPhone 5 deve ser lançado somente em outubro, não em setembro. E considerando que a Apple costuma usar o mesmo veículo para vazar propositadamente as notícias que lhe convém, a informação tem um peso considerável.

Novo design

Há quem acredite que o aparelho não deva receber muitas mudanças externas, e outros que apostam que ele chegará ainda mais fino que o já delgado iPhone 4. Para alimentar ainda mais os rumores, algumas capas começaram a aparecer por aí, para um aparelho um pouco mais largo que o atual.

Ora, se é bem verdade que no passado os fabricantes de capas tiveram acesso prévio ao design de aparelhos não lançados (como foi o caso do iPad 2), isso não quer dizer que capinhas que aparecem antes do lançamento sirvam como provas de um novo design. Afinal, fazer uma capinha como esta é muito, mas muito fácil lá na China, e em 2 dias é possível ter um lote de 1.000 do formato que a gente quiser. Como este tipo de coisa virou método de publicidade, várias fábricas começaram a criar capinhas para um formato que ninguém sabe se será confirmado. Mas como a competição entre eles é grande, vale tudo para aparecer.

Vale também lembrar que três chineses foram presos este ano, por terem vazado informações do layout do iPad 2. Eles trabalhavam na fábrica da Foxconn e forneceram as medidas aos fabricantes de capas. Talvez seja cada vez mais difícil deste tipo de coisa acontecer, depois das prisões.

Para se ter uma ideia até onde os chineses são capazes de ir para sobreviver à concorrência interna, já existe à venda lá um clone do iPhone 5, antes mesmo de se saber como ele será realmente.

Este maravilhoso aparelho custa apenas US$108, além de rodar java e Mp4. Parece que roda Mp16 também.

Mas se você pensa em rodar o iOS 5 nele, pode tirar o cavalinho da chuva: o sistema não tem nada a ver com o da Apple.

——————–

Em resumo, tudo é rumor e pode ser que nada disso aconteça. Só saberemos com certeza de algo mais concreto quando a Apple finalmente fizer um evento especial contando todas as novidades. Vamos torcer para que este evento seja na época tradicional, no começo de setembro.

Botão Voltar ao topo