iPhone

Vale a pena comprar um iPhone 7 em 2023? Veja as vantagens e desvantagens do modelo

Quem tem condições de comprar sempre o último modelo de iPhone lançado, ou consegue revender o aparelho que já usa para ajudar a pagar um modelo mais recente, geralmente não entende quando alguém pergunta se vale a pena comprar um iPhone 7 em pleno 2023.

Anúncios

Isso porque é um aparelho lançado em 2016, já entrando no seu 7º ano de vida. Será que ele ainda dá conta do recado com os modelos mais modernos oferecendo tantas funcionalidades a mais?

É isso que discutiremos neste artigo, ressaltando as vantagens e desvantagens de se optar por usar em 2023 um iPhone 7.

Outro artigo que também faz sucesso:
 Qual iPhone vai parar de atualizar em 2023?

Vantagens de se optar pelo iPhone 7 em 2023

Vamos começar com os motivos que fazem alguém querer usar um iPhone 7 em pleno 2023.

O motivo primordial, evidentemente, é o preço. Para quem quer muito ter um iPhone (pela qualidade, sistema operacional, segurança, privacidade), mas não acha justo pagar um rim e meio por um aparelho novo, acaba buscando modelos mais antigos com preços bem menores.

Anúncios

No momento em que este artigo está sendo escrito, é possível encontrar a venda modelos usados de 32GB do iPhone 7, por menos de R$1.000. E quando o vendedor é um amigo próximo ou alguém da família, o desconto pode ser ainda maior.

Há também outras opções de armazenamento interno, além do modelo 7 Plus, com tela maior de 5,5 polegadas. Ele foi o primeiro a trazer uma câmera dupla ao iPhone, estreando o hoje já conhecido modo Retrato, em que as fotos focam no objeto e desfocam o fundo.

A câmera do iPhone 7 Plus sempre foi o grande diferencial do modelo.

Com um design externo muito similar ao iPhone SE de segunda geração, o iPhone 7 traz o botão frontal com o Touch ID integrado. Aliás, esse botão frontal não é um botão físico de verdade; é parte da tela que dá uma vibração interna quando apertado, causando a sensação de um botão apertado.

Anúncios

Apesar de não poder mais instalar novas versões do sistema a partir do iOS 16, o iPhone 7 ainda funciona de modo fluído e eficiente quando a saúde da bateria não está afetada. Ele traz o processador A10 Fusion, que na época era um grande processador.

Ele cumpre muito bem o seu papel para usuários que não precisem de recursos avançados, como idosos ou menores de idade que ainda precisem de certas limitações.

Para receber e enviar mensagens (iMessage, WhatsApp, Telegram), visualizar vídeos na internet, ter conexão Wi-Fi/4G, ver mapas, ser localizado, ouvir músicas e se divertir com jogos mais antigos, ele cumpre perfeitamente o seu papel.

Sem falar nas ótimas fotos que o iPhone 7 faz. O 7 Plus, então, tem suas câmeras como seu ponto forte.

Desvantagens de se usar o iPhone 7 nos dias de hoje

Infelizmente a idade pesa para dispositivos tecnológicos e precisamos ressaltar também as desvantagens de se aventurar com um modelo já fora de linha.

A primeira coisa que sempre nos vem à cabeça é o fato de que o iPhone 7 foi um dos eliminados na atualização do iOS 16. Isso significa que ele não receberá mais atualizações de sistema com novidades, a não ser uma ou outra contendo apenas reparos de segurança.

Por causa disso, com o passar do tempo, a tendência é ter aplicativos que deixem de funcionar. A cada atualização a Apple acaba exigindo mais no software, até chegar ao pondo dos desenvolvedores não conseguirem mais dar suporte a aparelhos antigos.

Então, se hoje ainda é possível rodar grande parte dos aplicativos do dia a dia na App Store, fica difícil dizer até quando isso será possível. O WhatsApp é um que, de tempos em tempos, anuncia o fim de suporte a determinadas versões do sistema.

Claro que isso ainda pode demorar. Por aceitar o iOS 15, é provável que demore ainda bastante tempo para aplicativos deixarem de ser compatíveis com essa versão, o que garante ainda um bom tempo de uso. Porém, é normal começar a aparecer novos apps que só rodem no iOS 16 para cima, e aí o iPhone 7 fica de fora.

Também há de se destacar o fato de que o modelo base do iPhone 7 tem apenas 32GB de espaço interno, o que hoje em dia é muito pouco. Então, se você for mesmo optar pelo 7, tente encontrar um com maior capacidade.

Cuidados a se tomar ao buscar um iPhone 7

Se você decidiu que quer mesmo comprar um iPhone 7 ou 7 Plus usado, você precisa ficar atento a alguns pontos importantes neste tipo de aparelho.

Eis algumas dicas ao comprar um iPhone usado:

  • Bateria: Você precisa saber o máximo de detalhes sobre a bateria do aparelho. Se ela já foi trocada, se a troca foi feita por uma original ou não, e principalmente, qual é a saúde da bateria. Quando ela está abaixo de 80%, o sistema impõe um limite de performance em todo o aparelho, deixando-o mais lento. Por isso, é importante que, ao comprar, essa saúde esteja no mínimo em 90%, caso contrário peça um bom desconto e troque depois.
  • Tela: Procure saber se a tela já foi trocada alguma vez e se a troca foi feita usando peças originais. Por vezes peças de má qualidade fazem o aparelho durar menos.
  • Touch ID: Teste o funcionamento do Touch ID antes de comprar, pois às vezes a troca da tela em assistências não autorizadas faz o scanner digital parar de funcionar.
  • Câmera: Se possível, teste a câmera do aparelho antes de comprar o aparelho, pois há casos em que ela está defeituosa ou possui riscos na lente, o que impossibilita a realização de boas fotos.
  • Microfone: Confira se o microfone está funcionando direito.

Vale a pena comprar um iPhone 7 em 2023?

Bem, como você viu neste artigo, tudo depende das necessidades de quem vai usá-lo. Para as tarefas básicas de um celular (mensagens, vídeos, músicas e internet), ele ainda atende muito bem às expectativas.

Claro que tudo isso um outro modelo mais simples com Android também pode fazer, mas aí entram outras questões, como qualidade do produto. Não conheço ninguém que tenha um modelo baratinho de celular Android que fale bem de sua performance e velocidade…

Comprar um iPhone antigo para alguém da família tem a vantagem de se integrar facilmente a outros dispositivos da Apple, e é isso que faz muitos optarem por um iPhone 7.

Então pense com carinho, tome os cuidados necessários apontados neste texto e aproveite esse guerreiro, que ainda é adorado por muitos usuários.

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo