iPhone

iPhone 6 passa a ser considerado vintage pela Apple

Se você ainda tem ou usa um iPhone 6, agora poderá dizer para todos que ele é um aparelho vintage.

Esse é o nome que a Apple dá a todos os dispositivos que saíram do mercado há 5 anos ou mais.

O iPhone 6 foi o primeiro a receber uma tela maior, seguindo a tendência dos phablets que estava em alta em 2014. Foi também o primeiro a oferecer o Apple Pay, em uma época que o serviço ainda não existia no Brasil ou em Portugal.

O que é um dispositivo vintage?

Vintage (ou Clássico como a Apple chama no Brasil; em Portugal é vintage mesmo) é quando um dispositivo parou de ser vendido há mais de 5 anos, e menos de 7.

Nesses dois anos, a empresa continua oferecendo serviços de manutenção quando necessário, além de peças.

Passados 7 anos, aí ele é movido para a categoria Obsoleto, e nesse caso a Apple não se ocupa mais dele nem se o cliente precisar.

O curioso é que o modelo iPhone 6 só ganhou essa denominação no dia 30 de setembro.  Porém, o modelo maior, o 6 Plus já é considerado vintage desde o dia 15 de fevereiro de 2022, segundo levantamento do Blog do iPhone.

Até os iPhones 6s e 6s Plus já são vintage desde o dia 15 de julho. Só faltava o iPhone 6 para a lista.

A Apple considera o mercado americano, pois o iPhone 6 ficou por muito tempo à venda no site da empresa em alguns outros países.

No Brasil, ele foi vendido oficialmente até 2016, ou seja, poderia ter recebido esse título já no ano passado.

O iPhone 6 ainda vale a pena?

Há quem ainda encontre um iPhone 6 usado para vender e nos pergunta se é um dispositivo que ainda valha a pena comprar.

Bem, apesar dos dispositivos da Apple serem bem resistentes e durarem por bem mais tempo do que outras marcas, o iPhone 6 foi lançado há mais de 8 anos. Então a sua idade lhe impõe limitações.

Ele parou de receber atualizações no iOS 12, o que o deixa de fora de muitas novidades mais recentes. Mas ainda assim o iOS 12 é um excelente sistema operacional e hoje em dia ainda oferece muitos recursos úteis.

Para quem nunca teve um iPhone e gostaria de iniciar nesse mundo, adquirir um iPhone 6 usado só vale a pena se o preço for realmente irrisório. E isso se ele estiver ainda com a bateria boa, não desgastada pelo tempo (ou seja, foi substituída já).

Se você estiver pensando em comprar um, faça uma pesquisa primeiro para ver se não encontra modelos mais recentes por um preço similar, pois o ideal é você investir no modelo mais recente que puder.

O iPhone pode durar anos com você, mas quanto mais tempo de vida ele já tem, menos tempo você terá ao lado dele. Então pense bem antes de comprar um.

Para quem já tem, ainda usa e está lhe servindo bem, sensacional! Continue com seu guerreiro o quanto puder. 😉

Via
MacRumors
Botão Voltar ao topo