Os novos iPhone 17, 17 Pro e 17 Pro Max chegam com um aumento na velocidade de carregamento maior do que qualquer outro iPhone antes deles. Agora, eles chegam a 50% da bateria em apenas 20 minutos usando o cabo e um carregador USB-C compatível.
E no carregamento MagSafe (sem fio) também houve melhorias, com o aparelho suportando até 25W de potência.
Mas, para chegar a essas velocidades, talvez você tenha que trocar seu carregador.
Carregamento com fio mais veloz
Até a geração passada, o carregamento rápido dos iPhones atingia 50% da carga em cerca de 30 minutos, desde que fosse utilizado um adaptador USB-C de potência adequada.
Com o iPhone 17, 17 Pro e 17 Pro Max, esse tempo caiu para aproximadamente 20 minutos.
A melhoria só é percebida com o uso de carregadores de 40 W ou mais, aproveitando melhor a porta USB-C já presente desde o iPhone 15.
Isso significa que quem utilizar adaptadores mais fracos continuará limitado a velocidades menores.
Essa evolução aproxima os iPhones de seus concorrentes Android, mas a Apple continua privilegiando a durabilidade da bateria e o controle de aquecimento em vez de buscar números extremos, como os 65W, 80W ou até 100W de alguns rivais.
MagSafe agora com até 25 W

O carregamento sem fio também ganhou fôlego. Pela primeira vez, o padrão Qi2.2 suportado pelo iPhone permite que o MagSafe alcance até 25 W de potência nos modelos iPhone 17, 17 Pro e 17 Pro Max.
Pode parecer “pouco” para alguns, quando se compara aos 60W do limite via cabo, mas já é um grande avanço em relação a modelos de alguns anos atrás, oferecendo velocidades similares ao carregamento por cabo de gerações passadas.
O novo carregador dinâmico
Junto com a nova geração de iPhone, a Apple anunciou um acessório para oferecer a velocidade prometida: o Dynamic Power Adapter. Ele ainda não tem versão para o Brasil e é limitado a alguns países.
Ele custa US$ 39 e tem um funcionamento curioso. A saída padrão é de 40W, mas o adaptador consegue dar picos de até 60W por alguns segundos, acelerando ainda mais a recarga.

Mas, para carregar o iPhone 17 mais rápido, ninguém é obrigado a comprar esse carregador da Apple, bastando ser qualquer outro que ofereça no mínimo 60W de potência.
Isso inclui carregadores de MacBooks, iPads e até de marcas conhecidas como Motorola, Geonav e Ugreen.
Independente se você pretende adquirir o iPhone 17 agora ou se irá esperar uma próxima geração, a grande dica é você já ter um carregador potente o quanto antes (65W ou mais), justamente para você já estar preparado para as evoluções do futuro.
O iPhone Air ficou de fora
Se por um lado os novos modelos ganharam essa melhoria, por outro o iPhone Air não entrou na festa.
O modelo ultrafino ainda mantém os tempos de carregamento antigos, levando cerca de 30 minutos para chegar a 50% — igual ao iPhone 16.
E quanto ao MagSafe, o Air também ficou restrito a 20 W, repetindo a potência anterior do iPhone 16.
É mais uma diferença que reforça que o Air abre mão de algumas funcionalidades para dar prioridade ao visual estético.

