iPhone 14

Apple insiste que o iPhone 14 simples é melhor que o iPhone 13 Pro

Ambos possuem o mesmo processador A15 Bionic, mas também diferenças no design

Quando a Apple anunciou que a categoria mais simples do iPhone 14 estava vindo com o mesmo chip A15 Bionic presente na geração anterior, muita gente reclamou, afirmando que a empresa estava tentando vender produto velho com embalagem de novo.

Mas em uma recente entrevista, o diretor sênior de design do iPhone, Richard Dinh, foi categórico ao afirmar que o iPhone 14 é mais performático que qualquer modelo da geração passada, mesmo que no papel tenham processadores iguais.

A polêmica do mesmo chip

A nova geração de iPhones lançada em setembro de 2022 não foi muito bem recebida por diversas categorias de usuários.

Primeiro foi a [pouca] evolução do A16 Bionic, que não apresentou tanta diferença de performance em relação à geração anterior.

Segundo porque a Apple decidiu, a partir desse ano, que os novos modelos de categoria mais simples começariam a vir com o mesmo processador do ano anterior.

Com isso, muita gente se lamentou, principalmente na internet. Muito se afirmou que não valia a pena comprar o iPhone 14 simples, pois seria “mais do mesmo”.

E aparentemente, essa reclamação generalizada provocou uma grande queda nas vendas desses modelos mais simples.

Talvez seja justamente esse fracasso nas vendas que tenha feito Richard Dinh vir a público dar uma entrevista, ressaltando que as duas gerações são sim diferentes, e que o mais novo iPhone 14 é, de fato, mais performático, ao contrário do que dizem.

Design interno diferente

Ele afirma que o design interno da nova geração sofreu bastante mudanças em relação ao iPhone 13, o que garante melhorias em diversos pontos.

Por exemplo, ele diz que o chip A15 de 2022 sofreu algumas alterações na sua estrutura:

Os modelos 14 padrão tem um desempenho melhor do que os Pros do ano anterior, apesar de compartilharem o mesmo chip, graças a um rearranjo interno. O design mudou drasticamente para incluir uma estrutura central de alumínio que ajuda a dissipar mais calor em toda a superfície de forma mais consistente.

Quanto menos um processador esquenta, mais eficiente ele é.

Dinh diz também que ficou mais fácil de reparar o aparelho em caso de estrago:

Embora o iPhone 14 possa parecer quase idêntico ao iPhone 13 por fora, ele realmente teve uma revisão significativa no design, com benefícios que você pode não entender imediatamente se compará-lo com um modelo mais antigo. Isso inclui reduções de peso, reparabilidade mais fácil e maior duração da bateria.

Conseguimos entregar uma câmera principal maior do que a do modelo Pro do ano anterior, com um sensor maior, melhor desempenho com pouca luz e há um novo sensor de luz ambiente na parte de trás.

Este design também apresenta nossa primeira placa lógica principal empilhada de quatro lados que realmente condensa todos os componentes do iPhone 14 em um espaço menor e nos permite acessar a placa de ambos os lados, para melhor reparabilidade.

Ao contrário das gerações anteriores, agora o vidro traseiro do iPhone 14 pode ser removido com mais facilidade, tornando as reparações menos arriscadas.

O acesso complicado nos telefones mais antigos é a razão pela qual o custo de reparar uma falha de tela quase caiu pela metade.

Botão Voltar ao topo