iPhone 14

Aumentam as reclamações sobre a Saúde da Bateria do iPhone 14 Pro

Não é de hoje que diversos de nossos leitores reclamam da rápida degradação da bateria do iPhone 14 Pro. Vale lembrar que se fala especificamente do modelo Pro, porque o iPhone 14 normal herdou o mesmo hardware do iPhone 13.

Mas nas últimas semanas, essas reclamações começaram a se tornar mais frequentes.

Muitos proprietários do iPhone 14 Pro estão manifestando crescentes preocupações em relação à saúde da bateria de seus dispositivos, compartilhando capturas de tela que revelam uma capacidade de bateria em declínio acelerado em menos de um ano após o lançamento oficial do modelo.

Essa preocupação tem ganhado espaço no Xuitter, Reddit e outras plataformas de mídia social, levando a discussões sobre o motivo por trás dessa rápida deterioração.

Capacidade Máxima da bateria do iPhone

Nos últimos meses, um número crescente de usuários do iPhone 14 Pro têm recorrido às redes sociais para compartilhar capturas de tela da “Capacidade Máxima” da bateria de seus dispositivos.

Esse número pode ser encontrado acessando o aplicativo Configurações, selecionando “Bateria” e, em seguida, tocando em “Saúde da Bateria e Carregamento”.

A Apple explica que esse número é uma “medida da capacidade da bateria em relação ao seu estado quando era nova“. Portanto, “uma capacidade menor pode resultar em menos horas de uso entre as recargas“.

Essa porcentagem sempre foi polêmica, desde que foi implementada no iOS 11.3, lá em 2018. Ela representa a capacidade máxima atual que a bateria tem de reter energia, quando comparada com sua capacidade original.

Por exemplo, se a capacidade da bateria do iPhone 14 Pro é de 3.200 mAh, quando a Saúde da Bateria estiver indicando 90%, é porque a capacidade máxima atual dela é de 2.880 mAh.

Se você quer saber qual a capacidade original que seu modelo de iPhone tinha quando comprado, confira este outro artigo:

Mas por que ela é polêmica?

Porque ela parece atuar de forma diferente para cada aparelho. Então, se após três meses de uso um usuário tiver 98% e o outro 100%, esse primeiro usuário já começa a achar que seu aparelho está com problema.

Mas a Apple diz que essa porcentagem que o sistema mostra é apenas uma estimativa aproximada.

Mas se ela não é exata, então por que colocar ela no sistema? 🤔

Aumento de reclamações

A questão é que a onda de reclamações especificamente para o iPhone 14 Pro está aumentando. Claro que o mais recente modelo sempre é o mais visado, pois as pessoas fazem a comparação por ser o primeiro ano de uso.

Há, por exemplo, quem esteja já com 89% de Saúde de Bateria em menos de um ano de uso (lembre-se que o 14 Pro foi lançado em setembro de 2022).

outros estão vendo sua bateria chegar a 95% de capacidade máxima com apenas 8 meses de uso.

Aqui no BDI analisamos dois aparelhos com a mesma idade: um iPhone 13 e um iPhone 14 Pro. E por coincidência, ambos estão marcando 97% de capacidade máxima após 1 ano da compra.

Ou seja, há realmente os que estão enfrentando um problema mais sério de bateria, mas não parece ser a maioria, pois há muitos casos em que o mesmo iPhone 14 Pro não apresenta uma degradação tão forte.

Seriam casos isolados?

Possíveis razões para o maior desgaste da bateria

Vamos lembrar de duas funcionalidades exclusivas no iPhone 14 Pro, que poderiam ser um diferencial para um maior consumo de bateria.

Uma delas é a Tela Sempre Ativa. Será que ela está fazendo a bateria ser consumida mais rapidamente? A Apple jura que não, mas é uma das funções que não existem em outros modelos mais antigos.

Outra funcionalidade faminta por energia é a capacidade da tela atingir o brilho máximo de 2.000 nits. Se você é um que aproveita este recurso habitualmente, saiba que sua bateria logicamente irá acabar mais rapidamente.


E você? Tem um iPhone 14 Pro e está sentindo também a saúde da sua bateria se degradar mais rápido?

Botão Voltar ao topo