iPad

Enquadramento automático da câmera frontal do iPad Pro não será exclusivo do FaceTime

O novo iPad Pro M1 está vindo com uma nova câmera frontal ultra-angular, com sensor de 12 MP e ângulo de visão de 122°. Além de permitir fazer selfies mais amplas, ela também introduz uma nova funcionalidade chamada de “Palco Central“, em que a imagem centraliza automaticamente a pessoa em chamadas de vídeo.

E a Apple confirmou que este recurso pode funcionar com qualquer aplicativo de videoconferência, não apenas com o FaceTime.



O Palco Central (“Center Stage“, em inglês) combina a câmera ultra-angular com aprendizado de máquina, para ajustar a imagem automaticamente para manter a pessoa centralizada. É como se tivesse alguém manipulando a câmera para você.

E isso funciona também quando outras pessoas entram ou saem da cena, com o enquadramento se adaptando.

Quando a Apple apresentou o novo recurso durante o seu evento “Spring Loaded“, muitos imaginaram que ele seria compatível somente no aplicativo nativo FaceTime. Porém, na página do iPad Pro a empresa deixa claro que outros aplicativos de videoconferência poderão também se beneficiar da funcionalidade.

É provável, no entanto, que esta compatibilidade não seja automática. Como usa recursos de inteligência artificial do sistema, cada app deverá incorporar em seu código a compatibilidade e, portanto, o usuário precisará esperar que o desenvolvedor ofereça isso.

Durante a pandemia, o uso do iPad cresceu bastante, devido ao aumento da necessidade de videoconferências. Com esse novo recurso, elas e até mesmo aulas à distância ganharão dinamismo.

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo