2011ARQUIVOiPad

Ative os gestos multitarefa no seu iPad mesmo não sendo desenvolvedor (Mac)

Quando o iOS estava ainda em versão beta, uma das novas funcionalidades apreciada por muitos (e com razão) foi a possibilidade de usar gestos de 4 ou 5 dedos na tela multitouch do iPad (veja nosso vídeo demonstrativo). Porém, infelizmente a função era apenas uma prévia e não foi adotada ainda no sistema final. Hoje, apenas quem é desenvolvedor oficial pode ativá-los.

Mas boa noticia para quem tem um Mac e 5 dólares disponíveis por alguma razão que até agora eu não entendi, a Apple disponibilizou para a venda pública na Mac App Store o novo Xcode 4, ferramenta para construir aplicativos e que até então era destinada apenas para desenvolvedores. Com isso, é possível qualquer um comprar o programa e ativar os gestos. Veja como:

– No Mac, compre o Xcode ($4,99 – link) e instale no seu computador (se você tiver a versão antiga, que era de graça, também serve). Rode-o.

– Conecte seu iPad (primeira ou segunda geração, com iOS 4.3) no computador através do cabo USB.

– No menu Window, selecione Organizer.

– Ao selecionar seu aparelho no menu esquerdo, você verá um botão escrito “Use for Development“. Clique nele.

– O sistema pedirá sua conta de desenvolvedor da Apple. Você não precisa dela, basta clicar em Cancel.

– Et voilà! Tudo pronto. Pode fechar o Xcode. Vá nos Ajustes de seu iPad e procure a nova opção para ativar os gestos multitarefa (Ajustes > Geral).

Infelizmente não há Xcode para Windows, só para Mac.

Botão Voltar ao topo