2011AplicativosARQUIVOJailbreak

[jailbreak] Callcounter, um aplicativo para controlar os seus gastos mensais com ligações

Que o iPhone é um aparelho presente nas mais diversas tarefas do cotidiano, todos sabemos. Mas não podemos esquecer que o nosso adorável iPhone, como o próprio nome já diz, ainda é um telefone. Há algum tempo atrás o celular da Apple era quase que restrito aos clientes de planos pós-pagos, pois até o surgimento da versão 4.0 do iOS não existia a função de desligar o uso dos dados celulares – o que resultava em uma diminuição constante e significativa dos créditos celulares de clientes com plano pré-pago. Por outro lado, com o surgimento e a popularização dos planos de internet pré-pagos, muitos usuários do iPhone estão aderindo à essa modalidade de plano.

Para os que ainda mantêm a modalidade contratual pós-paga, que fornece “pacotes” de minutos mensais, um aplicativo que pode evitar as surpresas no final do mês é o Callcounter 3, disponível na Cydia Store. A finalidade do aplicativo é controlar os minutos gastos detalhadamente, para que o consumidor não ultrapasse o limite contratado.

Aqui vão alguns detalhes do aplicativo:

No primeiro campo, é possível configurar a data de início e de término da contagem. No exemplo da foto, o período de faturamento da conta que deverá ser paga no mês de maio, iniciou-se no dia 20/03/2011 e terminará no dia 19/04/2011. Esta data deverá ser colocada manualmente e uma única vez pelo usuário, e pode ser encontrada na fatura de sua operadora.

A seguir, há a possibilidade de filtrar o tempo das ligações por Recebidas, Efetuadas ou Ambas. Aqui, para quem deseja o controle de gastos, é recomendável habilitar o filtro Efetuadas. Também é possível, no campo seguinte, selecionar as estatísticas para apenas uma pessoa em especial.

Já no quarto campo, é possível excluir alguns números das estatísticas gerais. Na imagem acima, por exemplo, o número excluído é o da Namorada. Algumas operadoras oferecem em seus planos a possibilidade de indicar um número Favorito, que, no caso da operadora VIVO, possibilita 300 minutos por mês para falar de graça com o número selecionado.

O aplicativo ainda é capaz de gerar um gráfico para que o usuário tenha um controle de quanto falou com cada número durante o mês.

Por fim, o Callcounter 3 é tão detalhista que é possível configurar até o tempo de contagem do período das ligações:

Explico: No caso da VIVO, a duração mínima de contabilização do tempo é de 30 segundos, ou seja, não importa se você faz uma ligação de 5s ou 29s, serão contabilizados 30 segundos. Como se não bastasse isso, o tempo ainda é contado de 6 em 6 segundos. Isso quer dizer que, se você efetuou uma ligação que durou 31 segundos, na sua conta será cobrado o equivalente a uma chamada de 36 segundos. Tais informações podem ser confirmadas, no caso da VIVO, pelo número *8486 – opção 9.

Voltando a falar do aplicativo, o mais interessante é que você não precisa ficar entrando nele para consultar quantos minutos foram utilizados. O próprio ícone do aplicativo faz essa indicação automaticamente.

O Callcounter 3 requer que seja feito o jailbreak no seu aparelho, e está disponível na Cydia Store custando U$2,99, ou aproximadamente R$4,82, sem o IOF, imposto que é cobrado diretamente na fatura do seu cartão de crédito sobre compras internacionais e cuja alíquota passou a ser 6,38% no último mês.

Botão Voltar ao topo