iPad

Apple anuncia novos iPads Air e mini, com Touch ID

Evento Apple

Conforme já se esperava, a Apple anunciou no evento de hoje a nova geração de iPads, em dois modelos: iPad Air 2 (com tela de 9,7 polegadas) e iPad mini 3 (com tela de 7,9 polegadas). Por fora, eles continuam praticamente a mesma coisa que a geração anterior, mas por dentro trazem algumas mudanças interessantes.


iPad Air 2

Novo iPad

Este ano a Apple resolver voltar a adotar a numeração no nome como fez na segunda geração, determinando que esta é a segunda geração do iPad Air. Confira as novidades:

O mais fino tablet do mercado

O novo iPad Air 2 está mais fino ainda, apesar do resto do design não ter mudado muito. Com uma espessura de 6.1 mm, ele é tão fino que mesmo se colocar dois iPads um em cima do outro, eles ainda são mais finos que um iPad de primeira geração.

Espessura do iPad Air 2

iPad Air 2

Novo processador

A Apple adotou o novo processador A8X, uma variante do chip do iPhone 6, com aumento de processamento gráfico para suportar a tela maior dos iPads. Com o mesmo coprocessador M8 do iPhone 6, é possível registrar todos os movimentos do iPad. Ele coleta dados do acelerômetro, giroscópio e bússola, poupando o processador principal de algumas tarefas e o tornando mais eficiente, gastando menos bateria. A diferença para o iPhone é que no iPad ele não serve para contar passos, visto que o tablet nem tem versão para o aplicativo Saúde do iOS 8.

Ele também conta com um novo barômetro, como o iPhone 6.

eventoipad_8

Touch ID

Como já se esperava, os novos iPads trazem o sensor de digitais no botão frontal, o Touch ID, introduzido em 2013 no iPhone 5s. Com ele, será possível realizar pagamentos seguros pela internet através do Apple Pay (por enquanto apenas para clientes dos Estados Unidos).

Conectividade 4G / Wi-Fi

A exemplo da geração anterior, todos os modelos WiFi + Cellular dos novos iPads são compatíveis com a rede 4G brasileira, não importando o país onde ele for comprado. O Wi-Fi ganha o padrão 802.11ac, como o iPhone 6.

Nova Câmera

A câmera do iPad Air 2 ganhou um upgrade e agora faz fotos em 8 megapixels (contra os 5 MP anteriores). Com isso, ela ganhou algumas funções do iPhone, como câmera lenta (em 120 rps), time lapse e modo contínuo. A câmera FaceTime (aquela que fica na parte da frente do aparelho) também melhorou, permitindo a entrada de 81% mais luz. A resolução dela para fotos continua bem baixa, 1.2 Megapixel.

Nova tela

A tela do iPad Air 2 será revestimento antirreflexo, que reduz o brilho em 34%. Segundo a Apple, é o tablet com menos reflexo no mundo.

iPad Air 2 e mini 3
Foto de @reneritchie

Preços, Cores e disponibilidade

eventoipad_7

O iPad Air 2  e o iPad mini 3 chegam ao mercado dos Estados Unidos no dia 24 de outubro e estará disponíveis nas cores Cinza Espacial, Prata e Dourado. Não há previsão ainda de quando eles devem chegar ao Brasil.

Nos EUA, os preços do novo iPad Air 2 começa com US$499, com os mesmos valores da geração anterior. A diferença é que, como no iPhone 6, não haverá mais modelo de 32GB.

O iPad mini 1 e 2 continuarão a venda, por um preço menor.

eventoipad_9


iPad mini 3

A Apple falou muito pouco do iPad mini 3 (tipo, 7 segundos). Isso porque ela não quis enfatizar que o hardware do minúsculo iPad não é o mesmo do iPad maior.

iPad mini 3

O iPad mini 3 é praticamente igual ao iPad mini Retina lançado no ano passado, com a adição do Touch ID e a cor dourada. O processador é o mesmo A7 e a conexão Wi-Fi não foi melhorada, continuando com o mesmo padrão 802.11n do ano passado.

Leia também:

Botão Voltar ao topo