O app Safari do iOS 15 provavelmente desagradará a muitos usuários
A Apple nos acostumou, durante 14 anos, a navegar pelo Safari de uma certa maneira. Um padrão, aliás, muito comum em diversos outros navegadores.
Mas no iOS 15, o app receberá uma mudança radical, alterando a maneira como sempre acessamos páginas da internet.
E é possível que isso gere um desconforto inicial em muita gente.
No novo Safari, a Apple priorizou a visualização em tela inteira dos sites, mais do que tinha feito no iOS 14.
Para isso, tanto a barra superior quanto a inferior foram unificadas em um elemento só, com tudo reunido.
No passado, sempre tocamos na barra de endereço superior para navegar pelo Safari e recarregar uma página. E procuramos a parte de baixo da tela para compartilhar, ir e voltar, abrir abas e histórico. Agora, várias dessas funções estão ocultas e têm a seguinte aparência:
- Botões de avançar e voltar no lado esquerdo.
- Pesquisa e URL no centro. O histórico também está escondido aí.
- Menu com opções para o Leitor, Ler Mais Tarde, Recarregar e Compartilhar, além de outras configurações do site (tamanho do texto, preferidos, etc.).
- De forma nada intuitiva (é quase um segredo), se mantivermos o botão de menu pressionado, ativaremos a visualização do leitor, caso esteja disponível.
- Mais à direita, o botão que dá acesso às abas abertas.
São melhorias interessantes, pois facilitam o uso com o polegar e com uma só mão. O intuito da Apple é melhorar a experiência geral do usuário.
No entanto, essas mudanças meio “radicais” geralmente fazem muita gente reclamar no início.
As pessoas não gostam de mudanças repentinas
Pode escrever aí: quando o iOS 15 for liberado para o público em setembro, muitos reclamarão do app Safari.
Isso porque não são apenas os amantes de tecnologia que usam o iPhone. Pelo contrário, a base de usuários é formada por pessoas de todos os tipos, desde as early adopters até as casuais, que só querem que o aparelho faça o que sempre fez.
Modificar subitamente hábitos construídos há anos não é uma tarefa fácil. E geralmente gera reclamações.
Foi assim quando a Apple lançou um computador sem drive de disquetes; ou quando tirou o conector de fone de ouvido do iPhone.
Geralmente não gostamos quando “mexem no nosso queijo”. Ainda mais quando é de maneira súbita.
Então, se preparem para a enxurrada de reclamações do novo Safari quando o iOS chegar aos aparelhos de todos.
Alguns membros de nossa equipe já estão usando o beta do iOS 15 desde o início de junho, e nós também sentimos bastante desconforto nas primeiras semanas. Depois de algum tempo se acostuma e, com o hábito, a gente percebe como ficou realmente mais prático de navegar pela internet com apenas uma mão.
Mas muita, muita gente talvez não seja assim tão disponível para a mudança e comece a usar outros navegadores que não sejam o Safari e utilizem a velha e tradicional maneira de acessar páginas de internet.
O iOS 15 ainda está em fase beta e muita coisa ainda pode mudar até o lançamento da versão final, esperada para setembro.