iOS

Nova funcionalidade de privacidade do iOS deverá ser implementada no futuro iOS 14.5

O iOS 14 propôs um novo recurso de privacidade, que avisa o usuário quando sites ou aplicativos tentam captar informações de utilização do usuário para usar em outros lugares e assim poder oferecer publicidade dirigida.

A intenção da Apple é dar ao usuário o poder de concordar ou não com isso. Quem gosta de receber publicidade deste tipo, poderá continuar recebendo normalmente.

Mas empresas que tem como modelo de negócio o uso dos dados pessoais das pessoas não gostaram nada disso. O Facebook, por exemplo, não aprova a ideia do usuário ter muita liberdade, pois quanto mais idiota e manipulável ele for, mais grana entra nos os cofres do tio Mark.

Muita empresa chiou e a Apple resolveu adiar a implementação deste recurso para 2021.

Esta semana, a empresa confirmou que esta funcionalidade finalmente será implementada no futuro iOS 14.5.

Em breve, com uma futura atualização, o recurso de Transparência de Rastreamento exigirá que os apps peçam a permissão do usuário antes de rastrear seus dados em outros apps e sites de terceiros. Os usuários poderão ver quais apps pediram permissão para rastreá-los nos Ajustes do iOS.

O Facebook, claro, não gostou nada disso e ameaça iniciar uma guerra nos tribunais tentando colocar a Apple de vilã da história.

Não há nenhuma previsão de quando a versão final do iOS 14.5 chegará às mãos dos usuários, mas em breve uma versão beta deve começar a ser testada pelos desenvolvedores.

Botão Voltar ao topo