Apple lança atualização 15.7.9 para iOS e iPadOS em resposta a vulnerabilidade zero day
Nesta segunda (11), a Apple liberou uma atualização crucial para seus sistemas operacionais iOS e iPadOS, na forma da versão 15.7.9, destinada aos dispositivos que ainda executam essa antiga versão do sistema.
É muito provável que, a partir do lançamento do iOS 17, não haja mais atualizações de segurança para o iOS 15 e estas passem para o iOS 16, que será descontinuado.
A empresa não forneceu detalhes específicos sobre as correções incluídas na atualização, mas há indícios de que ela aborda as mesmas vulnerabilidades de segurança que foram recentemente corrigidas na versão 16.6.1.
➽ Novo iOS 16.6.1 corrige vulnerabilidade crítica que permitia espionagem em dispositivos iOS
O destaque desta atualização é a resolução de uma vulnerabilidade zero day e zero click, que permite a exploração sem qualquer interação do usuário.
Essa vulnerabilidade tem suspeitas de ter sido explorada pela empresa NSO, famosa por seu spyware Pegasus, que foi usado para invadir iPhones de forma clandestina.
A vulnerabilidade zero day é uma ameaça crítica, pois é uma falha de segurança previamente desconhecida e, portanto, não há proteção contra ela até que uma correção seja aplicada.
O termo “zero click” indica que a exploração não requer qualquer ação do usuário, tornando-a ainda mais perigosa.
Sistemas de espionagem como o Pegasus são muito caros e usados geralmente por governos que querem descobrir segredos de pessoas específicas, como jornalistas dissidentes ou opositores políticos. Mas se você mesmo assim não quer que seu iPhone fique exposto a este risco, a sugestão é atualizar o mais rápido possível.