iOS

Apple libera iOS 13.7 com atualização do recurso de rastreamento da COVID-19

Uma semana depois de anunciar o primeiro beta do iOS 13.7, a versão final do sistema já chega às mãos dos usuários.

A grande novidade da atualização é a possibilidade dos órgãos governamentais de saúde ativarem o recurso de notificação de exposição à COVID-19 sem precisarem construir um aplicativo especialmente para isso.

A partir de agora, o recurso de rastreamento é integrado diretamente no sistema, permitindo que as autoridades de saúde pública evitem o trabalho de desenvolvimento de um aplicativo independente, simplesmente configurando a estrutura básica para as necessidades da sua região.

Os aplicativos existentes (como o do SUS ou de Portugal) não serão afetados pela nova estrutura e a adoção não impedirá os países de lançar mais aplicativos do gênero no futuro.

Apple e Google fizeram uma declaração conjunta, anunciando a novidade.

Com essa nova etapa em nosso trabalho com autoridades de saúde pública em notificações de exposição, estamos tornando mais fácil e rápido o uso do Sistema de Notificações de Exposição sem a necessidade de construir e manter um aplicativo.

Mas isso não significa que o recurso de rastreamento possa ser ativado em qualquer parte do mundo. Ainda é necessário um trabalho conjunto com as autoridades de saúde de cada região.

Sob o novo sistema, os órgãos de saúde participantes precisam montar um arquivo de configuração, permitindo-lhes definir suas pontuações de risco, redirecionar usuários para o site de seu departamento de saúde específico e modificar a recomendação para usuários que foram expostos.

Assim que a configuração estiver concluída, iOS e Android podem gerar automaticamente o software necessário, embora os dois sistemas operacionais lidem com a tarefa de forma diferente.

No Android, o arquivo de configuração irá gerar automaticamente um aplicativo personalizado, enquanto o iOS irá incorporar as configurações em seu sistema de contato diretamente no sistema.

O iOS 13.7 pode ser atualizado diretamente no iPhone, em Ajustes > Geral > Atualização de Software. Para quem está testando o beta do iOS 14, receberá a novidade em uma próxima atualização.

Botão Voltar ao topo