O mistério das fotos apagadas que voltaram no iOS 17.5
Na semana passada, diversos relatos apareceram nas redes sociais reclamando que o iOS 17.5 estaria fazendo reaparecer fotos na Fototeca do iPhone que teriam sido apagadas há tempos, mesmo anos.
A história beira tanto ao absurdo que cheguei a pensar que fossem casos isolados, principalmente porque não foi uma coisa que aconteceu com todos os usuários, apenas alguns poucos.
Porém, essa semana a Apple lançou às pressas uma atualização do sistema, praticamente admitindo que o bug era verdadeiro, porém sem dar maiores explicações.
Afinal, que bug é esse capaz de fazer reaparecer fotos que já estavam apagadas? Até que ponto temos que nos preocupar com nossas imagens pessoais não serem recuperadas por terceiros? Eis algo que a Apple precisa explicar.
O Bug Fênix
Nesta segunda, a Apple lançou uma correção no iOS e iPadOS 17.5.1 para resolver esse problema.
De acordo com as notas de atualização, essa versão “apresenta correções de erros importantes e aborda um problema incomum que fazia com que as fotos corrompidas no banco de dados pudessem reaparecer na fototeca do app Fotos, mesmo se apagadas.“
Embora a Apple tenha descrito o problema de forma sucinta, a explicação não foi suficiente para tranquilizar todos os usuários.
Preocupações com a Privacidade
Este incidente levanta preocupações válidas sobre como a Apple armazena os dados de fotos e se os donos de iPhone podem realmente confiar que seus dados deletados são de fato apagados.
Alguns sites americanos, como o The Verge, tentaram sem sucesso entrar em contato com a Apple várias vezes para obter um comentário público sobre o assunto. Para o 9to5mac, a Apple deu uma explicação que não explica muita coisa efetivamente.
A Apple explicou que o reaparecimento de fotos antigas em dispositivos com iOS 17.5 foi causado por uma entrada de banco de dados corrompida no sistema de arquivos do dispositivo (a mesma explicação que veio na descrição da atualização).
A empresa esclareceu que isso afetou apenas os arquivos nos próprios dispositivos, não aqueles sincronizados com o iCloud.
Esses arquivos antigos poderiam ter sido transferidos de dispositivos anteriores durante restaurações de backup ou transferências de dispositivo para dispositivo.
A Apple destacou que não tem acesso aos arquivos de fotos ou vídeos nos telefones dos usuários e que apenas um pequeno número de pessoas foi impactado pelo problema.
Além disso, a empresa refutou uma alegação de um usuário do Reddit de que o bug fez reaparecer fotos em um iPad vendido, afirmando que todos os arquivos são permanentemente apagados após a completa exclusão dos dados do dispositivo e que usuário provavelmente não seguiu o procedimento correto de reinicialização do dispositivo.
Ou seja, o clássico “é você que está segurando errado o iPhone“…
Uma possível explicação
Pesquisadores de segurança da Synactiv ofereceram uma explicação do que pode ser a causa do reaparecimento de fotos antigas em dispositivos com iOS 17.5.
Segundo eles, o problema decorre de uma rotina de migração introduzida nessa versão do sistema operacional, responsável por escanear e re-importar fotos do sistema de arquivos.
Essa rotina foi removida na atualização iOS 17.5.1, pois estava reindexando arquivos antigos no sistema de arquivos local e os reinserindo nas galerias de fotos.
A Synactiv sugeriu que essas fotos reapareceram porque ainda estavam no sistema de arquivos e foram encontradas pela rotina de migração adicionada no iOS 17.5.
Contudo, como essas fotos permaneceram no sistema de arquivos inicialmente ainda não está totalmente claro, mas pode envolver usuários que salvaram imagens tanto no aplicativo Arquivos quanto no aplicativo Fotos, deletando apenas o último.
Apagando o iPhone de forma segura
Todo esse problema levantou uma grande dúvida para os usuários de iPhone no mundo inteiro: será que nossos arquivos são realmente apagados do aparelho quando restauramos o celular?
A Apple garante que sim, mas este episódio das fotos que reapareceram colocam em dúvida essa afirmação.
Existem aplicativos profissionais cuja função é justamente limpar todo o disco interno reescrevendo dados e todos os blocos. Com isso, fica praticamente impossível recuperar velhos dados.
Temos que aguardar os próximos capítulos dessa novela e a Apple terá que melhorar sua comunicação a respeito disso, para que não fique nenhuma dúvida pairando na cabeça dos usuários.