iOS

iOS 16.3 agora deixa você editar uma tela bloqueada importada de sistemas anteriores

Quem nunca colocou como imagem de fundo uma foto presente na fototeca do aparelho, mas que depois foi apagada ou transferida para outro lugar? Ou então sempre usou um wallpaper nativo do iOS passado, que não existe mais no sistema atual?

Nesses casos, você pode manter a tela bloqueada no aparelho, mesmo que aquela imagem não esteja mais no iPhone. Porém, não pode fazer alterações no wallpaper, porque senão não terá como recuperar aquela imagem.

Isso agora mudou. Com o iOS 16.3, lançado na semana passada, a Apple passou a permitir a edição em uma tela que foi importada de sistemas anteriores, sem perder a imagem antiga.

O próprio iOS 16 desde setembro já tinha facilitado casos assim, possibilitando manter diversas telas de bloqueio diferentes no sistema, ao estilo Apple Watch.

Então, se você tinha uma imagem antiga configurada (importada de antes da atualização para o iOS 16), poderia preservá-la com a condição de não editá-la, criando outra tela diferente e guardando a antiga.

Mas uma das grandes novidades do novo sistema foi justamente as diversas configurações da tela bloqueada, e ficar sem isso é frustrante.

No iOS 16.3 este comportamento mudou, conforme notou o site 9to5mac.

Agora, mesmo quem tem telas importadas de versões anteriores pode aplicar as novidades na tela bloqueada sem perder a imagem que não possui mais.

Ao tentar modificar uma tela importada de outro sistema, aparece uma opção de “Personalizar imagem de fundo atual“. Assim, é possível incluir widgets e aplicar filtros de cor na imagem.

Nova opção de edição aparece no iOS 163

A condição é que você precisa ainda ter a tela bloqueada importada do sistema anterior. Se você já a apagou, essa novidade não ficará disponível para você.

É uma mudança pequena, voltada apenas para um pequeno número de pessoas. Mas para elas, com certeza é uma boa novidade.

Botão Voltar ao topo