Rumores

A Apple estaria pensando em um novo dispositivo de controle de automação doméstica

Um acessório com tela grande para controlar as automações de sua casa

Se considerarmos alguns rumores que estão circulando por aí, a Apple pode estar trabalhando em um novo dispositivo que vai funcionar como um hub central para gerenciar a sua casa inteligente.

Hoje a Apple TV e o HomePod já funcionam como hubs para a casa e basta um iPhone ou iPad para conseguir controlar uma configuração HomeKit.

Mas a empresa pode estar projetando um novo dispositivo para tornar o gerenciamento de acessórios inteligentes da casa ainda mais fácil.

Um iPad de parede

De acordo com o Mark Gurman, do Bloomberg, a Apple planeja lançar no futuro um “display inteligente”, que seria uma tela do tamanho de um iPad, capaz de controlar os acessórios da casa, como luz, interruptores e aparelhos conectados.

O dispositivo está sendo projetado para ser pendurado na parede, criando assim uma espécie de painel geral do apartamento/casa, através do qual você pode controlá-lo.

Presume-se que será possível usar dois ou mais desses displays inteligentes trabalhando juntos para uso em cômodos separados, assim como o HomePod e o Apple TV funcionam atualmente.

Hoje em dia dá para usar um iPad para isso? Dá, inclusive há acessórios para facilitar a fixação na parede.

Hoje já é possível fixar um iPad mais antigo na parede da sua casa

Mas como o tablet faz muito mais coisas, ele acaba ficando caro só para deixá-lo pendurado na parede.

Um aparelho bem mais limitado, com funções específicas, poderia ter um custo de produção bem menor.

Além de ser usado para controlar a casa inteligente, o display teria um alto-falante integrado para permitir assistir vídeos e realizar chamadas FaceTime.

Correndo atrás

Ainda segundo Gurman, o intuito desse novo acessório seria recuperar um pouco do terreno perdido para a Amazon e o Google.

Echo Show da Amazon

A Amazon já vende uma linha de produtos Echo Show com telas, inclusive em português no Brasil, coisa que a Apple ainda não disponibilizou com seu HomePod.

A própria ideia de um monitor fixado na parede para controlar a casa é exatamente o que o Echo Show 15 faz (veja o link).

Já o Google oferece o Nest Hub e está preparando um Pixel Tablet com um suporte. A Apple também está pensando em oferecer um suporte para casa para seus atuais iPads.


Matter

A pergunta que fica é: será que vale a pena a Apple investir nisso agora? Com o novo padrão Matter, que aos poucos será adotado por todas as grandes empresas tecnológicas, será muito fácil comprar os acessórios de uma marca e gerenciar com o de outra.

Então o que fará o consumidor optar por um monitor inteligente da maçã (provavelmente mais caro) no lugar de um similar da Amazon que faz a mesma função, com os mesmos acessórios inteligentes?

Esta é uma pergunta que estamos ansiosos para conhecer a resposta…

Fonte
Bloomberg
Botão Voltar ao topo