iOSNotícias

Chefe de software da Apple nega (por enquanto) a morte do 3D Touch

Na semana passada, apontamos aqui uma característica inóspita no 1º beta do futuro iOS 13: o fato do novo sistema não exigir mais o uso do 3D Touch para nada, nem mesmo nos aparelhos que suportam a função.

Mas o chefão do software na empresa da maçã, Craig Federighi, negou que isto signifique o fim do 3D Touch.





De fato, todas as funcionalidades ligadas ao 3D Touch foram habilitadas também em modelos e dispositivos que não apresentam suporte à função, como iPads. Segurando o ícone de um aplicativo por 1 segundo e soltando-o, aparecerá um menu contextual com algumas opções.

Sim, a função parece estar sendo implementada em dispositivos que não possuem o 3D Touch (isso apenas será definitivamente confirmado na versão final do iOS 13), porém em iPhones mais novos, a pressão na tela não estava resultando tão veloz e prática quanto o habitual. Mesmo com o 3D Touch, no primeiro beta se faz necessário segurar por 1 segundo e depois soltar o ícone para o menu contextual aparecer.

Isso, obviamente, causou protestos entre os usuários que adoram o 3D Touch, considerando um retrocesso da Apple.

Mas em um e-mail para um usuário, Craig Federighi negou que isso seja algo intencional. Segundo ele, o fato do 3D Touch não funcionar normalmente nos iPhones após o modelo 6s é apenas um bug do primeiro beta.

Portanto, provavelmente já no próximo beta (esperado para esta segunda, dia 17) deveremos ver a volta da normalidade na função nos dispositivos que a suportam.

Isso, claro, não anula a suspeita de que os próximos iPhones venham sem o 3D Touch, como foi o caso do modelo XR lançado no ano passado. Lembrando que isso é uma funcionalidade que depende do hardware: uma camada extra na tela, que identifica a pressão física do dedo, mas que em contrapartida impede a implementação de outras tecnologias, como um sensor de digitais sob a tela.

O 3D Touch é substituível?

Com a polêmica causada no outro artigo, fizemos alguns testes com o uso do iPhone sem utilizar a funcionalidade do hardware.

Para tal, desligamos nos Ajustes (Acessibilidade › Toque) a função de 3D Touch em um iPhone XS, e operamos o aparelho por uma semana.

Pelo menos no primeiro beta, a diferença foi notável. Foi muito menos prático e ágil ter que esperar por movimentos que, com o 3D Touch, são mais rápidos. A utilização da pressão física faz cada item se comportar como um real botão, que quando apertado, reage. Isso não acontece com a pressão longa, em que você precisa necessariamente esperar alguns microssegundos para obter o resultado.

Porém, vale ressaltar duas coisas:

  1. Com versões betas não se deve criar opiniões conclusivas; na fase de testes, bugs e funcionalidades ainda não finalizadas nos impedem de saber como será o resultado final.
  2. A experiência não foi exatamente a mesma que no iPhone XR, que parece simular com um pouco mais de precisão a pressão em um elemento do que um XS com o 3D Touch desligado.

O iOS 13 atualmente está em fase de testes e deverá ser liberado ao grande público apenas em setembro. Para saber mais sobre as novidades do novo sistema, acompanhe nossa cobertura neste link.

Botão Voltar ao topo