iOS

iOS 13 poderá abandonar de vez o 3D Touch

Quando a Apple anunciou que o iPhone XR não teria a tela capaz de captar a pressão mais forte do dedo (em uma função chamada de 3D Touch, introduzida no iPhone 6s), muitos começaram a dizer que esse poderia ser o início do fim desta funcionalidade.

A desconfiança aumenta ainda mais com o iOS 13, que está abandonando o 3D Touch em alguns lugares onde ele era decisivo. Por exemplo, o menu contextual dos ícones dos aplicativos.






O 3D Touch foi anunciado como um dos grandes diferenciais do iPhone 6s, principalmente em três pontos: Live Photos, animações Peek & Pop e o menu contextual nos ícones dos apps. Mas adivinha? No iOS 13 todas estas funções funcionarão sem precisar pressionar com força a tela.

No iOS 13, para visualizar o menu contextual em apps, movimentar Live Photos ou pré-visualizar um link, basta tocar levemente e segurar o dedo por mais de 1 segundo.

Os ajustes do 3D Touch agora ganham o nome de “3D Touch e Toque Tátil“, deixando claro que as duas funções passam a ser equivalentes.

Menu 3D Touch

No mesmo menu, nota-se que sumiu a referência à funcionalidade Peek e Pop, que mostrava a prévia de um link ou uma mensagem ao apertar a tela.

Menu 3D Touch


Diversos rumores estão sugerindo que os próximos iPhones não trarão mais a funcionalidade de 3D Touch, seguindo os passos do iPhone XR. A função que o substitui, o Toque Tátil (Haptic Touch), é uma solução feita por software, que mistura o toque longo com uma leve resposta mecânica ocasionando uma vibração do aparelho. Não há necessidade de uma tela especial que “traz uma engenharia avançada com sensores que medem alterações microscópicas na pressão do dedo“, como defendeu Jony Ive quando o iPhone 6s foi lançado.

Sem dúvida o 3D Touch foi uma bela obra de engenharia e resultado de muito estudo, porém não se transformou em um benefício prático para o usuário. E sempre dissemos aqui: inovação só pode ser chamada como tal quando traz um real diferencial no dia a dia do usuário. O que não foi o caso do 3D Touch.

A notícia “boa” é que agora iPads e o iPhone SE finalmente terão também acesso aos menus nos ícones dos aplicativos, sem precisar do 3D Touch.

Em dezembro passado, fizemos aqui um artigo contando um pouco a história do 3D Touch e a razão dele ter fracassado. Vale a pena a leitura. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Gustavo Duran

    Não diria que foi um fracasso, mas também não fora uma inovação real.
    O 3D touch se mostrou útil quando a única forma de acessar as funções que ele proporcionava. Porém agora, com o avanço tectonológico, não se faz mais necessário o hardware pra isso.

    • Fabio Santos

      Avanço tecnológico? Logo após sair a função já tinha Android como o S5 que adaptou a função pro Android 7 no estilo haptic touch, claro que não evoluiu mais no primórdio por pura preguiça de muitos desenvolvedores que no caso do Android são responsáveis pra adaptar ao sistema, mais inovação não é, ano passado mesmo questionei que também em 2016 quando a empresa deixou um J7 Metal ele já fazia isto em tudo quando é parte do Android.
      A Apple sim fez um bom serviço no 3D Touch mais no geral a maioria não usava eu mesmo tive todos modelos com 3D Touch raro usar a função, o que usava com frequência era o teclado virar mouse o que foi decisivo quando passei um Xs Max pra frente e peguei um XR

    • “Avanço Tecnologico”.. Jesus..

      • Gustavo Duran

        Onde está o erro, amigo?

  • kakashi hatake

    E como fica o botão home dos iphone 7 e 8, vão parar de funcionar ou continuar normalmente?

    • Não se preocupe, os botões do iPhone 7 e 8 não vão parar de funcionar, pode ficar tranquilo. 😉

      • kakashi hatake

        Ty 😉

      • Paulo Henrique

        iLex sabe dizer se dá pra continuar espiando os status do whatsapp utilizando esse haptic touch? Rs

  • André Pelegrini

    Para mim seria tudo OK se eles liberassem o toque longo em todo o sistema. Mas agora no XR por exemplo perdi a facilidade que era pressionar em cima dos lembretes e já ter as opções de lembrar em uma data ou lugar… e perdi também a funcionalidade de copiar imagens no Safari com o peek and pop

  • Então, Blog do iPhone, tudo que vocês descreveram aconteceu no beta do iOS 12. O 3D Touch ficou três meses de fora do beta do iOS 12. Aliás todos lugares em que ele era necessário bastava segurar o dedo por mais de 1 segundo nos betas do iOS 12. E na época também cogitaram que a Apple abandonaria o 3D Touch. Mas não aconteceu. Pelo contrário ela acabou lançando o iPhone XS com o 3D Touch. Se a Apple tinha intenção de matar o 3D Touch ela deixaria de fora do XS. O motivo do iPhone XR não ter o 3D Touch é o mesmo que o SE. São ambos aparelhos de baixo custo e com uma tela inadequado pra 3D Touch. É difícil a Apple deixar de dar suporte ao 3D Touch quando se têm 5 aparelhos com a tecnologia. Além disso, se o único motivo para matar é porquê não traz mais inovação então o iPod Touch já deveria ter parado de ser fabricado há anos.

    • Sonivaldo, em uma coisa você tem razão: beta é beta e pode ser que na versão final o 3D Touch volte nos dispositivos compatíveis. Por isso que foi tomado o cuidado de colocar no título “poderá abandonar”. Nada é certeza, apenas análise dos fatos atuais.

    • Eu usei o beta do iOS 12 e o único lugar que lembro de não tem o 3D Touch era para abrir a multi tarefa, de resto pra mim nunca deixou de funcionar.

      • Eu também só lembro disso no iOS 12.

      • Proper

        Diga-se, um dos melhores usos do 3D Touch, que felizmente ela manteve na versão final. Espero que não se altere no iOS 13.

  • Pedro Trevisan

    Matar o 3D Touch é uma das piores ações que poderiam acontecer em termos de diferencial da Apple. O 3D Touch é uma das razões que me prendem ao iOS, e tirá-lo dos aparelhos é uma restrição de função absurda, é como inventar um mouse com dois botões e uma rodinha, e anos depois lançar um mouse com um botão só e falar que todas as funções foram incorporadas a um clique longo – que é exatamente isso que esse “Haptic touch” é, um toque longo.

    Propagandear esse haptic touch (que, pra mim, é nada) como uma alternativa ao 3D touch é uma safadice sem tamanho.

    Não quero entrar no mérito do porquê o 3D Touch “não pegou” (porque pra mim pegou) e toda a questão de ser uma função escondida, etc, etc, etc, e a principal razão de ele ser possivelmente jogado pra escanteio, que é a redução de custos de produção da tela.

    • Pedro, eu gostaria de entender o seu ponto, pois talvez você esteja vendo algo que eu não vejo.
      Por isso, te pergunto: no final, o que vale não é o resultado final? Se um long press faz exatamente a mesma coisa que o 3D Touch, para o usuário não dá na mesma?

      Eu pergunto isso porque eu sou um dos que sempre questionou aqui de que muitas empresas inventam mirabolices chamando de inovação, mas que no fim não mudam em nada a vida prática do usuário. Pra você, por que o 3D Touch é assim tão diferente do que o long press, em termos de resultado final?

      • Pedro Trevisan

        Eu não tenho o beta do 13 pra poder dizer como ficam essas funções na nova versão, mas tenho um iPad 6 e algumas funções dá pra comparar: principalmente o peek and pop e o teclado. A agilidade do peek pra copiar links e imagens do Safari ou dentro de apps, abrir imagens sem necessariamente abrir, abrir notificações rapidamente sem que apareça como “Lido”, apertar com força na notificação pra um menu de contexto, etc.

        Eu entendo que todas essas funções podem ser atingidas com um long press, mas a agilidade vai embora, e uma outra possível função associada a um long press também vai embora. O organizar de ícones versus abrir menu de contexto versus deletar aplicativos no iPad que o diga.

        Ah, sobre o teclado e o long press na barra de espaço pra usar como cursor: eu vi na keynote as funções novas de seleção de palavras e linhas, e se não me engano até existe uma maneira atualmente de fazer isso no iPad, mas é de um jeito bem maluco, e muito menos intuito do que o escondido 3D Touch.

        Se precisasse resumir a resposta, seria “praticidade”. Ambos fazem a mesma coisa? Até podem fazer, mas a praticidade e agilidade do 3D touch ficam bem à frente do long press.

        • Lucas G

          Concordo plenamente! Apesar de não ter testado o Haptic Touch ainda, o 3D Touch me parece muito mais prático e rápido, afinal não é preciso esperar o long press, basta apertar um pouco mais forte. Além do mais, a sensação de pressionar a tela e a animação ocorrer conforme você coloca mais pressão é muito satisfatória. Algo que sempre adimirei na Apple e no iOS são esses pequenos detalhes que deixam o sistema mais fluido e me dão prazer de usar. Seria uma pena ver essa função ir embora…

      • Gustavo

        Não dá na mesma . O 3D Touch é maravilhoso . Nem comparar .

      • Phylipe Ferreira

        Pra mim faz toda diferença, principalmente em termos de agilidade como disse o colega abaixo. Se ela “matar” essa função será uma pu** contradição, pois na época em que foi lançada, vários aparelhos de geração anterior ficaram sem o recurso, algo que se mostra hoje totalmente possível e que na época era possível com jailbreak, eu mesmo usei no meu iphone 6 plus. Ou seja, por que não implementaram na época nas gerações anteriores ? Pra vender a geração nova, óbvio. Será que é mais fácil evoluir hardwares que softwares?

      • Drako

        Rapidez. Pra mim.

      • No meu ponto de vista é a velocidade.. depois que você ganha uma habilidade no 3D touch, você faz tudo rápido em menos de 1s ao invés de tocar e esperar 2 segundos…
        É claramente um redução de custos e não será passada pelos compradores finais obviamente. É uma pena, teremos que nos acostumar com isso nos próximos iPhones.

    • Marccus Phillipe

      Entendo seu lado, mas…não tem nada de mercadológico ae. Vc só está chateado pq gosta da função.
      A Apple até olha muito pros clientes, mas pra ela não tirar o 3D Touch por uma questão de cliente, muitos clientes deveriam reclamar pra ela ouvir.

    • Gustavo

      Concordo plenamente com você amigo . Esse haptic Touch, para mim , é um retrocesso .

    • Drako

      Fazer a comparação de force touch com long press é tipo fazer a comparação de ir a pé e ir de carro. Ambos chegam no destino, mas obviamente não do mesmo jeito.
      Concordo com você. O grande diferencial era o 3D touch.
      O trackpad usando a barra de espaço não é tão eficiente. Com o 3d touch a gente consegue ativar o cursor, selecionar e desselecionar palavras facilmente.

    • Proper

      Eu devo admitir que seu texto foi preciso, “Haptic Touch” é apenas uma maneira simplória e oportunista de um mero truque de software que não tem como se comparar a precisão e agilidade do 3D Touch.

  • Que legal!
    Esperando pra instalar o iOS 13 no meu iPad 2!

    😛

  • Christian Tavares

    Sempre achei esse recurso superestimado.

  • Fabrício

    Questão de hábito. Pra mim não faz falta.
    Queria mesmo é o Touch ID em qualquer canto da tela. Isso sim seria revolucionário!!

  • Marccus Phillipe

    Eu tmb acho que o 3D Touch deve morrer, mas só se a Apple for colocar uma novidade no próximo aparelho. Pq essa tecnologia é cara, e tirar ela irá diminuir o custo, mas a Apple não lançará um novo aparelho mais barato que o XS (por exemplo), e pra “empatar” esse custo, ela tiraria o 3D touch que é caro, e colocaria outra coisa bacana que tem um custo elevado ou um pouco menos elevado (coisas na câmera, etc).

    • Phylipe Ferreira

      Bela ilusão, no máximo vai aumentar o lucro da maçã.

  • LAERTE

    Nao sei como, uso muito o 3d touch. Nao quis comprar o xr pela falta dele.

    • Rui Neto

      Também não comprei o XR pela falta do recur$o. 😜

      • 🤦‍♂️🤣

    • Drako

      Preferi comprar o modelo de 2018 ao invés de esperar o de 2019 justamente pelos rumores de que os novos aparelhos viriam sem o force touch. Se matarem no próprio ios aí fudeu hahaha

  • Rui Neto

    E como fica a exclusão rápida de um app, por exemplo? Não será mais possível só segurar o ícone por mais de 1 segundo e será possível excluir um app somente através do storage nas configurações? Ainda estou no 3D do iPhone 6S, por isso não sei bem como funciona o Haptic Touch.

    • Victor Caricchio

      o app não é excluído através do 3d touch e sim pelo long press.. o 3d touch nos apps abre o menu rápido deles.

      • Rui Neto

        Sim, quanto ao 3D eu sei, porque tem no meu. Mas o que eu gostaria de saber é como vai funcionar com haptic touch substituindo o long press, já que atualmente nos aparelhos que tem 3D touch, o long press serve para excluir ou mover os apps.

        • Será com um toque longo “mais longo” que o toque longo. Tem que deixar o dedo mais tempo no ícone até começar a tremer.

          • Rui Neto

            Ui! Quanta ‘longuidão’. 💩 Bem melhor manter o 3D e usar o haptic touch nos aparelhos novos para responder com vibração quando a pessoa aperta mais firme como 3D touch. Assim, mantém o toque longo para desinstalar/mover os ícones. Parece bobagem a questão de levar mais tempo, mas penso que vais concordar comigo que, na usabilidade do dia a dia, os pequenos detalhes fazem bastante diferença.

            • Eu concordo, mas acho que a maioria não se importa muito com isso.
              Devemos levar em conta também os boatos que dizem que, se um dia a Apple quiser implementar o Touch ID sob a tela, a camada extra para o 3D Touch é uma das coisas que atrapalha. Talvez este seja um dos motivos para isso estar começando a ser retirado agora. Seria uma troca de tecnologias, sendo que muito mais gente usaria um novo touch ID na tela.

            • Rui Neto

              Gosto do jeito que você pensa. 🤔🙌🏻

          • Vítor

            Mas p abrir o menu tem que soltar o dedo? Ou vai abrir o menu e se vc continua segurando ele fecha e treme o ícone? Mds era uma coisa tão simples e prática, p que trocar!? A praticidade do 3d Touch vai toda por água abaixo.

            • É complicado mesmo.
              Se você apertar o ícone por 1 segundo e soltar, sentirá a vibração do haptic e o menu aparece. Se ficar apertando continuamente, depois de uns 2 ou 3 segundos tudo começa a tremer.

        • Victor Caricchio

          a tá.. ele no início abre como o 3d touch, dai se ficar segurando ele entra na tela de mover

  • Gustavo

    Eu adoro o 3D Touch e se for tirado vai ser um belo retrocesso . Achei o texto sem fundamento, dizendo que o 3D Touch não é pratico .

    • Acho que houve um pequeno problema de interpretação de texto na sua leitura, Gustavo.
      O texto não diz em nenhum momento que o 3D Touch não é prático.

      A frase “não se transformou em um benefício prático para o usuário” poderia ser escrita de outra forma, mantendo exatamente o mesmo significado: “na prática, o 3D Touch acabou não se tornando um benefício para muitos usuários”. Esta frase é escrita dentro de um contexto que muitos usuários sequer lembram que o 3D Touch existe, o que é um fato.

      • Gustavo

        Agora sim 👍🏻😃

  • RWindows

    desenvolvedores “ajudaram” muito a implementar e popularizar o recurso né, inclusive a criadora.
    tiveram do 7 ao XS, isso lembra a demasiada touch bar do macbook

  • Marcelo Ferraz

    Uma pena, utilizava bastante o recurso, minha dúvida fica apenas nos ícones dos Apps, manter pressionado não ativaria o comando para desinstalar/deslocar os ícones?!

  • Luiz

    Me parece um retrocesso. Entendo que não houve uma necessária (ou extremamente útil) utilização da função, mas ela é extremamente interessante e desejável.
    Anos depois do 3d touch o Android proporcionou o acesso aos atalhos apenas segurando o dedo sobre os ícones. E agora a Apple retrocede ao avanço que ela mesmo proporcionou. Claro que deve ser devido à economia financeira que a sua retirada irá gerar, sem grandes reclamações do usuário. Mas por mim deixava… Acho útil. 😉

  • Lucas

    E o WhatsApp? KKKKKKKK eu sempre pergunto isso, mas queria realmente saber. Agora que mais funcionalidades do 3D Touch estão adaptadas pro Haptic Touch, no iPhone XR por exemplo, consigo o pré visualizar (peek) uma conversa dentro do app? Sabe me responder iLex?

    • Filipe Ferreira

      Ainda não velhão, e essa é a merda.

      O como funciona pra mim (se é apertando forte ou demorado) não importa. O foda é que pouquíssimos recursos já estão habilitados pra ele, e esse do WhatsApp é um que não está. Espero que chegue logo.

  • Leandro Understood

    O Android ou Motorola não sei.. copiou o 3D touch e fizeram dessa forma, só segurar um tempo a mais que expande, tipo no Instagram pra iPhone 5s e 6.
    Acho que é um bom caminho a ser seguido:
    Usar mais software do que hardware.

  • Filipe Rios

    3D Touch serve muito bem pra jogar PUBG!!
    Kkkkkkkkk
    Sem ele, terei que comprar aqueles gatilhos.

  • Eu to bem chateado com a falta do force touch. Não sei, acho que é um hábito de anos que é tão funcional e instantâneo… to usando o beta 1 do iOS 13 e ter que deixar o dedo na tela por um segundo, nesse primeiro momento me dá uma brochada boa. Pressionar o dedo na tela e ter a resposta automática me dá um prazer absurdo, it just works… não vai ser uma adaptação fácil.

  • Filipe Ferreira

    Passei quase 3 anos com o 6s e, lógico, ele tinha o 3D Touch. Hj estou com o XR e ele não tem. Faço parte da galera que gosta do 3D, mas não é nada fora do comum a mudança para o haptic touch e nem é uma grande perda de praticidade assim, é mais costume. Acredito que boa parte tenha ouvido falar, mas não testou. Testem, é de boa.

    Se tem algo que eu reclamo é o fato de POUQUÍSSIMAS funcionalidades já estarem habilitadas pra ele, aí sim mora meu descontentamento.

  • André

    Eu, que pulei do iPhone 6 para o XR, sou uma das pessoas que não irão se importar. É claro que se o recurso existisse eu adoraria usar, mas vejo só como um detalhe. A única coisa que engoli seco foi essa tela HD.

  • Proper

    Será realmente lamentável se vier a concretizar, o 3D Touch é muito útil no dia-a-dia e por mais que eu aceite que a Apple não é exatamente culpada pela não popularização do recurso, acho que o mínimo que ela deveria fazer era manter o suporte no sistema e em seus aplicativos nativos.

    Eu uso bastante sobretudo no seletor de aplicativos (multitarefa?), ajuda e muito a não desgastar o botão Home do 6s, que ainda é mecânico.

  • Proper

    O 3D Touch continua funcionando no iOS 13 para a função do seletor de aplicativos (multitarefa)?

  • André

    Aparentemente tudo não passa de um bug. Esperar o beta 2 pra conferir. https://uploads.disquscdn.com/images/e42f7b49cd1ae34c75d615ebd29e45b6f8bf27f0973e9338cd3cb7a09cf3aea8.jpg

Back to top button