iOS

iOS 13 poderá abandonar de vez o 3D Touch

Quando a Apple anunciou que o iPhone XR não teria a tela capaz de captar a pressão mais forte do dedo (em uma função chamada de 3D Touch, introduzida no iPhone 6s), muitos começaram a dizer que esse poderia ser o início do fim desta funcionalidade.

A desconfiança aumenta ainda mais com o iOS 13, que está abandonando o 3D Touch em alguns lugares onde ele era decisivo. Por exemplo, o menu contextual dos ícones dos aplicativos.

O 3D Touch foi anunciado como um dos grandes diferenciais do iPhone 6s, principalmente em três pontos: Live Photos, animações Peek & Pop e o menu contextual nos ícones dos apps.

Mas a partir do iOS 13, todas estas funções funcionarão sem precisar pressionar com força a tela.

O fim do 3D touch

Agora no sistema, para visualizar o menu contextual em apps, movimentar Live Photos ou pré-visualizar um link, basta tocar levemente e segurar o dedo por mais de 1 segundo.

Os ajustes do 3D Touch agora ganham o nome de “3D Touch e Toque Tátil“, deixando claro que as duas funções passam a ser equivalentes.

Menu 3D Touch

No mesmo menu, nota-se que sumiu a referência à funcionalidade Peek e Pop, que mostrava a prévia de um link ou uma mensagem ao apertar a tela.

Menu 3D Touch


Diversos rumores estão sugerindo que os próximos iPhones não trarão mais a funcionalidade de 3D Touch, seguindo os passos do iPhone XR. A função que o substitui, o Toque Tátil (Haptic Touch), é uma solução feita por software, que mistura o toque longo com uma leve resposta mecânica ocasionando uma vibração do aparelho. Não há necessidade de uma tela especial que “traz uma engenharia avançada com sensores que medem alterações microscópicas na pressão do dedo“, como defendeu Jony Ive quando o iPhone 6s foi lançado.

Sem dúvida o 3D Touch foi uma bela obra de engenharia e resultado de muito estudo, porém não se transformou em um benefício prático para o usuário. E sempre dissemos aqui: inovação só pode ser chamada como tal quando traz um real diferencial no dia a dia do usuário. O que não foi o caso do 3D Touch.

A notícia “boa” é que agora iPads e o iPhone SE finalmente terão também acesso aos menus nos ícones dos aplicativos, sem precisar do 3D Touch.

Em dezembro passado, fizemos aqui um artigo mostrando um pouco do 3D Touch e a razão dele ter fracassado. Vale a pena a leitura. ;)

Botão Voltar ao topo