
Clube da Luta
Dividiram a equipe em design, engenharia e software, que trabalhavam de forma completamente independente sem saber o que a outra estava fazendo. O pessoal do sistema operacional não conhecia o design do aparelho, e vice versa.
Scott Forstall pediu um andar inteiro na sede da Apple para os laboratórios de software, com portas que só podiam ser acessadas com crachás magnéticos. Eles chamavam o lugar de “Dormitório Púrpura“, pois noite e dia sempre tinha alguém lá.
Na porta de entrada, um cartaz com os dizeres Clube da Luta, uma clara referência ao filme homônimo, pois uma das regras do projeto Púrpura era nunca comentar sobre o projeto Púrpura. Com ninguém, nem mesmo com colegas ou familiares.
Quase não deu certo
Em setembro de 2006, Jobs reuniu os executivos para uma reunião importante. Ainda não tinham um produto, pois os protótipos apresentavam várias falhas.
O jornalista Fred Vogelstein, da revista Wired, descreveu a cena assim:
Estava claro que o protótipo ainda era um desastre. Não é que fosse defeituoso: ele simplesmente não funcionava. As ligações caíam o tempo todo, a bateria parava de carregar antes de estar cheia, dados e aplicativos rotineiramente ficavam corrompidos ou inutilizáveis. A lista de problemas parecia não ter fim. Ao final da demonstração, Jobs fitou as pessoas que estavam na sala, mais ou menos uma dúzia, e disse: “Ainda não temos um produto”.
Jony Ive pensou em desistir, mas não havia mais tempo para isso. Em três meses aconteceria a Macworld, cuja apresentação principal seria o iPhone.
Qualquer adiamento seria catastrófico e por isso a equipe resolveu dar tudo de si. Aqueles três meses foram os mais estressantes das carreiras daqueles profissionais.
Quando janeiro chegou, eles tinham um protótipo que funcionava razoavelmente bem e foi o que Jobs usou na apresentação.
Tanto que algumas coisas do software não estavam finalizadas e não foram para a versão final (veja quais são neste outro artigo). A apresentação foi um sucesso e deixou o mundo inteiro de queixo caído.
Na última parte desse artigo, você relembra como foi a apresentação mais famosa de Steve Jobs, que mudou todo o destino da Apple.