Finanças

Qual carteira digital é a melhor e mais segura para usar no celular?

Conheça aquelas que são consideradas as melhores carteiras digitais para saber em qual delas você pode confiar.

Quando se fala em “carteira digital”, há uma certa confusão sobre o que exatamente isso significa. Seria a integração do cartão de crédito com o smartphone, como o Apple Pay, ou o termo se refere aos aplicativos de pagamento, como o PicPay?

Neste artigo, vamos analisar qual a diferença entre esses dois tipos de “carteira” digital e quais são as melhores a se usar no celular.


A praticidade de usar o celular para pagamentos

Sem dúvida chegamos em um momento que sonhamos há tanto tempo: poder sair de casa sem carteira ou documentos perdidos na bolsa, usando o celular para tudo.

É muito prático poder usar o iPhone, o relógio ou qualquer outro smartphone para pagar uma compra em uma maquininha de cartão, sem efetivamente tirar o cartão físico da carteira.

E a tendência é essa mesmo: a tecnologia ir cada vez mais substituindo o que é material. Isso nos deixa mais livres e independentes enquanto usuários.

Mas aí vem a pergunta: qual método de pagamento usar? Todos são confiáveis? Qual é a melhor carteira digital no momento?

Bem, há dois tipos de “carteiras digitais”, os quais detalharemos a seguir.


Sistemas de pagamentos integrados com o celular

Os sistemas iOS e Android incorporaram cada um o app Carteira (Wallet), que serve, como o nome diz, para guardar coisas que iriam na carteira física, como cartões de crédito/débito, cartões de embarque, vale-refeição, bilhete de transporte, entre outras coisas.

A Samsung resolveu trabalhar de forma paralela ao Google e também apresentou sua carteira própria, que faz a mesma coisa que as outras duas.

Com isso, temos à disposição um serviço de pagamento, em que o usuário paga aproximando o celular da máquina, como se tivesse nas mãos um cartão físico.

Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay fazem exatamente isso.

Se formos considerar essas soluções como “carteiras digitais”, então dá para se dizer que elas são as melhores que temos, pois contam com um grande diferencial: as informações do cartão ficam armazenadas somente no celular do usuário.

Diferente dos aplicativos de pagamento, em que as informações financeiras do usuário ficam guardadas nos servidores da empresa intermediária. No pior dos cenários, se esses servidores forem invadidos, podem deixar vazar as informações de seus clientes.

Então, é fácil concluir que usar as soluções já integradas no sistema é muito mais seguro. Podemos listar todos os benefícios de se usar o Apple Pay ou as soluções similares do Android:

  • Maior segurança: os dados do cartão ficam registrados somente no aparelho, de forma criptografada
  • Cada transação gera um token de segurança diferente. Então não tem como “copiar” eletronicamente os dados para serem usados depois
  • Basta aproximar o celular da maquininha, sem a burocracia de precisar logar em nenhum serviço externo
  • Autenticação por biometria
  • Funciona até mesmo sem uma conexão internet

Este artigo poderia terminar aqui, pois as melhores carteiras digitais que temos são o Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay.

Porém, há quem queira saber também sobre aplicativos que podem ser usados para pagamentos tanto na internet como em lojas físicas. E são eles que listaremos a seguir.


Aplicativos de Pagamento

A outra categoria de “carteira digital” é formada por apps que permitem realizar pagamentos em estabelecimentos comerciais ou sites online.

Geralmente é preciso usar um QR code para confirmar a transação, ou então realizar a transferência entre contas do mesmo serviço.

Pagamento QR code

É tênue a linha que divide as contas de pagamento das contas bancárias digitais.

Qual a diferença de um app do Banco Inter para um do Mercado Pago? Ambos permitem pagamento por QR code, e com o advento do Pix, toda conta corrente pode agora realizar pagamentos instantâneos.

Mesmo assim, esses aplicativos de pagamentos sobrevivem.

Os mais conhecidos e usados são os seguintes:

O PayPal é provavelmente o percursor do conceito de carteira digital. Até hoje ele é usado em compras online, para que o usuário não precise correr o risco de informar os dados do seu cartão de crédito para os sites.

Outros nasceram com o mesmo propósito, o de ser um intermediário em pagamentos, protegendo os dados do cliente.


Mas afinal, quais são as melhores carteiras digitais?

Como dito no texto, as melhores são as que integram o cartão diretamente no sistema do celular, como Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay.

São muito mais práticas e seguras, de longe.

Mas, para quem não tem um cartão de crédito compatível com essas carteiras digitais integradas, precisa apelar para um aplicativo independente e aí a lista acima aponta os mais conhecidos e confiáveis.

Teste todos e escolha o que melhor se adaptar às suas necessidades.

Botão Voltar ao topo