iPhoneTutoriais

iPhone lento? Como deixar mais rápido um iPhone antigo

O iPhone é um dos smartphones mais otimizados e performáticos do mundo, justamente porque o hardware e o software são desenvolvidos pela mesma empresa, em harmonia entre eles.

Mesmo assim, com o passar do tempo você pode se deparar com um iPhone lento e, em casos mais graves, até dar algumas travadinhas de leve, o que irrita qualquer um.

As causas para isso podem ser diversas e por isso listamos neste artigo alguns motivos que fazem isso acontecer com o seu iPhone. E claro, algumas dicas de como melhorar isso.

Veja a seguir como tornar seu aparelho mais rápido sem precisar trocar por um novo.


Descubra a causa do iPhone lento

Antes de tudo, você precisa tentar entender qual é a causa da lentidão.

É normal modelos mais antigos ficarem lentos com o tempo de uso, mas até eles podem receber uma nova vida seguindo algumas dicas. Já em modelos novos, não é nada normal apresentarem travadas.

Siga as dicas a seguir para tentar avaliar qual é o seu caso.


  1   Confira a Saúde da Bateria

Antes de tentar qualquer outra coisa, é importante você avaliar se não é a bateria física do aparelho que está causando lentidão nele.

Como se sabe (e a própria Apple confirmou isso), um desgaste físico na bateria do iPhone pode ativar uma limitação de performance no sistema, para evitar que o aparelho desligue sozinho antes do tempo.

Ou seja, o fato da bateria estar desgastada pelo tempo é um fator que reduz pela metade a performance de todo o sistema. Então, em casos assim, a simples troca da bateria física já é capaz de dar uma vida nova ao aparelho.

Mandar trocar em uma assistência técnica oficial da Apple é bem mais caro, mas pelo menos você tem certeza que é a bateria original, e não uma cópia chinesa de origem duvidosa.

O próprio sistema pode lhe mostrar o estado da sua bateria. Vá em Ajustes › Bateria › Saúde da Bateria e veja a porcentagem da Capacidade Máxima dela. Se estiver menos de 80%, então o sistema irá reduzir a performance geral e deixar tudo mais lento. É realmente hora de trocar.


 2  Esvazie seu iPhone

Muitas vezes um iPhone lento pode ser culpa da capacidade interna lotada. Neste caso, você terá que fazer um esforço para eliminar o peso morto que possa existir nele. Principalmente se seu modelo é dos antigos com 16 ou 32GB de capacidade.

Para isso, seja forte e ataque as causas principais:

  • Apague aplicativos que você não usa há mais de 2 meses. Inclusive o iOS 11 trouxe a possibilidade de desinstalar automaticamente aplicativos que você não usa, liberando assim espaço. Leia mais sobre isso neste outro artigo.
  • Elimine mensagens antigas, tanto no iMessage quanto em outros apps, como o WhatsApp. Neste link ensinamos como você pode fazer uma limpa completa no zap e liberar bastante espaço no aparelho.
  • Limpe os cookies e dados do Safari que geralmente ficam escondidos ocupando lugar. Vá em Ajustes › Safari › Limpar Histórico e Dados dos Sites, e limpe tudo.
  • Copie suas fotos para um lugar mais seguro, como um HD externo, algum serviço de nuvem ou até mesmo seu computador e depois apague-as do iPhone. Deixar todas as fotos apenas no celular não é seguro, pois se roubarem o aparelho ou ele estragar, você perderá tudo. Sem falar que geralmente são o principal motivo de falta de espaço no aparelho.

  Encerre processos automáticos em background

O sistema possui alguns processos que ficam rodando em segundo plano que podem deixar o iPhone lento. Eles geralmente são importantes, mas pode acontecer de você não precisar de alguns deles. Então o melhor é fechá-los, para não atrapalhar a performance.

Primeiro vá em Ajustes › Geral › Atualização em 2º Plano e desmarque todos os apps que você não precisa que sejam atualizados sem você precisar abri-los.

Tela Ajustes iOS

Continue nos Ajustes e acesse o menu iTunes Store e App Store e desligue todos os downloads automático das lojas.

Tela Ajustes iOS

  Diminua as animações e os efeitos visuais

O iOS possui belas animações e efeitos visuais que dão um toque especial na usabilidade. Mas se seu aparelho for mais antigo, talvez ajude a performance geral se você desligar estes efeitos.

Para isso, vá em Ajustes › Acessibilidade › Movimento e ative a opção Reduzir Movimento.


 5  Faça uma restauração limpa

Por vezes, quando ficamos muito tempo apenas atualizando o iOS, versão em cima de versão, pode acontecer de resquícios de códigos antigos ficarem perdidos no interior do sistema, muitas vezes ocupando um espaço desnecessário e até ocasionando certos bugs no aparelho.

Por este motivo, é sempre aconselhável de vez em quando fazer uma restauração completa do sistema, instalando tudo do zero e não aproveitando o backup. Com isso, temos a certeza que apenas o sistema novo estará presente no aparelho.

Esta é uma solução radical e deve ser aplicada apenas se as outras dicas não deram resultado. É preciso ter consciência que a restauração limpa pode apagar dados caso eles não estejam guardados em alguma nuvem.

Se você acha radical demais uma instalação limpa, tente restaurar então usando o backup. Isso já ajuda a melhorar a performance e eliminar muito lixo acumulado.


Com estas 5 dicas, é bem possível que você consiga melhorar um pouco (ou muito!) a performance do seu iPhone lento.

A Apple faz questão de manter o suporte por diversos anos, oferecendo atualizações até 4, 5 anos do lançamento original.

Por isso, se você é um dos que possui um iPhone guerreiro velho de guerra, faça de tudo para mantê-lo em forma, para lhe servir ainda por mais tempo. ;)

Botão Voltar ao topo