AplicativosDicasTutoriais

Como limpar o WhatsApp e liberar espaço no iPhone

Esvazie suas conversas e libere mais espaço de armazenamento em seu iPhone

O WhatsApp não é o melhor aplicativo de mensagens que existe, mas sem dúvida é o mais amplamente usado no Brasil, em todas as plataformas. Por usarmos muito, é normal que com o tempo o aplicativo fique cheio de imagens, vídeos, áudio e arquivos guardados, que muitas vezes recebemos e deixamos ali, sem apagá-los ou guardá-los em outro lugar, quando é o caso. Resultado: com o tempo o aplicativo vai “inflando” e ocupando um espaço desnecessário no iPhone.

Felizmente há uma maneira de apagar todos estes arquivos internos, sem necessariamente eliminar as conversas existentes. A seguir, explicamos como.


Há muitos tutoriais pela internet ensinando que, para “limpar” os arquivos internos do WhatsApp, basta apagar todas as conversas e pronto. Isso funciona, mas é um tiro de canhão para matar uma mosca.

Muitas vezes você quer manter o histórico de conversas, apenas desejando eliminar os arquivos que não precisa mais e que estão ocupando espaço. Então, o procedimento é outro. Siga os passos:


Passo 1: Abra o aplicativo do WhatsApp e toque no botão Ajustes na barra inferior da tela.


Passo 2: No menu que aparecer, toque em Uso de Dados e Armazenamento.


Passo 3: Toque novamente na opção Uso de Armazenamento.


Passo 4: Você verá então uma lista com todas as suas conversas e a quantidades de bytes que cada uma ocupa no iPhone. É neste momento que você identifica quais são os grupos que mais consomem espaço interno e pode assim decidir onde começar a limpeza.


Passo 5: Abrindo o grupo você verá detalhadamente o que cada coisa está ocupando espaço. Textos, fotos, vídeos, GIFs… Assim fica fácil saber quais são os vilões. Toque no botão Gerenciar.


Passo 6: Agora você só irá selecionar o que quer apagar. De início todos aparecerão selecionados, mas você pode desmarcar o que quer manter, como por exemplo, as conversas de texto. Selecione o que quer apagar no grupo e toque em Limpar.

Isso irá eliminar de uma vez os arquivos somente daquele grupo. Você terá que repetir o processo para cada grupo ativo que você tiver, lembrando que se você quiser manter alguma imagem ou áudio, terá que primeiro abrir normalmente a conversa e salvar a mídia desejada.

Caso você não queira apagar tudo, apenas algumas fotos ou alguns vídeos, aí você terá que fazer isso na própria conversa, uma a uma. O processo exposto aqui é apenas caso você deseje apagar de uma vez todos os tipos de mídia de uma determinada conversa.


Leia também:

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • João Victor

    O meu mostrar 1,6gb uso do armazenamento, mas de conversa só tem 800mb. Não sei de onde vem o resto.

    • Fábio

      Cache

  • Eu ri demais da foto da matéria kkkkkkkk

    • Estan Duarte

      Muito bom 🤣

    • KB

      Rssss… Achei que fui só eu… acho que consumi mais tempo me divertindo com a foto do que lendo o texto… rsss

  • Estan Duarte

    O maior armazenamento do whatsapp, quando voce ja apagou todas as convesas, vem do CACHE e da pasta de LOG do app, esses dados consomem em media ~500MB a 2GB.
    O CACHE é responsavel por armazenae as fotos de perfis, tanto as fotos de de contatos pessoais como tambem de grupos.
    Voce pode limpar a midia como mostra o tutorial, e fazer backup no iCloud Drive das conversas, esse ajuste fica no whatsapp.
    Apos o backup, voce pode apagar o app, instalar e restaurar o backup.
    Assim sera renovado sem os LOGs e CACHE.
    E suas conversar estarao salvas sem midias.

    • Adriano Di Santo

      Sim resolve, mas pergunto toda vez temos que desinstalar e instalar o aplicativo, acredito que o sistema IOS ou do aplicativo deve resolver isso o mais rápido possível quem tem só 8 ou 16 no Iphone sofre!!!

  • Daniel De Paula

    Bem interessante esta possibilidade… guardo conversas desde 2012, e com o recurso de buscar acaba sendo útil localizar informações importantes.

    Algo que sempre tive curiosidade de saber é se quando encaminhamos um arquivo de mídia para outra pessoa ou grupo, ele é duplicado na memória do celular. Acredito que sim, mas os desenvolvedores poderiam otimizar isso para que houvesse apenas a referência para um arquivo na memória. Apagando a última referência, apagaria o arquivo.

    A maioria das pessoas prefere apenas limpar a conversa e resolve-se o problema na marra.

    • Moimás

      Fica sim, tudo que você manda, recebe fica uma cópia. Quando eu usava Android tinha fácil acesso a esses arquivos, a diferença é que no iOS não da pra ver os mesmos tão facilmente.

      • Daniel De Paula

        No iOS também era possível, mas com a versão 8 a Apple proibiu o acesso. Eu fazia backup de todas as imagens periodicamente e depois passava o rodo, mantendo apenas os textos

  • Adriano Di Santo

    vdd mas toda vez temos que fiar desinstalando e instalando o app para liberar espaço quando irão resolver isso !?

  • Rogerio Sai

    Simples, façam como eu, desinstalem o Whatsapp e vivam melhor ! rsrsrs Vocês não imaginam como é bom a vida pós Whatsapp.

  • Moimás

    O meu ultimamente vem dando umas engasgadas… e é só no WhatsApp.
    Movimentos que era pra ser rápidos, estão tendo um delay bem chatinho, como voltar pras conversar, as clicar no botão de enviar a msg e demorar alguns segundos. Quando limpo ele isso melhora um pouco, ou seja, é o app que está meio “zoadinho”.
    Uso um iPhone 7, 32 gb.

  • Geórgia Santos

    muito bom, vou testar.

  • Ricardo Augusto

    Excelente dica! Pelo menos há como identificarmos os grupos/contatos com maior uso de espaço! 👍🏻

  • PAULO

    EXCELENTE ARTIGO, PARABÉNS !

    • Mario Sergio

      Artigo muito bom, realmente, mas resolver o problema que é bom nada… essa parada de ficar restaurando, apagando o app, não é o correto, se a gente lima as conversas e os grupos teria que liberar o espaço imediatamente do telefone… O meu tem 128, e 100 só de arquivo temporário…!!!
      Ou seja, mesmo q tivesse um de 256gb uma hora eu teria q restaurar…!