O carregamento por indução (geralmente chamado de “carregamento sem fio“) é a forma mais prática de você alimentar a bateria do seu aparelho, pois basta apoiá-lo sobre a superfície para que a carga comece a funcionar, sem precisar conectar nenhum fio no dispositivo.
A partir de 2017, a Apple começou a incorporar esta tecnologia nos novos iPhones, fazendo-a ficar mais popular e conhecida no mercado.
Mas como ela funciona? Quais os dispositivos compatíveis? Qual a diferença dela para o método tradicional de carregamento?
Neste artigo, pretendemos responder estas e outras perguntas.
Padrão Qi
A Apple felizmente adotou o padrão Qi (lê-se tchi), o mesmo usado por grande parte da indústria. Isto significa que é possível usar bases de outras marcas ou aproveitar o carregamento wireless disponível em restaurantes, aeroportos, etc.
Depois que o iPhone adotou este padrão, passamos a ver mais opções disponíveis por aí.
Velocidade de carregamento
A potência energética fornecida pela base de indução determina a velocidade de carregamento do iPhone.
As bases mais comuns oferecem 5W de potência e são perfeitamente compatíveis com o iPhone.
No entanto, ele aceita corrente de 7,5W, o que o faz carregar de forma mais rápida. Mesmo que você use uma base com mais potência que isso (como por exemplo, 10W), o iPhone só irá absorver por indução os 7,5W.
Mas não se preocupe, não há nenhum problema em usar bases mais potentes. Inclusive, se um dia a Apple aumentar esta capacidade de absorção, você já estará preparado.
O carregamento sem fio é normalmente mais lento que aqueles realizados por cabos, e isso acontece em todas as marcas.
Isto é próprio da tecnologia, pois a perda de energia no processo de indução (em média, 30%) é bem maior que a feita com fios. Por isso, não dá para esperar que um carregamento wireless seja tão rápido quanto aquele usando o cabo Lightning.
Repare que recarregar o iPhone com uma base de indução tem performance parecida com carregar com cabo usando o carregador original que vem na caixa do iPhone.
A única vantagem do carregamento sem fio é a comodidade. Basta você apoiar o aparelho sobre a base e ele já está recarregando a bateria, sem você se preocupar em conectar nada. Ao sair do local, basta pegar de volta o aparelho como se ele estivesse sobre a mesa e sair, sem burocracias técnicas.
Muitos compram bases simples de 5W (menos caras) para colocar ao lado da cama e deixar o iPhone carregando à noite, pois a velocidade do carregamento não é tão necessária neste caso.
Quem é compatível
Todos os iPhones lançados a partir de 2017 são compatíveis com o carregamento sem fio. Ou seja:
- iPhone 8
- iPhone 8 Plus
- iPhone X
- iPhone XR
- iPhone XS
- iPhone XS Max
- iPhone SE (2 e 3)
- iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max
- iPhone 12, 12 mini, 12 Pro e 12 Pro Max
- iPhone 13, 13 mini, 13 Pro e 13 Pro Max
- iPhone 14, 14 Plus, 14 Pro e 14 Pro Max
Lembrando que todos os modelos a partir do iPhone 12 também são compatíveis com a tecnologia MagSafe, que aceita carga de 15W e, por isso, carregam de forma mais rápida o aparelho.
Capinhas e metais
Dependendo da base escolhida, ela permite o carregamento a alguns milímetros de distância, o que possibilita usar capinhas enquanto o aparelho é carregado.
Por não poder haver nada de metal entre a base e o iPhone, capas metálicas ou plaquinhas fixadas para suportes magnéticos não poderão ser usados enquanto se recarrega o aparelho.
Em muitas bases, há um sistema de detecção de metais (FOD, Foreign Object Detect) que identifica objetos estranhos e interrompe a corrente caso identifique algo metálico.
Então, se sua capinha tiver isso, você terá que retirá-la para carregar o iPhone.
Dicas para carregamento sem fio
- O iPhone precisa estar bem centralizado na base. Se o carregamento estiver falhando sem que haja nenhum objeto entre as duas partes, tente reposicionar o aparelho. Caso esteja utilizando uma capinha, experimente retirá-la para ver se é ela a responsável pela interferência.
- Se o iPhone vibrar (ao receber uma notificação, por exemplo), ele poderá mudar de posição. Isso poderá fazer com que a base de carregamento pare de carregar o iPhone. Se isso acontecer com frequência, considere desativar a vibração, ativar o recurso Não Perturbe ou usar uma capa para evitar a movimentação.
- O iPhone pode aquecer um pouco durante o carregamento. Se a bateria ficar muito quente, o software poderá limitar o carregamento acima de 80% para estender a vida útil da bateria. O iPhone carregará novamente quando a temperatura baixar. Tente levar o iPhone e o carregador para um local mais fresco.
- O iPhone não carregará por indução caso já estiver conectado a uma porta USB. Se o iPhone for conectado à porta USB do computador ou a um adaptador de alimentação USB, ele carregará a partir da conexão USB.
Ficou com mais alguma dúvida sobre carregamento por indução? Escreva aqui nos comentários e nos ajude a enriquecer este texto, para que mais pessoas possam ser beneficiadas. ;)