Acessórios

Como funcionam o carregador e os acessórios MagSafe

Entenda como funciona o novo MagSafe do iPhone 12 e como ele pode possibilitar os mais diversos acessórios para os novos aparelhos.

Uma das novidades que o iPhone 12 trouxe foi a funcionalidade MagSafe, que resgata um antigo nome usado pela Apple.

Com isso, é possível grudar magneticamente acessórios na traseira do aparelho, permitindo até integração com o sistema.

Vamos explicar em detalhes neste artigo como funciona essa novidade.

O nome MagSafe

Até 2016, a denominação MagSafe era usada para o sistema magnético que conectava o cabo de força dos MacBooks.

A ideia era que, caso alguém tropeçasse no cabo, o laptop não seria jogado ao chão, pois ao ser puxado, o conector magnético se soltaria do computador.

MagSafe no MacBook

Porém, com a introdução dos conectores USB-C nos mais recentes MacBooks, o MagSafe foi por um tempo descontinuado nos computadores e volta agora, reformulado. (Atualização: o MagSafe voltou em 2021 também nos MacBooks).


MagSafe do iPhone 12

A Apple recuperou o antigo nome para tentar implementar o mesmo conceito no iPhone.

A ideia é continuar carregando o aparelho “com um cabo”, mas transformar a ação de conectar e desconectar bem mais fácil e prática.

Até existem algumas soluções chinesas de adaptadores Lightning com ímã, para funcionar como o MagSafe do computador. Mas a Apple resolveu partir para um caminho que não usasse o conector do aparelho.

A partir deste ano (2020), a traseira do iPhone traz uma coroa interna de ímãs, para que se “grude” magneticamente acessórios na parte de fora.

Mas quais acessórios são esses?

Os mais variados. No início, a Apple propôs alguns feitos por ela, mas de fato qualquer empresa poderá propor o seu.

MagSafe do iPhone 12
Imagem DivulgaçãoApple

Capas, carteiras, carregadores por indução e um mundo de possibilidades que prometem surgir no futuro.

Na parte de trás do iPhone, além da bobina de recarga sem fio e os ímãs, a Apple incluiu também uma antena NFC, que permite com que alguns acessórios possam se comunicar com o sistema.

MagSafe do iPhone 12

Por exemplo, se você tiver uma capa azul Apple compatível com o MagSave, quando você colocá-la no iPhone, na tela aparecerá uma animação da mesma cor.

Se a capa for vermelha, a animação será vermelha.

MagSafe do iPhone 12

Obviamente este é apenas um exemplo simples das possibilidades que o NFC pode trazer para os acessórios em termos de interatividade.


Carregador sem fio

O carregador sem fio da Apple se conecta exatamente na mesma posição onde a bobina interna se localiza.

Segundo a empresa, isso ajuda o aparelho a ter uma carga otimizada, evitando que esquente, como acontece quando não está muito bem alinhado com a bobina.

MagSafe do iPhone 12

De fato, carregadores MagSafe possuem uma exclusividade: são capazes de carregar o iPhone com o dobro de potência (15W) que os carregadores Qi padrão.

Isso já é mais rápido que carregar por cabo com o carregador de 5W que vinha na caixa dos antigos iPhones.

MagSafe do iPhone 12

Ele até é capaz de carregar por indução outros iPhones, anteriores ao 12, mas na velocidade normal de 7,5W. E, obviamente, não gruda magneticamente nos aparelhos antigos.

MagSafe do iPhone 12
Imagem The Verge

Ele também carrega o estojo dos AirPods, mas não funciona para recarregar o Apple Watch, o que é uma pena.

Para resolver isso, a Apple criou um outro carregador portátil duplo, que traz o carregamento tanto do iPhone quanto do relógio.

MagSafe do iPhone 12

Alguns acessórios só estarão disponíveis em novembro, como a capa que cobre toda a tela, deixando apenas um espacinho para o relógio na tela bloqueada.


Porta cartão

A Apple lançou um porta-cartão que gruda na parte traseira do novo iPhone. Apesar dela chamar de carteira (wallet), ela permite colocar no máximo três cartões de crédito (ou equivalente), sem direito a cédulas de dinheiro ou moedas.

MagSafe do iPhone 12

Claro que a primeira coisa que a gente pensa é: o ímã não vai desmagnetizar o cartão?

Segundo a Apple, não. O porta-cartão possui proteção contra ondas magnéticas, o que impede inclusive de usar o NFC do cartão que estiver dentro. É preciso retirar-lo para usar.

A má notícia: a atração do ímã não é suficiente para que a carteira não se desgrude quando se coloca em bolsos apertados da calça. Ela acaba saindo, o que é perigoso visto que nos cartão de crédito está ali.


Outros acessórios

Outros fabricantes já estão propondo acessórios que usam o MagSafe, como a Belkin, já apresentou um suporte  carregador que fixa o iPhone no ar através de ímãs.

MagSafe do iPhone 12

Também um suporte magnético automotivo, para prender na saída do ar condicionado do veículo.

Mas para criar acessórios compatíveis, os fabricantes precisam seguir algumas especificações técnicas descritas em um guia de design.

A coroa de ímãs precisa ter as dimensões exatas. E caso o acessório necessite de uma posição fixa, deve-se colocar uma tira abaixo da coroa.

Por exemplo, o porta-cartão da Apple só poderá se fixar em uma única posição (na vertical), justamente por causa dessa tira.


É apenas o começo. Esta é uma novidade bem recente, que promete evoluir muito ainda nos próximos anos.

Há quem diga que é um indício que confirmaria os rumores de que a Apple estaria planejando lançar no futuro um iPhone sem o conector Lightning. Neste caso, o MagSafe assumiria grande parte das funções hoje executadas pelo cabo.

Mas teremos que esperar para ver o que a Apple está reservando para nós.

Botão Voltar ao topo