Dicas de iPhone e iPadSegurançaTutoriais

Como colocar senha nos aplicativos do iPhone

Veja como é possível colocar uma senha para abrir determinados aplicativos do seu iPhone


O assunto “roubo de celular” está em voga ultimamente, devido ao grande aumento de casos nas grandes cidades.

Isso é delicado, porque hoje em dia colocamos toda a nossa vida digital dentro do iPhone. Basta alguém ter acesso aos nossos apps de banco e o estrago financeiro pode ser devastador.

O iOS possui uma certa proteção nativa, como a possibilidade de senhas longas, além do bloqueio por biometria (Face ID ou Touch ID). Porém, se o ladrão tiver acesso à sua senha de desbloqueio, conseguirá fazer praticamente tudo no celular.

Recentemente ensinamos aqui como dificultar o acesso às configurações, criando uma segunda senha extra de proteção:

A mesma dica pode ser usada para bloquear aplicativos individualmente, que só poderão ser abertos com a segunda senha.

Anúncios

Colocar senha nos aplicativos do iPhone

A gente já deu essa dica há dois anos, mas na época nos focamos em um pedido constante de nossos leitores: bloquear fotos com senha no iPhone.

Agora, vamos mostrar que este recurso serve também para qualquer aplicativo instalado no aparelho.


Apps bloqueados por senha

O iOS já permite que alguns aplicativos ofereçam bloqueio por Face ID (ou Touch ID), mas há dois inconvenientes nisso.

Primeiro, nem todos os aplicativos adotam isso. Depende de cada desenvolvedor oferecer a proteção no app usando a biometria.

Segundo, se de alguma maneira uma terceira pessoa tiver acesso à sua senha de desbloqueio do aparelho, ela conseguirá acessar estes aplicativos protegidos com Face/Touch ID.

Então a alternativa é configurar uma segunda senha de segurança nos aplicativos mais sensíveis.

Alguns sistemas de smartphones concorrentes permitem configurar uma senha extra para cada aplicativo, mas o iOS não permite isso nativamente (pelo menos não até a data de publicação deste artigo). Então, a solução é apelar para uma gambiarra, usando a função “Tempo de Uso”.

A dica consiste em limitar o tempo de uso em 1 minuto nos aplicativos que se quer proteger, precisando informar uma senha extra toda vez que se quiser usá-lo por mais tempo.

Veja a seguir o passo a passo.

Anúncios

 PASSO 1  Abra os Ajustes

Na sua tela de aplicativos, abra os Ajustes do sistema.

 PASSO 2  Acesse o Tempo de Uso

Toque no menu “Tempo de Uso” para abrir as opções que você precisará mudar.

Tempo de Uso

 PASSO 3  Configure uma senha

Toque em “Usar Código do Tempo de Uso” para configurar uma senha de 4 dígitos. Será ela a usada para abrir os aplicativos bloqueados.

Como o objetivo é aumentar a segurança, essa senha precisa ser diferente daquela de bloqueio do iPhone/iPad. E precisa ser uma que você não vai esquecer.

Ajustar Senha Tempo de Uso

 PASSO 4  Limites de Apps

Com a senha criada, toque em “Limites de Apps“.

 PASSO 5  Adicionar Limite

Toque em “Adicionar Limite” e selecione todos os aplicativos que você quer proteger. Para isso, use a senha que você acabou de criar.

Ajustar Tempo de Uso

Ajustar Tempo de Uso

 PASSO 6  Ajuste o tempo

O truque é você ajustar o tempo de uso do app para apenas 1 minuto. Assim, o que passar disso irá solicitar senha para usar. Para isso funcionar, ative a opção “Bloquear ao fim do limite“.

Bloquear fotos com senha no iPhone

 PASSO 7  Para usar o aplicativo

Após configurada a proteção, o aplicativo estará limitado por tempo. Para liberá-lo por mais tempo, basta tocar na opção “Pedir Mais Tempo“.

Bloquear fotos com senha no iPhone

Neste momento, você digita a senha de 4 dígitos que criou especialmente para o Tempo de Uso. Escolha para liberar por 15 minutos ou 1 hora e assim poderá usar normalmente o aplicativo, até ele se bloquear novamente depois do tempo selecionado.

Bloquear fotos com senha no iPhone

Anúncios

Onde usar?

Você não precisa bloquear todos os seus aplicativos, porque senão em pouco tempo você não terá mais paciência para ficar digitando senhas extras e acabará desligando a função.

Como o objetivo é se proteger em casos de roubo, opte por incluir apenas aplicativos financeiramente sensíveis, como apps de bancos e de pagamentos digitais. Estes são os que os ladrões mais procuram e são os que mais oferecem riscos financeiros a você.

Caso você também tenha seu cartão cadastrado em apps de entrega, como iFood e 99, é bom também bloqueá-los. O interessante é que apps com limitação de tempo ativado não recebem notificações, o que lhe poupará daqueles SPAMs chatos do iFood quando não estiver usando o app.


Como tirar o bloqueio

Caso você desista de ter essa senha extra em determinado aplicativo ou quiser colocar um código diferente, basta repetir o procedimento e tirar o app da lista de limite de uso.


Limitações

Como esta é uma gambiarra e não uma função de senha especificamente implementada pela Apple, ela serve apenas para proteger de forma temporária seus aplicativos sensíveis, para dar tempo de você avisar o banco, bloquear cartões e trocar senhas.

Você pode bloquear com senha qualquer aplicativo em seu iPhone, exceto o aplicativo Telefone.

Caso decida bloquear aplicativos de mensagem (como o WhatsApp) ou de redes sociais, lembre-se não é possível ver notificações de aplicativos bloqueados. Portanto, não será avisado quando uma nova mensagem chegar.


Compartilhe este artigo com amigos e familiares que sempre lhe perguntaram como colocar uma senha em aplicativos do iPhone. E vamos torcer para que a Apple finalmente atenda (de forma nativa) este pedido tão antigo de seus usuários.

Veja outras dicas do que fazer caso seu iPhone seja roubado:

Gostou do que leu? Há diversas outras dicas muito legais sobre iPhone e iPad aqui no blog, todas organizadas em nossa seção de Dicas de iPhone. Confira!


Google News

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo