Dicas de iPhone e iPad

iPhone desligando sozinho: o que fazer?

Entenda a razão que faz o seu iPhone desligar sozinho do nada mesmo quando ainda tem bateria

O normal do iPhone (ou de qualquer outro celular) é manter-se ligado enquanto há carga na bateria.

Porém, pode acontecer casos anormais em que o aparelho comece a desligar do nada antes da bateria acabar, ainda com 10%, 20% e em situações mais estranhas, até 30%.

Se isso começar a acontecer com você, temos uma má notícia para te contar: o problema pode ser na bateria física do seu aparelho.

Vamos explicar por que isso acontece e, no final, as possíveis soluções para este problema.

Confira também:
O Tenorshare Reiboot é uma solução rápida e eficaz para resolver iPhone desligado e outros problemas tipo iPhone travado na tela de maçã do iPhone.

O problema provavelmente é de hardware

Se você procurar no Google verá muita gente sugerindo programas para resolver esse problema, mas que na verdade só restauram o aparelho.

Restaurar pode dar certo se o problema for de software e falaremos disso mais adiante neste artigo. Porém, nossa experiência nos diz que na maioria dos casos isso acontece porque a bateria física já está desgastada.

Quando isso acontece, não tem muito para onde correr: a única solução que resolverá de vez o problema é trocar a bateria por uma nova.

Eu sei, é duro de ouvir isso, mas é o único jeito do problema não se repetir mais.

Leia também: Quanto custa trocar a bateria do iPhone na Apple

Para ter certeza de que este é realmente o seu problema, vamos mostrar como você pode avaliar o seu aparelho.


Conferindo a Saúde da Bateria

A gente já ensinou aqui como conferir a saúde da bateria do seu iPhone. No próprio sistema do aparelho há um menu que indica como ela anda.

Para ver isso, siga os passos:

  1. Abra os Ajustes do iOS
  2. Encontre e toque na opção Bateria
  3. Toque em Saúde da Bateria e Carregamento
  4. Confira a Capacidade Máxima

Bem, aí você terá algumas possibilidades. Se o número da capacidade máxima for maior que 80%, então ainda não é a bateria física a causa do seu problema.

Nesse caso, você pode tentar restaurar seu aparelho (instalação limpa) para ver se é algum problema de software corrompido que está causando os desligamentos.

Mas… se o número for menor que 80%, aí, meu amigo, minha amiga, a causa dos desligamentos é mesmo a bateria.


Limitação na performance

Em 2016 a gente fez um artigo em que explicava esse problema que na época era bastante incomum. A Apple então criou a opção de Saúde da Bateria no iOS para tentar com que isso parasse de acontecer.

Ou seja, quando o sistema identifica que a capacidade máxima da bateria física está abaixo de 80%, ele implementa limitações de performance em todo o aparelho, para que a bateria não apague antes dela chegar ao 0%.

Resultado, o aparelho para de apagar, mas fica bem mais lento para tudo.


Soluções

Então no caso em que sua bateria já está bastante desgastada com a idade, você só tem duas soluções:

1. Ativar a limitação de performance no sistema

Se sua bateria está velha e ela anda desligando antes do tempo, é bem provável que o recurso de limitação da performance esteja desligado no seu aparelho.

Então, nesse caso você precisará ativar este recurso se quiser que o aparelho não fique desligando de repente do nada.

Vá em Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria e ative o Gerenciamento de Desempenho para pelo menos resolver temporariamente o problema.

Mas tenha consciência de que o aparelho ficará mais lento com isso.

2. Trocar a bateria física

Caso você não queira abrir mão da performance e continuar usando seu guerreiro normalmente, aí você terá que tomar a decisão de trocar a bateria do iPhone.

Mas se optar por essa solução, tente evitar de trocar em qualquer assistência alternativa. Isso porque ocê nunca saberá (por mais que eles neguem) qual a real qualidade da bateria instalada. A única certeza que você tem é que ela não é a original.

Trocar por uma bateria original com a Apple pode nem ser tão caro e vai lhe dar uma sobrevida no seu velho aparelho que vai valer a pena.

Veja nesse outro artigo todos os detalhes de se optar entre uma bateria falsa e uma original:

Botão Voltar ao topo