Aplicativos

Ferramenta permite baixar no computador arquivos de aplicativos da App Store

No início da App Store, lá dos longínquos tempos de 2008 quando o programa iTunes sincronizava tudo com o iPhone, os usuários podiam baixar os arquivos dos aplicativos no computador.

Isso era útil em casos de apps que com o tempo eram retirados da loja, seja pela Apple ou pelo próprio desenvolvedor. Isso porque podíamos guardar os arquivos e instalar no iPhone até mesmo sem precisar de internet.

Mas o mundo evolui e chegou um ponto em que os usuários já não queriam mais depender de um computador para gerenciar seus iPhones, e a Apple foi fazendo a transição de tudo para a nuvem.

Resumindo: o iTunes acabou ficando obsoleto e com o tempo perdeu a funcionalidade de baixar os arquivos dos apps no computador.

Agora, um desenvolvedor desenvolveu uma ferramenta que permite se conectar na sua conta da App Store e baixar os arquivos dos aplicativos que você comprou/baixou, direto no computador.


Tudo pelo terminal

A ferramenta é gratuita, porém é voltada para usuários mais experientes. Isso porque para executá-la, é preciso usar linhas de comando no terminal. E se você não entendeu essa última frase, fique sabendo que você não faz parte desses usuários.

A ferramenta se chama ipatool e faz exatamente o que o nome sugere: baixa arquivos .ipa que podem ser instalados no seu iPhone ou iPad.

Mas não se engane: esses arquivos não podem ser instalados em dispositivos que não estejam conectados na sua conta. Isso porque para realizar o download, você precisa se conectar com seu Apple ID e baixar o arquivo assinado digitalmente com a sua conta.

Ou seja, não há ilegalidade na ferramenta. Ela faz exatamente o que fazia o antigo iTunes, baixando os aplicativos que você já possui.

Quem possui familiaridade com terminal e compilação de arquivos, pode tentar brincar com a ferramenta baixando o código fonte diretamente na página do Github. Compatível com macOS, Windows e Linux.

Via
iDownloadBlog
Botão Voltar ao topo