Bugs

Investigando o caso do iPhone que desliga antes da bateria acabar

Problemas de bateria não é algo novo no iPhone. Vez ou outra vemos casos de aparelhos que deixam de carregar, ou que a bateria dura muito menos do que durava quando comprado. De fato, as baterias de lítio têm uma vida útil que as faz perder a performance com o passar dos anos. Por isso mesmo, quando ela começa a dar problema, achamos logo que é algo no hardware e a primeira coisa que pensamos é como trocá-la.

Porém, nas últimas semanas, vem crescendo muito o número de usuários reclamando do iPhone desligando antes da bateria acabar, o que nos faz pensar que possa ser um problema não apenas de hardware, mas também de software.

A intenção deste artigo é expor o problema e ver quem mais está passando por isso, para tentarmos encontrar a causa e uma possível solução.

Eu mesmo estou passando por este caso. Meu iPhone 6s, comprado no lançamento (set/2015), começou a desligar com a bateria ainda em 14%-12%. Com 9 meses de uso, é bem difícil acreditar que seja problema de “bateria gasta”, mas defeitos de fabricação podem acontecer com qualquer um, e sabemos que o sistema de produção em massa faz com que fique impossível fabricar 100% de aparelhos perfeitos. Alguns sempre virão com problemas, e isso acontece há décadas em toda a indústria.

O problema consiste no seguinte: ainda com boa parte de carga teórica, o iPhone desliga sozinho. Se você for tentar reiniciá-lo, ele mostra a tela de “Sem bateria“, porém, ao conectar na energia, o aparelho liga e volta a mostrar a mesma porcentagem anterior, indicando que não era esse o problema. Houve casos que o aparelho desligou com 49% de bateria, do nada. Para religá-lo, somente conectando na energia. Isso começou a acontecer comigo na metade do mês de maio.

Primeira coisa que pensei foi levá-lo na Apple, pois ainda está na garantia. Porém, como se aproximava a liberação do iOS 10, tive que adiar a visita à Apple Store, pois precisava do iPhone para fazer os testes do novo sistema aqui para o Blog. Foi então que começamos a receber reclamações de outros casos similares, de usuários que estavam passando exatamente pelo mesmo problema: o iPhone desliga sozinho antes da bateria acabar.

Abaixo, o vídeo que nosso leitor Luiz Otávio nos enviou:

Também fiz um vídeo com o problema acontecendo no meu iPhone 6s de 9 meses:

YouTube video

Seria possível um problema de hardware passar a acontecer coincidentemente com várias pessoas ao mesmo tempo? E se for um problema de software, por que acontece apenas com poucos usuários e não com a maioria?

Isso nos intrigou muito e por isso resolvemos abrir a discussão, para tentarmos descobrir a causa e possíveis soluções para o problema. Criamos um tópico especial em nosso fórum, para levantarmos casos e estudarmos a questão. Se você também começou a passar por isso nas últimas semanas, contribua com nosso estudo, relatando o seu caso lá no fórum. Se encontrarmos a solução, poderemos ajudar centenas de usuários que atualmente estão correndo para as assistências trocar a bateria física, quando talvez nem seja necessário.

Botão Voltar ao topo