Dicas de iPhone e iPad

O guia definitivo de como carregar o iPhone da forma certa

Veja algumas dicas para você aplicar ao carregar o seu iPhone para prolongar a vida útil tanto da bateria física quanto do aparelho

Use carregadores de qualidade

Outro ponto muito importante é não cair na tentação de usar carregadores “fuleiros” só porque são baratinhos. Componentes mal projetados e sem dispositivos de segurança são um perigo e podem estragar rapidamente todo o aparelho.

Então não seja mão de vaca nesse sentido e invista em bons acessórios para carregar o seu iPhone.

Não precisa nem ser da marca Apple, desde que sejam homologados. Nós fizemos um artigo completo aqui no BDI sobre como saber quando um carregador é de qualidade:

Carregador de iPhone
Escolha sempre um carregador de qualidade

Pode carregar o iPhone quantas vezes quiser

Muitos perguntam se é preciso esperar descarregar o iPhone para ligá-lo na tomada ou se é preciso completar toda a carga antes de usá-lo.

A resposta é não para ambos os casos.

Você pode plugar o iPhone a qualquer momento na tomada, independente da porcentagem que ele já esteja carregado. A atual tecnologia das baterias identifica a quantidade de carga e gerencia o próprio ciclo. Então não é algo que o usuário deva se preocupar.

O ciclo é a quantidade relativa de carga que seria necessário para completar de 0 a 100%.

Você não precisa zerar a bateria para começar a contar o ciclo, pois o sistema faz o cálculo dele mesmo quando carregamos o aparelho a partir de outra porcentagem, 50% por exemplo.

Então não se preocupe em esperar o momento certo para conectar seu iPhone na tomada. Qualquer hora é boa.

E caso você queira saber a quantidade de ciclos que já tem a sua bateria, nós temos um tutorial para te ajudar:


Devo carregar só até 80% a bateria?

É outro assunto bastante difundido pela internet, com muitos dizendo que isso faz a bateria durar mais.

A Apple não fala sobre isso em nenhum de seus materiais de suporte. Porém, é sabido que baterias de celular se estressam quando ficam recebendo energia com a carga já em 100%.

O próprio iOS traz um recurso especificamente para evitar ao máximo esse estresse, chamado de Carregamento Otimizado de Bateria. O que ele faz é justamente interromper a carga quando a bateria chega aos 80% e só volta a carregar quando o sistema acredita que o usuário irá precisar do aparelho.

Temos um artigo completo sobre esse recurso aqui:

Então, até pela existência desse recurso, parece que a dica de não deixar o iPhone carregando quando chegar em 100% parece válida. Por isso, tire da tomada antes disso e sua bateria ficará mais preservada.


Evite altas temperaturas

Nunca carregue o seu iPhone em um lugar muito quente, porque altas temperaturas são muito prejudiciais para a saúde das baterias.

Inclusive se você perceber que o aparelho está quente enquanto é carregado, retire-o da tomada e dê um tempo antes de voltar a carregá-lo. O ideal inclusive é reiniciar o iPhone (desligar e ligar de novo), para encerrar algum processo que esteja causando o aquecimento.


Saúde da bateria

Desde que a Apple colocou um menu no sistema chamado de Saúde da Bateria, muita gente fica estressada com esse número que cai constantemente.

Mas é algo que você não deveria se preocupar tanto. As baterias atuais são feitas para durarem 2 anos sem apresentarem nenhum problema. Mas isso não é uma regra.

Eu tenho um velho iPhone XS de guerra que comprei no dia do lançamento, em setembro de 2018 (há 4 anos), e ainda não chegou nos 80% da capacidade.

Em um outro artigo explicamos direitinho o que é a tal Saúde da Bateria:


Bem, espero que este artigo tenha resolvido todas as suas dúvidas (e medos) sobre a melhor forma de carregar o seu iPhone.

Nós dedicamos uma página especial aqui no BDI com um apanhado dos principais artigos sobre dicas de bateria do iPhone.

Página anterior 1 2
Botão Voltar ao topo