Dicas de iPhone e iPad

O guia definitivo de como carregar o iPhone da forma certa

Veja algumas dicas para você aplicar ao carregar o seu iPhone para prolongar a vida útil tanto da bateria física quanto do aparelho

Uma das grandes preocupações de usuários da Apple é em relação à bateria do iPhone. Isso porque ninguém gosta de ficar sem o aparelho no meio do dia.

Anúncios

Mas existe uma forma errada ou correta de carregá-lo?

Há muitos mitos por aí e nós já falamos sobre isso aqui em nosso artigo sobre as Verdades sobre a bateria. Mas a insegurança permanece em muitos, principalmente quando acabam de comprar um iPhone novo.

Por isso, reunimos aqui algumas dicas super bem explicadas de como carregar o seu iPhone de uma forma correta, para que a bateria dure o mais tempo possível.

Pronto para conferi-las?

Anúncios

Antes de começar, é importante deixar seu coraçãozinho tranquilo: se você sempre plugou seu iPhone no cabo e carregou ele normalmente, sem se preocupar com dicas extras ou aprender regras de certo/errado, fique calmo.

Se você nunca seguiu nenhum “manual de boas práticas” para carregar seu iPhone, tudo bem! É o jeito normal de carregá-lo e muita gente sempre fez isso durante anos. Então não se culpe.

A Apple está sempre implementando recursos de segurança no iOS justamente para que o usuário não tenha que se preocupar com este tipo de coisa.

Porém, algumas informações são importantes de saber para você prolongar ainda mais a vida útil do seu aparelho.

Anúncios

Outro dia uma amiga me mostrou o iPhone 11 Pro dela, comprado há 3 anos. E acredite, ele ainda estava com a Saúde da Bateria original em 100%, usando normalmente o aparelho.

O que diferenciou foi a forma como ela usa o iPhone dela. E é disso que falaremos a seguir.

O que estraga a bateria é o uso e não o carregamento

Um conceito importante que você precisa fixar em sua mente: o que faz a bateria perder a vida útil não é a forma que você a recarrega, mas sim o constante uso dela.

As atuais baterias de lítio (assim como qualquer outra) se degradam com o tempo. Quanto mais você usa o aparelho, mais ela irá se degradar.

Por isso é que se faz a contagem de ciclos, que explicaremos mais adiante neste artigo.

Essa minha amiga me contou que coisas que exigiam mais bateria, como assistir vídeos do YouTube ou usar o app de navegação GPS, ela usava o celular do trabalho, poupando o seu próprio. Com isso, ela exigiu menos da bateria do aparelho.

Então a degradação não tem a ver com o carregamento da bateria, entende? É que quanto mais você usar, mas terá que recarregar, por isso as pessoas associam erroneamente o desgaste ao ato do carregamento, mas ele é apenas a consequência do uso maior, não a causa da degradação.

Então a melhor forma de preservar a saúde da sua bateria é usando o aparelho de forma otimizada. Desinstale aplicativos que você não usa, desative funções que não são úteis para você.

Quanto mais durar a carga do seu iPhone (sem precisar recarregar), mais saudável ele permanecerá.

A seguir neste artigo você confere algumas dicas de como carregar de forma mais eficiente o seu iPhone/celular:

1 2Próxima página

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo