Dicas de iPhone e iPad

Migrando do Android para o iOS? Desative o RCS para receber mensagens SMS no iPhone

Há algum tempo, o Google vem instigando a Apple a adotar o padrão de mensagens RCS (Rich Communication Services), que substitui com vantagens o tradicional SMS. Mas a maçã não cede.

E enquanto somente o sistema do Google usar este padrão, isso pode causar um problema para quem resolveu trocar o Android pelo iOS, pois pode deixar de receber SMS normais no seu número de telefone.

Isso porque enquanto um número de celular é associado à rede RCS, ele não é capaz de receber mensagens SMS se não for pelo Android.

Esse é o mesmo problema de quem vive a situação contrária: tem um número registrado no iMessage e passa para o Android. A Apple até criou uma página para cancelar o registro do número do usuário caso ele não tenha mais acesso ao iPhone.

Então, usuários de Android que resolverem migrar para o iOS devem desativar o RCS antes da migração.

Se você está fazendo esta migração e está aqui para entender como fazer, siga este tutorial simples para desativar o RCS em seu dispositivo Android antes de inserir o cartão SIM no iPhone.

Se tiver ainda acesso ao velho dispositivo

    • Passo 1: Abra o aplicativo “Mensagens” no seu smartphone Android.
    • Passo 2: Toque no menu de três pontos no canto superior direito da tela para acessar as configurações.
    • Passo 3: Selecione “Chats RCS“.
    • Passo 4: Desmarque a opção “Ativar chats RCS” para desativar o RCS.
    • Passo 5: Uma caixa de diálogo de confirmação aparecerá. Toque em “Confirmar” para confirmar a desativação.
Toque na imagem para ampliá-la

Agora você desativou com sucesso o RCS em seu dispositivo Android. Após concluir esses passos, você pode remover o cartão SIM do seu dispositivo Android e inseri-lo no iPhone.

Se não tiver mais o Android

Caso você já tenha passado para o iOS sem ter desligado o RCS, você pode fazer isso através de uma página web.

O Google seguiu os mesmos passos da Apple e criou um endereço para os usuários desassociarem seus números de telefone do protocolo RCS mesmo à distância.

Para isso, basta acessar este link.


É importante lembrar que não é todo mundo que tem ativo o RCS. No Brasil, apenas Vivo e Claro dão suporte a este protocolo, e dependendo da marca do smartphone, precisa baixar o app Mensagens do Google para poder usá-lo.

Mesmo assim, se sua intenção é mudar de vez para o iOS, verifique esta questão, para não ter problemas no futuro com mensagens SMS.

E você encontrará aqui no BDI diversas dicas de iPhone para você conhecer o maravilhoso mundo do iOS e aproveitar ao máximo todos os detalhes do seu novo precioso. 😉

Botão Voltar ao topo