Dicas de iPhone e iPad

5 bons motivos para usar uma VPN no seu iPhone ou iPad

Nos últimos anos, muito tem se falado em privacidade e segurança na internet, e com a pandemia, essa preocupação cresceu ainda mais.

Afinal, houve um aumento considerável no uso de computadores, celulares e tablets para videoconferências e reuniões à distância.

Com isso, a necessidade de se usar uma rede VPN é ainda mais importante, para garantir segurança nas conexões.

Mas muitos ainda não sabem exatamente o que é e se uma VPN seria realmente necessária em seu caso.

É por isso que elencamos neste artigo 5 bons motivos para usuários de iPhone e iPad usarem uma VPN em seus aparelhos.


Antes de tudo, se você ainda não sabe o que é uma VPN, nós já fizemos um artigo explicando tudo:

Quer saber como uma VPN pode te ajudar? Veja a seguir 5 razões.


1. Proteção em Wi-Fis públicos

Se você é daqueles que adora querer saber a senha do Wi-Fi do restaurante, do shopping ou de qualquer lugar público, para se conectar de graça, saiba que sempre estará correndo riscos ao fazer isso.

Fotos de Nick Loggie

Pessoas mal intencionadas estão constantemente procurando por novos dispositivos para infectar e é mais fácil para eles fazerem isso quando esses dispositivos estão conectados a um ponto de acesso público (não importa se o acesso é protegido por senha ou não).

Estando na mesma rede, fica fácil se intrometer entre a conexão da internet e o seu aparelho, para roubar dados.

E não cometa o erro de pensar que não há nada de interessante em seus dados ou que “você não tem nada a esconder”. Malandros que tomam conta de sua conexão podem ter acesso a tudo que você se conecta, como redes sociais, e-mails e contas bancárias. E aí o estrago que eles podem fazer com isso é potencialmente grande.

Com uma VPN, isso não é possível. A criptografia que vem como padrão com muitas VPNs significa que não importa quem esteja bisbilhotando a conexão, pois não será capaz de ver seus dados. Seu histórico de navegação, transações online e e-mail serão ocultados pelo poder da criptografia.


2. Não deixe que a publicidade rastreie você

A Apple está fazendo grandes progressos ao implementar recursos que impeçam que os sites rastreiem você para oferecer publicidade direcionada em outros lugares visitados. Porém, ainda pode demorar um pouco para isso virar realidade.

Google e Facebook já estão encontrando maneiras de contornar estas limitações, para que sua mina de ouro não seja prejudicada.

Foto de Nick Loggie

Com uma VPN, você consegue efetivamente bloquear o rastreamento dos sites, mesmo em dispositivos não-Apple. Isso porque a sua conexão é sempre privada e não deixa rastros. Ninguém fica sabendo o que você está fazendo, sem sua permissão.

Há serviços de VPN que permitem, com uma única conta, se conectar com até 6 dispositivos diferentes (entre celulares, tablets e computadores), ampliando sua segurança ainda mais.


3. Contornar restrições da rede do trabalho

É bem comum a rede do nosso local de trabalho restringir alguns sites, como redes sociais e até blogs de notícia.

Usando uma VPN no celular (ou até no laptop pessoal) é uma maneira de contornar essas restrições, permitindo que você acesse o que quiser na rede corporativa.

Claro que você não vai deixar de trabalhar para ficar no Facebook, né? Mas usando com responsabilidade, é sempre bom ter o completo acesso à informação, sempre.


4. Comprar passagens aéreas mais baratas

Infelizmente algumas empresas aéreas e sites de venda de passagens mostram um preço diferente dependendo de onde o usuário está se conectando.

É revoltante saber disso, mas é uma realidade em muitos casos.

Então, com uma rede VPN em que você pode rapidamente trocar de servidor e fingir estar se conectando de outro local do país (ou do mundo), é possível conseguir preços mais atraentes na mesma passagem aérea.

E a dica serve também para a reserva de hotéis.


5. Acessar conteúdo bloqueado em viagens

Quando você está viajando, principalmente para outro país, é possível que o fato de você estar longe de casa lhe traga problemas em certos casos.

Por exemplo, o seu aplicativo de banco, ao perceber que você está se conectando à sua conta de outro país, pode achar que seja uma tentativa de invasão e com isso bloquear o acesso momentâneo à sua conta.

Bloqueios podem acontecer também em serviços de streaming que você assina no Brasil. Se você quiser assistir filmes em uma viagem internacional em sua co tá brasileira do Netflix, Amazon Prime ou até Globoplay, alguns títulos poder não rodarem por estarem bloqueados pela localização.

Com uma VPN no Brasil, você pode escolher um servidor daqui e o sistema irá acreditar que você não saiu do país e não irá bloquear nada.

Serve também para países em que certas redes sociais são bloqueadas pelo governo. Com uma rede privada em seu iPhone, seu acesso não será bloqueado.


Como destacamos no outro artigo, é importante tomar cuidado na hora de escolher o melhor serviço de VPN.

Muitas opções gratuitas na verdade se sustentam vendendo os seus dados. Por isso, prefira sempre serviços pagos, em que você tem mais segurança no tratamento de seus dados. Há várias opções no mercado nesta categoria, mas como já comentamos aqui estamos acostumados a usar a NordVPN, na qual confiamos por ser uma das mais bem conceituadas do mundo. Ela está com uma promoção que dá 68% de desconto na assinatura de 2 anos.

Esperamos que você aproveite as dicas acima de como tirar proveito de uma rede privada virtual onde quer que você vá.

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo