Curiosidades

No iOS 10 será sim possível desbloquear a tela do iPhone sem apertar o botão frontal

Como sempre dissemos aqui, versões beta do iOS não são algo definitivo, e muitas funções que vemos podem mudar ou até mesmo desaparecer na versão final. É por isso que não dá para julgar um sistema antes dele ser oficialmente lançado.

Uma característica do beta do futuro iOS 10 que muitos reclamaram era o fato de que, ao contrário do que sempre foi, o usuário seria obrigado a apertar o botão frontal (conhecido como Início ou Home) toda vez que quisesse desbloquear a tela do iPhone, do iPod touch ou do iPad. Esta obrigação caiu no terceiro beta do sistema, liberado nesta segunda-feira (18).

iOS10_touchID

Aquela opção dos Ajustes que tínhamos visto no último beta (e que não estava ainda ativa) agora permite que o usuário possa, se assim desejar, desbloquear a tela apenas com a sua digital registrada. Entretanto, os dispositivos que não possuem o sensor de digitais Touch ID terão que apertar o botão frontal para poderem digitar a senha do aparelho (caso ativa) ou simplesmente desbloquear a tela. Quem usa o AssistiveTouch (que coloca botões virtuais na tela) poderá usá-lo sem precisar tocar no botão físico.

assistiveTouch

Tudo isso porque a Apple decidiu eliminar de vez o clássico “Deslizar para Desbloquear“, uma funcionalidade que nasceu no primeiro iPhone e chamou a atenção do mundo em 2007 porque era um novo conceito de despertar o aparelho. Na época, todos os celulares possuíam botões físicos e a novidade de lançar um smartphone com uma enorme tela sensível ao toque trazia uma primeira dificuldade: se era sensível ao toque, como fazer para que ela não ligasse involuntariamente dentro do bolso da calça? A solução mais óbvia seria fazer ativá-la apenas com um botão físico, mas os engenheiros da Apple foram além, fazendo com que o usuário precisasse deslizar a tela para o lado para ativar o celular. Naquela época, em que era muito raro ver um dispositivo sensível ao toque dos dedos com uma precisão tão grande (lembrem-se que os dispositivos de então precisavam usar canetinhas, ou a unha do dedo, para manipular algo no sistema), o movimento deixou todos boquiabertos.

Slide to Unlock

Mas isso agora faz parte do passado. Parte dos criadores originais da interface do iPhone (entre eles, Greg Christie, cujo nome está na patente do Slide to Unlock) não trabalham mais para a Apple desde que Jony Ive assumiu o comando do sistema, no lugar de Scott Forstall.

Confira a lista que fizemos com as novidades que virão no iOS 10, incluindo a previsão de lançamento e dispositivos compatíveis.

Botão Voltar ao topo