Notícias

Confira algumas das novidades do segundo beta do futuro iOS 10

Nas últimas três semanas, a Apple aproveitou para mudar algumas coisas na versão de testes do iOS 10, que deverá ser liberado para o grande público em setembro. Parece que ela ouviu a reclamação de alguns usuários e voltou atrás em decisões que tinha tomado no primeiro beta. Isso é normal, pois estas versões são mesmo para fazer testes, e o que aparece hoje pode não ser igual na versão final.

Confira algumas coisas que conseguimos ver nas primeiras horas de uso.

→ Notificação de atualização

A primeira coisa que se nota é a notificação avisando que você acaba de atualizar o sistema. Isso é útil para quem ativa as atualizações automáticas durante a noite e por vezes nem percebe que o sistema atualizou sozinho.

iOS10_att

→ Mudanças cosméticas

Algumas mudanças visuais foram feitas em relação ao primeiro beta. Como não são novas funções, nós as classificamos apenas de “cosméticas”, visto que ainda poderão mudar até a versão final. Alguns textos foram melhores traduzidos para o português (o menu “Início” passou a se chamar “Casa”) e animações ficaram mais suaves, além de alguns botões receberem um novo visual.

iOS10_port3 iOS10_port2 iOS10_port1

→ Envio de imagens em baixa resolução no iMessage

Sim! Este foi um pedido que fizemos no mês passado e agora a Apple resolveu implementar. Ao mandar imagens por mensagem, elas poderão ser reduzidas em resolução, para gastar menos banda de dados quando a outra pessoa recebe. Isso é bom quando se está usando internet da operadora e não se quer gastar muitos dados desnecessariamente.

Imagens no iMessage

→ Link para a loja de apps no iMessage

Na semana passada a Apple publicou na App Store alguns stickers que podem ser baixados no iOS 10, e agora incorporou um link para uma seção especial da loja dentro do iMessage, que conterá apenas apps para ele. Assim, não será preciso sair da mensagem para incorporar coisas novas.

Apps no iMessage

Os stickers agora chegam também para quem está usando o iOS 9, o que não acontecia no primeiro beta. Porém, chegam como imagem (ou GIF animado), não como adesivos caso o usuário cole sobre outra mensagem.

→ Inscrição para Doação de Órgãos

Como já adiantamos em um outro artigo, o aplicativo Saúde ganhou um link direto para que as pessoas se cadastrem no registro de doadores de órgãos. Por enquanto, apenas aparece para quem mora nos Estados Unidos. Mas já está todo traduzido para o português, o que é um bom sinal.

iOS 10 Doação

→ Manter o dedo para desbloquear

A Apple criou polêmica no primeiro beta ao obrigar o usuário a apertar o botão frontal toda vez que tiver que usar o iPhone ou iPad, quando antes bastava tocar no Touch ID. Na verdade, ao tocar no sensor o aparelho fica desbloqueado, sem senha, bastando apertar o botão frontal para ter acesso ao sistema. Isso fica mais claro neste segundo beta, que traz uma opção para desativar esta forma de desbloqueio.

iOS10_touchID

Ao tocar no Touch ID, aparece no alto da tela um símbolo informando que o aparelho está desbloqueado, e aí basta qualquer um apertar o botão frontal para ter acesso ao aparelho. Ainda não entendemos para que serve a opção nos ajustes, pois ainda não conseguimos desbloquear a tela apenas mantendo o dedo sobre o Touch ID.

iOS10_unlock

→ Mostrar local estacionado nos Mapas

Aquela função que falamos aqui que indica onde você deixou estacionado seu carro agora pode ser desligada, caso você não ache interessante. Isso pode ser feito nos ajustes do Mapas.

iOS10_park

→ Menus separados para Mail, Contatos, Calendários

Desde o primeiro iPhone que os ajustes para o Mail, Contatos e Calendários ficam no mesmo menu. Isso agora vai mudar no iOS 10, com cada um sendo configurado de forma independente. Muito melhor e mais claro, né?

iOS10_mail

→ Novos gestos para aparelhos sem o 3D Touch

Agora as notificações poderão ser interativas também para quem não possui o iPhone 6s (com 3D Touch), pois novos gestos substituirão o toque mais forte.


Essas foram as primeiras mudanças que percebemos nesse novo beta. Conforme formos descobrindo mais iremos contar aqui para vocês. Não esqueça de conferir sempre nosso artigo especial que listas as principais novidades no futuro iOS 10.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alex iPilot

    Eu acredito (especulo, rsrsrs) que essas mudanças no botão e no desbloqueio preparam uma GRANDE mudança de HARDWARE e/ou design que virá no iPhone 7…

    • Douglas knewitz

      Eu só troco de iPhone em 2017, mas que essa mudança na forma de desbloqueio pra mim tem a ver com a possibilidade do Touch ID reconhecer 3D Touch no futuro. Já está na hora da Apple abolir essas bordas ( o design é bonito, mas com telas maiores se torna desnecessário ) mas só acredito vendo!

      • Alex iPilot

        Eu tenho a impressão (com trocadilho) que esse botão irá sumir e a impressão digital será capturada pela tela com o 3D Touch…

        • Douglas knewitz

          A LG desenvolveu uma tecnologia que reconhece as digitais em toda a superfície da tela, ( quem sabe a Apple não utiliza, mas acho q só em 2017( 10 anos de iPhone )

          • Alex iPilot

            Seguindo a prática da Apple, grandes mudanças de design acontecem em anos pares, nos modelos “sem o S”… Então poderia ser agora em 2016, lançando o “modelo finalizado” (com o S) em 2017… Parece ser assim que ela vem fazendo.

            • Douglas knewitz

              Mas muito tem se falado que as mudanças seriam sutis, e que a Apple estarias reservando grandes alterações para 2017. Mas o iOS 10 nos dá uma prévia do que pode vir no futuro …

        • Vitor Pereira

          Li que esse rumor deve ser implantado no iPhone de 2017, e espero que seja mesmo.

      • Alex iPilot

        O problema é que reduzir as bordas sem aumentar a tela poderia significar reduzir a bateria…

    • Cinhu Nunes

      Na realidade, isso foi implantado por conta de inúmeras reclamações de usuarios do iPhone 6S e iPhone 6S Plus, pq sempre que chega uma notificacao na tela de bloqueio e vc apenas clica no botão home para ver a tela o celular desbloqueia muito rapido e vc nao consegue ver apenas a notificação, eu por exemplo tenho um 6S plus e acho isso horrivel, as vezes nao quero desbloquear, apenas ver a notificação e ele ao minimo toque do meu dedo ja desbloqueia, ai tenho que ficar usando o dedo mindinho que nao esta configurado para ascender a tela quando quero apenas ver as notificações.

      • jailsonmsjunior

        Eu uso um dedo meu não cadastrado quando só quero ler a notificação. Funciona tb! 😛

      • Alex iPilot

        Sim, eu li sobre isso… Mas não descarta a possibilidade de eliminar-se o botão, utilizando a tela com 3D Touch: um toque leve para acender e um toque forte para desbloquear…

      • Pertile

        Apenas por curiosidade, você não tem o costume de usar o botão Power ao invés do Home para executar essa função?

        • Cinhu Nunes

          Então, na maioria das vezes o celular esta em cima da mesa, fica difícil pressionar o botão power sem ter que pegar o aparelho para poder apoiar o outro lado e fazer pressão no botão, as vezes estou cozinhando e com as mãos sujas mas o dedo limpo, então fica mais facil usar apenas o dedo, entende???

      • Maika Mello

        Sinistro é printar a tela bloqueada! Demorei a acostumar a usar os dedos não cadastrados para isso! hahahahaha

  • Daniel Lima

    não to conseguindo baixar o perfil beta publico… o que eu devo fazer?
    eu li q parece q amanha ja pode tá disponível pra atualizar

  • Levy Oliveira

    Fiquei interessado nessa operadora BDITEL!
    Onde faço a portabilidade?
    KKKKKKKKK

  • Pedro Trevisan

    Achei um pouco confusa (ainda) essa nova forma de desbloquear. Se entendi direito, no beta anterior, assim que o aparelho (6S) “acordava” ao ser levantado, era necessário apertar o botão Home pra que o Touch ID também “acordasse”, certo? Como funcionava nos anteriores, principalmente no 6? Era necessário apertar o Home duas vezes (uma pra acordar o celular, já que não tem o Rise to Wake no 6, e uma pra acordar o Touch ID)?

    Nesse beta novo, pelo que entendi, assim que o aparelho (6S) acorda, o Touch ID já está funcionando (daí o símbolo avisando “desbloqueado”), porém não leva à tela inicial, certo? É preciso apertar o botão Home pra levar à tela inicial? Se for assim, não vejo muita vantagem entre o modo que era no primeiro beta e este.

    Como funciona essa função deste novo beta no 6?

  • Gente isso eu n consigo entender até hj,tenho um iPhone 6s e tanto nele como no meu antigo 5s sempre desbloqueio ele usando o Touch ID tendo que apertar o botão home para que ocorresse o desbloqueio,vejo vcs falando que desbloqueia somente de aproximar o dedo nunca consegui esse feito. eu entendo errado ou é isso mesmo.

  • Lu Lu

    Eu não consigo engolir esse novo método de desbloqueio! Acho bem melhor um deslize de dedo do que ter que apertar o botão frontal toda hora ! Imagine se você desbloqueia seu aparelho mais de 40x no dia,você vai ter que ficar apertando o botão 80x no dia ! (Para quem não tem Touch ID) 1 Clique para ligar a tela e outro para Desbloquear. Não deu certo. A tela poderia ser deslizada para cima para desbloquear ou até mesmo quem não usa os widgets como eu,poderia desativá-los da tela bloqueada e ter o deslize para desbloquear de novo .

    • Douglas knewitz

      Mas quem não tem Touch ID continua tendo que apertar o botão home , primeiro aperta para acordar a tela r depois tem q deslizar e por senha , muito extenso esse método antigo. Acredito que esse novo método sirva para solucionar a inconveniente rapidez do 6s ao desbloquear, onde basta tocar que desbloqueia( antes dava tempo de ver as notificações, mas agora é muito rápido) e como a Apple gosta de fazer um enredo pra tudo, mudou a forma de desbloquear, quando podia apenas dar a opção de diminuir a velocidade do desbloqueio .

      • Vinicius Alves

        Diminuir a velocidade do desbloqueio seria um tiro no pé. Ainda mais em tempos onde toda fabricante enfatiza que “seu leitor de digitais é tão rápido que você nem vê a tela bloqueada”.

    • KB

      Também preferia o deslize. Bem melhor. Tinham que deixar uma opção para usar o método tradicional.
      Quem tem problema de TouchID desbloqueando rápido no 6s, basta tirar o reconhecimento do polegar da mão que costuma tirar o celular do bolso. Adiciona o outro polegar… 😉

  • Renan Zotto

    As notificações do iMessage mudou quando vc responde a notificação parece um bate papo

    • Dodi

      Imagens ou fotos enviadas também aparece nas notificações ?

    • Vinicius Alves

      Isso já ocorria no beta 1. Não?

    • Filipe Abrão

      qual iphone vc usa?

      • Renan Zotto

        iPhone 6 Plus

        • Filipe Abrão

          opa 🙂 entao comecou a funcionar a notificacao interativa para os que nao tem 3D touch …. legal

  • Gustavo Greco

    “as notificações poderão ser interativas pra quem não possuir 3D touch”
    AÍ SIM !!! ??

    • Tiago Lima

      O recurso peek-and-pop já está disponível dentro de apps como Instagram e Tumblr… Vamos ver como a Dona Apple vai liberar isso no iOS.

  • Guilherme Henrique

    E quem tem um iPhone cujo clique o botão home não funciona? Não libera a tela?

    • Jayme Ricardo

      Acho que libera pelo assistive touch do mesmo jeito!!! Já que ele simula o botão home!!!

      • Claro que deve se preocupar, se isso impedir o uso de outra função. Imagine você com o botão quebrado, mas o TouchID funcionando. Como desbloqueia? No sistema antigo era possível, agora só com senha. Ou seja, o novo sistema sem querer acaba de “inutilizar” uma outra parte do hardware que funcionava. É delicado afirmar simplesmente que a Apple não deve se preocupar.

  • Dodi

    O celular esta em repouso sobre a mesa, ao levantar vai aparecer as notificações, de acordo com o iOS 10, e se o celular estiver no bolso e eu fizer o mesmo movimento, ira aparecer as notificações ? porque caso isso aconteça, acho desnecessário mudar o modo de desbloqueio do celular.

    • Vinicius Alves

      Se você tiver um 6S, acontece. A mudança no modo de desbloqueio não tem nada a ver com o levantar para desbloquear, tem a ver com não ter mais como deslizar para a direita por ter uma página no lugar e deslizar para cima para aparecer a página de senha se não me engano é patenteado pelo Google por causa do Android, da mesma forma que o slide to unlock.

  • Wagner Costa Resende Filho

    Não precisa apertar, vc pode “acender” a tela apertando o power e depois só encosta no home que o Touch ID faz o desbloqueio.

    • Aaaaaa bom sempre usei assim,mas da forma como falam eu entendia que era so de encostar quando a tela estivesse em repouso mesmo Fraga.

      • rafaelpz

        É que o pessoal está falando bastante disso agora porque no novo sistema ao levantar o iPhone a tela acende sozinha. Aí pula-se essa etapa do botão power que foi citada acima.

        • André Diniz Magalhães

          Isso da tela acender sozinha só funciona no 6s? Porque to com o beta 2 instalado no meu 6 e não acontece isso de jeito nenhum

          • Amarildo

            Parece que funciona no SE tbm.

  • Fabio Correa

    Já estampem julho e nada sobre iPhone 7. Acho que esse ano estão conseguindo manter segredo.

  • Luiz Filipe

    Esperando voltarem ao antigo design do Apple Music, a pior que coisa que ele podiam fazer foi implantar esse bovo design com letras enormes e em negrito, além de ser muito feio em comparação ao do ios 9

  • Carlos Magno Duarte

    Com tanta coisa interessante no iOS 10, o povo tá só se atentando para a forma de desbloquear…
    Pra quem tem o Touch ID, não mudou muita coisa.
    Se apertar o botão “início” e manter pressionado, vai abrir normalmente na tela inicial. Se ao despertar o telefone apenas posicionar o dedo no Touch ID, vai desbloquear sem ir pra tela inicial. Qual a dificuldade? Concordo que possam ter outras razões ainda não divulgadas pela Apple, mas acho que não merece toda essa “atenção”!

    • Anderson Camões

      Dificuldade não tem mesmo. Porém é muito tosco. Se está desbloqueado abre logo a tela inicial.

      • Carlos Magno Duarte

        Não sei se é tosco, se levar em conta o acesso aos widgets ou alertas na tela bloqueada. Até o iOS 9.x.x teria que desbloquear de qualquer forma para abrir o app pertinente. Com essa nova forma, isso não é mais necessário, pois já está desbloqueado.

      • Concordo, fora que desgasta menos o home button, que sou traumatizado de estragar. Não tem lógica, a Apple vai deixar do jeito que era antes.

  • “A Apple criou polêmica no primeiro beta ao obrigar o usuário a apertar o botão frontal toda vez que tiver que usar o iPhone ou iPad, quando antes bastava tocar no Touch ID.” Um pequeno detalhe que faz toda a diferença… Sinto falta de como era antes.

  • Cauê

    Esse esquema de ativar ou desativar a diminuição da qualidade da imagem enviada pelo iMessage é péssimo, tinham que implementar igual é no Mail, que ao enviar a imagem te perguntam qual a qualidade quer enviar.

    • Concordo. Agora prevejo receber muitas fotos com resolução ruim. E se quiser mudar, tem que ir nos ajustes, alterar e enviar. O método do Mail faz mais sentido, mas seria chato escolher isso toda vez; tinham que arrumar um meio termo.

      • Douglas knewitz

        Odeio baixa resolução, mas pra quem gosta, podiam escolher essa opção por muito de 3D Touch

  • tito portugal

    No macOS Sierra Beta 2, a SIRI ja fala Português do Brasil. 🙂

  • Fabianno Cabral

    -1 Espero que melhorem essa função do Touch ID! +1 Novos gestos para aparelhos sem o 3D Touch ponto pra Apple.

    • André Diniz Magalhães

      Quais gestos são esses?
      Não consegui identificar nada de diferente no meu 6

  • Jonathan Linke

    Menus separados para Mail, Contatos, Calendários: essa era óbvia, uma vez que os apps nativos poderão ser “escondidos” a partir de agora.

    Não acredito que tem gente achando isso fantástico. Com certeza foi apenas reflexo da nova possibilidade relacionada aos apps nativos.

    • Carlos Magno Duarte

      Não sei se seria bem esse o motivo, já que mesmo excluindo esses aplicativos, os menus permanecem…

  • JunioR

    Pessoal, no IOS 10 Beta 2 de alguém, esta pedindo pra digitar a senha direto do Icloud, eu digitei errado pra ver se era erro de digitação, e apareceu a msg que a senha estava errada.
    Só que mesmo digitando a senha correta, depois de uns minutos, ele pede novamente.
    Iphone 6S, IOS 10 Beta 2.

    • Carlos Magno Duarte

      No meu só pediu depois de atualizar! Tb é 6S.

      • JunioR

        pediu 1x só ? @carlosmagnoduarte:disqus

        • Carlos Magno Duarte

          Só!!

    • Vitor Bittencourt

      O meu estava acontecendo no 5s, no meu 6 não , achei que tivesse ocorrido algum erro com o cadastro de desenvolvedor , porém quando eu desloguei dá conta do iCloud e loguei de volta parou de acontecer.

  • Thainã Eduardo

    Tem essas também

  • Maika Mello

    Queria muito ver a redução da telinha de volume, às vezes você está vendo um vídeo e qdo altera o volume aquela telinha aparece e acaba atrapalhando. Podia ser só uma barrinha lateral singela…

    • Mauricio Schwartzhaupt Narcizo

      Poderia ser algo semelhante ao instagram, é exibido uma barra bem discreta na parte de cima do app.

      • Maika Mello

        Exatamente!!!!!! Como faz pra mandar sugestões pra Apple?? hahaha

  • Pertile

    Estou me sentindo deslocado nessa discussão sobre a nova forma de desbloquear. Não sei se eu uso meu celular de um jeito diferente, ou se eu não entendi…
    Tenho um aparelho com TouchID. Quando quero desbloquear, tiro ele do bolso, aperto o botão Home e espero, com a digital no TouchID. A tela acende e o celular desbloqueia.

    Quando quero só ver as horas ou ler uma notificação, sem desbloquear, uso o botão Power.

    É muito difícil eu usar o botão Power para ligar a tela e depois colocar a digital no Home para desbloquear… Acontece em casos específicos de alguma notificação só. Não noto pessoas usando o aparelho assim… É algo comum?

    Pra mim a nova forma de desbloqueio foi apenas uma percepção consolidada desse uso. Ou o que acontece é que no primeiro apertar do botão Home o celular não desbloqueia mais, exigindo um segundo apertar?

    • Matheus Rodrigues

      Tem muita gente fazendo tempestade a tóa… Na prática fica a mesma coisa. Aperta o home, ele acorda e desbloqueia. Tem gente falando que tem que apertar o botão. Não sei qual a dificuldade …

      • Carlos Magno Duarte

        Daqui a pouco vão falar que é um plano maligno da Apple pra estragar o botão home!!

        • Matheus Stout

          Tive todos os iPhones. Não estraguei nenhum botão Home. Antes não tinha digital e todo mundo apertava o Home pra acordar o aparelho. Agora fica esse mimimi. Nunca está bom hehe

  • Leandro Hermel

    Sinceramente eu acho que pode ter alguma coisa a ver com o novo layoyt da tela bloqueada. Por exemplo: clica no botão home e ele ja reconhece a sua digital portanto o aparelho ja esta desbloqueado porem mesmo assim você pode navegar entre as notificações e também pelos Widgets, assim pode selecionar o que quer e simplesmente clicar ja abrindo o app selecionado o que facilita muito.
    Obs: eu estou usando o iOS 10 e uso frequentemente esse recurso.

  • Juan

    Estou com um grande problema no IBOOKS. Tenho um iPad air 2 e um iPhone 6 e ambos estão apresentando problemas no BETA 2 do IOS 10.

    No iphone, que uso para ouvir audiobooks, ele fecha depois de uns 2min de aberto. No iPad ele fecha repentinamente e com frequência e ainda exclui TODOS meus livros sincronizados do icloud drive.
    E depois demora dois anos para aparecer os livros do icloud de novo e mais dois anos para baixar cada um deles.
    achava que o beta 2 iria resolver esse problema, mas… :/

    • Matheus Rodrigues

      Já reportou o erro no aplicativo de Feedback ? Betas são instáveis 🙂

  • Pedro Fernandéz

    Não seria mudanças estéticas?

  • Alan Alarcon

    Nesse beta 2 a bateria não tá durando nada… No beta 1 minha bateria durava um dia e meio. Agora tá durando menos de 6 horas com o mesmo uso. Já o beta 2 do watchOS também engole a bateria e o relógio vive reiniciando. Não dá pra usar.

  • Gabriel Amaral

    “Envio de imagens em baixa resolução no iMessage” espero tanto um recurso semelhante no Safari.

  • Daniel Galdino

    A central de notificacoes está muito ruim no ios10 beta 2. Não é possivel agrupar por aplicativo. Fica td misturado.

  • Que gestos substituem o 3D Touch, iLex?

    • Victor

      Queria saber também

  • Wellington Borges

    iOS 10 beta 2 rodando liso no iPhone 5s,bateria durando muito,sem travamentos,resumindo tá ficando show de bola!

  • tito portugal

    Uma novidade que até então eu não sabia, no Apple Watch no Face do relógio com o(a) Mickey ou Minnie, queres sabe as horas com voz, passe o dedo no (a) Mickey e Minnie e ele(a) diz. Muito interessante