Notícias

Confira algumas das novidades do segundo beta do futuro iOS 10

Nas últimas três semanas, a Apple aproveitou para mudar algumas coisas na versão de testes do iOS 10, que deverá ser liberado para o grande público em setembro. Parece que ela ouviu a reclamação de alguns usuários e voltou atrás em decisões que tinha tomado no primeiro beta. Isso é normal, pois estas versões são mesmo para fazer testes, e o que aparece hoje pode não ser igual na versão final.

Confira algumas coisas que conseguimos ver nas primeiras horas de uso.

→ Notificação de atualização

A primeira coisa que se nota é a notificação avisando que você acaba de atualizar o sistema. Isso é útil para quem ativa as atualizações automáticas durante a noite e por vezes nem percebe que o sistema atualizou sozinho.

iOS10_att

→ Mudanças cosméticas

Algumas mudanças visuais foram feitas em relação ao primeiro beta. Como não são novas funções, nós as classificamos apenas de “cosméticas”, visto que ainda poderão mudar até a versão final. Alguns textos foram melhores traduzidos para o português (o menu “Início” passou a se chamar “Casa”) e animações ficaram mais suaves, além de alguns botões receberem um novo visual.

iOS10_port3 iOS10_port2 iOS10_port1

→ Envio de imagens em baixa resolução no iMessage

Sim! Este foi um pedido que fizemos no mês passado e agora a Apple resolveu implementar. Ao mandar imagens por mensagem, elas poderão ser reduzidas em resolução, para gastar menos banda de dados quando a outra pessoa recebe. Isso é bom quando se está usando internet da operadora e não se quer gastar muitos dados desnecessariamente.

Imagens no iMessage

→ Link para a loja de apps no iMessage

Na semana passada a Apple publicou na App Store alguns stickers que podem ser baixados no iOS 10, e agora incorporou um link para uma seção especial da loja dentro do iMessage, que conterá apenas apps para ele. Assim, não será preciso sair da mensagem para incorporar coisas novas.

Apps no iMessage

Os stickers agora chegam também para quem está usando o iOS 9, o que não acontecia no primeiro beta. Porém, chegam como imagem (ou GIF animado), não como adesivos caso o usuário cole sobre outra mensagem.

→ Inscrição para Doação de Órgãos

Como já adiantamos em um outro artigo, o aplicativo Saúde ganhou um link direto para que as pessoas se cadastrem no registro de doadores de órgãos. Por enquanto, apenas aparece para quem mora nos Estados Unidos. Mas já está todo traduzido para o português, o que é um bom sinal.

iOS 10 Doação

→ Manter o dedo para desbloquear

A Apple criou polêmica no primeiro beta ao obrigar o usuário a apertar o botão frontal toda vez que tiver que usar o iPhone ou iPad, quando antes bastava tocar no Touch ID. Na verdade, ao tocar no sensor o aparelho fica desbloqueado, sem senha, bastando apertar o botão frontal para ter acesso ao sistema. Isso fica mais claro neste segundo beta, que traz uma opção para desativar esta forma de desbloqueio.

iOS10_touchID

Ao tocar no Touch ID, aparece no alto da tela um símbolo informando que o aparelho está desbloqueado, e aí basta qualquer um apertar o botão frontal para ter acesso ao aparelho. Ainda não entendemos para que serve a opção nos ajustes, pois ainda não conseguimos desbloquear a tela apenas mantendo o dedo sobre o Touch ID.

iOS10_unlock

→ Mostrar local estacionado nos Mapas

Aquela função que falamos aqui que indica onde você deixou estacionado seu carro agora pode ser desligada, caso você não ache interessante. Isso pode ser feito nos ajustes do Mapas.

iOS10_park

→ Menus separados para Mail, Contatos, Calendários

Desde o primeiro iPhone que os ajustes para o Mail, Contatos e Calendários ficam no mesmo menu. Isso agora vai mudar no iOS 10, com cada um sendo configurado de forma independente. Muito melhor e mais claro, né?

iOS10_mail

→ Novos gestos para aparelhos sem o 3D Touch

Agora as notificações poderão ser interativas também para quem não possui o iPhone 6s (com 3D Touch), pois novos gestos substituirão o toque mais forte.


Essas foram as primeiras mudanças que percebemos nesse novo beta. Conforme formos descobrindo mais iremos contar aqui para vocês. Não esqueça de conferir sempre nosso artigo especial que listas as principais novidades no futuro iOS 10.

Botão Voltar ao topo