Curiosidades

Google fez o que Apple não fez: contratou Geohot

 GeoHot

Se você é novo no mundo do iPhone e iPad, talvez nunca tenha ouvido falar em Geohot. Mas saiba que ele foi considerado o maior hacker do sistema móvel da Apple, sendo o primeiro a desbloquear um iPhone no mundo, apenas um mês depois do primeiro lançamento. Sua habilidade em encontrar brechas de segurança sempre foi estupenda e muitos se perguntaram por que a Apple nunca tentou contratá-lo (afinal, a melhor forma de derrotar um inimigo é se tornando amigo dele).

Pois o Google parece entender mais da psicologia dos hackers e fez o que a Apple não fez: contratou o menino.

O Geohot (ou George Hotz, para os advogados da Sony) optou por se afastar do mundo iPhone há alguns anos, mas antes disso ele foi responsável por várias soluções de jailbreak que beneficiaram milhares de usuários. Antes mesmo de completar 18 anos, ele já era famoso pelo seu talento e toda a comunidade sempre recorria a ele quando a Apple conseguia fechar as brechas.

Ele chegou a trabalhar por um tempo no Facebook, mas não ficou muito. Antes disso, ficou famoso no resto do mundo por ter sido o primeiro (e até hoje o único) a conseguir fazer um jailbreak no Playstation, feito que deixou a Sony irritadíssima. Depois de perder o processo judicial contra a japonesa, ele preferiu sumir dos holofotes.

Recentemente ele voltou aos noticiários, conseguindo hackear o navegador Chrome. O que o Google fez? Pagou um prêmio de agradecimento a ele (míseros US$150 mil) e ainda ofereceu uma vaga de emprego na equipe Project Zero, um grupo de hackers de elite cujo objetivo é encontrar e eliminar falhas de segurança em softwares.

Ótima atitude do Google, que soube reconhecer o talento de Geohot e botá-lo para produzir coisas que ajudarão milhares de pessoas. Esperemos que a Apple um dia saiba fazer a mesma coisa e identificar os hackers não como inimigos, mas como colaboradores.

Botão Voltar ao topo