Curiosidades

Menino de 10 anos pede para a Apple mudar o emoji de Nerd, por considerá-lo ofensivo

Um estudante britânico de 10 anos, identificado como Teddy, iniciou uma petição solicitando à Apple a modificação de seu emoji de “rosto de nerd”, alegando que a representação atual é ofensiva e insultante para os usuários de óculos.

Teddy, residente em Peppard, Oxfordshire, expressa preocupação com a impressão negativa gerada pelo emoji, que retrata uma pessoa com dentes proeminentes.

O garoto, que usa óculos com orgulho, redesenhou o emoji, substituindo o sorriso com dentes proeminentes por um pequeno sorriso.

Em entrevista à BBC, Teddy declarou: “Queremos mudar isso – a Apple está tornando isso absolutamente horrível para as pessoas que usam óculos.

Ele argumenta que a representação atual contribui para estereótipos prejudiciais, levando as pessoas a associarem usuários de óculos à imagem de “nerds”.

Teddy nomeou sua versão modificada do emoji como “emoji de gênio” e espera que a empresa de tecnologia a adote. “Tem lentes finas e armações finas… e depois tem um rostinho sorridente em vez dos horríveis dentes de coelho“, explicou o garoto.

Unicode Consortium

Quem decide o padrão dos Emoji é o Unicode Consortium. Porém, cabe a cada empresa escolher como quer desenhá-lo. O pedido é feito para a Apple porque é ela quem costuma direcionar o mercado. O que ela faz, várias outras empresas seguem atrás.

Como bem lembrou o AppleInsider, em 2018 o Facebook saiu do “padrão Apple” e modificou seu ícone para um mais parecido com os princípios defendidos por Teddy. Mas essa ilustração só aparece em dispositivos que não são da Apple.

Emoji de “Minion” adotado pelo Facebook

O aluno tomou a iniciativa após perceber o emoji enquanto trocava mensagens com seu primo e decidiu iniciar uma petição na escola, que posteriormente foi estendida online.

Até o momento, não há comentários da Apple sobre a petição de Teddy. O garoto expressou o desejo de que suas ideias sejam consideradas pela empresa e enfatizou que a mudança seria “incrível” e o deixaria “muito animado”.

Botão Voltar ao topo
//