Curiosidades

Bill Gates fala de Steve Jobs: “Era um feiticeiro em motivar as pessoas”

Mais uma vez, Bill Gates encontrou uma oportunidade de falar bem de Steve Jobs, apesar de, no passado, os dois serem conhecidos como os maiores rivais do mundo tecnológico.

Isso aconteceu em uma entrevista de mais de uma hora no podcast Armchair Expert, com o jornalista Dax Shepard.

No podcast, Gates fala de sua juventude, o tempo de faculdade e até reconhece sua falta de sociabilidade, característica marcante dos nerds da época. Também admite defeitos, como nunca ter aprendido uma língua estrangeira, apesar de sua ótima memória.

Em uma determinada parte da entrevista, o jornalista pede para falar do seu relacionamento com Jobs.

Bill Gates fala de Steve Jobs

Gates relembra da época em que a Apple estava a beira da falência, e por isso decidiu comprar a empresa de computadores NeXT, trazendo Steve Jobs de volta.

Bill Gates conta que Jobs estava convencido que tinha uma maneira de tornar seu sonho um sucesso. Apesar de não ser um programador, Jobs tinha o talento de reunir pessoas extraordinárias ao seu redor.

Steve Jobs era um gênio. O que ele fez, especialmente após seu retorno à Apple, foi verdadeiramente fenomenal. Sem ele, nada disso teria acontecido. Ninguém mais poderia ter feito isso. Ele merece seu lugar no panteão, mesmo sendo uma pessoa muito, muito durona.

Gates afirma, sem mostrar nenhuma dúvida, que nenhuma outra pessoa poderia ter recuperado a Apple naquele momento, do jeito que ele fez. E, de fato, na época todos duvidavam que ele seria capaz.

Bill Gates Steve Jobs

Ele também comenta, rindo, sobre um lado da personalidade de Jobs que era conhecida, de forma engraçada, como o famoso Campo de Distorção da Realidade.

Steve Jobs era um verdadeiro encantador quando se tratava de motivar as pessoas. Eu já era um aprendiz de feiticeiro, então não caia em seus feitiços. Mas eu o vi lançando seus feitiços, vi pessoas hipnotizadas, gritei “Não! Não! ”… Eu estava com muito ciúme!

Quem não tiver problemas com o idioma inglês e quiser ouvir a íntegra da entrevista, pode acessar o site oficial do podcast.

Botão Voltar ao topo