2010ARQUIVO

Testamos o modem 3G Huawei E5, que compartilha Wi-Fi com iPhone, iPod touch e iPad

Já imaginou se você pudesse ter no seu bolso um dispositivo que permitisse dividir sua internet 3G com até 5 dispositivos diferentes, sem se preocupar se sua operadora libera ou não o tethering e sem precisar de nenhum jailbreak no aparelho?

Pois este sonho pode estar muito mais próximo de nossa realidade do que imaginamos. :)

Há meses que estamos prometendo esta resenha aos nossos seguidores do Twitter. De fato, desde julho estamos com o aparelho em mãos e podemos afirmar com toda a certeza que ele será de extrema utilidade para vários usuários de iPad, iPod touch e até mesmo iPhone. É o modem 3G Huawei E5, capaz de compartilhar a internet móvel via Wi-Fi com outros aparelhos.

O modo de funcionamento é bem simples: ele é como qualquer modem 3G USB, aqueles vendidos pelas teles; a diferença é que ele funciona sem fio. Você coloca o chip da operadora e ele se transforma em um hotspot wireless, podendo conectar qualquer dispositivo compatível, como iPad Wi-Fi, iPod touch e até mesmo computadores. Ele aceita no máximo 5 aparelhos conectados ao mesmo tempo.

De pequeno tamanho (9,5 x 4,75 x 1,2 cm), o E5 é prático e se mostra a melhor maneira de usar a internet móvel. Com uma bateria de 4 horas de autonomia, ele compartilha a internet sem precisar tirá-lo do bolso, da bolsa ou mochila.

Além disso, ele possui ainda um slot para um cartão de memória microSD, que pode ser compartilhado com todos os dispositivos conectados.

A configuração dele é super simples e pode ser feita pelo navegador internet do computador ou do iOS. É por ele que você ajusta o APN da sua operadora, podendo também colocar uma senha na rede para que ela seja acessada somente por quem você autorizar. Depois disso, basta escolher a rede Wi-Fi respectiva no gadget desejado.

O exemplar utilizado em nossos testes é importado da Inglaterra (operadora 3), vendido desbloqueado no eBay. Ele ainda não está sendo vendido no Brasil, pois precisa da aprovação da Anatel. O site G1 noticiou hoje que a Vivo pretende vendê-lo no país no início de novembro, mas algumas fontes do Blog muito próximas ao caso nos garantem que ele deve vir mesmo no Natal, através de várias operadoras nacionais.

Depois destes meses de testes, não há outra alternativa a não ser dar a nota máxima a esse tipo de dispositivo. O Huawei E5 me permitiu ficar conectado na internet pelo meu iPad Wi-Fi durante uma viagem de 8 horas, com a ajuda de um adaptador USB para o acendedor de cigarro do carro. Na verdade, o preço que ele custou foi exatamente a diferença entre o modelo 3G e Wi-Fi do iPad, o que se mostra uma excelente alternativa para quem não sabe qual tablet comprar. Além do mais, ele se mostra muito mais abrangente, ao permitir conectar outros dispositivos nele.

Com a subvenção das operadoras, o preço deve ser ainda mais vantajoso. Torçamos para que não demore muito sua chegada oficial no Brasil. :)

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo