2009ARQUIVO

Review do Sygic Mobile, GPS curva-a-curva com mapas do Brasil

Sygic Mobile Brazil

Uma das funções mais esperadas no iPhone sempre foi a navegação curva-a-curva, que era ausente na primeira versão do aparelho. No ano passado, quando a Apple anunciou o modelo 3G em 2008, a decepção foi geral porque o GPS integrado só permitia o uso do Google Maps. Tivemos então que esperar mais um ano para que o iPhone OS 3.0 possibilitasse a navegação curva-a-curva propriamente dita, mas como sempre, o nosso país não foi agraciado pelos aplicativos que surgiram.

A Sygic foi a primeira a apostar no Brasil, fazendo com que ele fosse o único país da América Latina inteira a ter um aplicativo de navegação GPS com mapas locais.

Por isso, vamos fazer uma resenha completa do aplicativo, para que você possa decidir se vale a pena ou não tem um GPS sempre à mão, onde você estiver.

Antes de tudo, é importante salientar uma coisa: ele não é para qualquer usuário, nem para aqueles que esperam que TUDO na App Store tenha o preço de 0,99$. O aplicativo é voltado para pessoas que realmente precisam investir em um GPS e querem usufruir da vantagem de ter sempre no bolso um navegador curva-a-curva, sem a necessidade de ficar carregando nenhum aparelho suplementar.

Navegação curva-a-curva no iPhone

Aliás, esta é a sua maior vantagem: a qualquer hora do dia, onde você estiver, você pode pegar seu iPhone e descobrir a melhor rota para qualquer lugar, mesmo que seja para saber se o taxi que você pegou está realmente seguindo o caminho mais curto, ou para não se perder em alguma viagem de negócios que fizer, onde geralmente ninguém leva um aparelho de GPS junto.

Rotas de viagens

Com relação a sua função principal, traçar rotas de viagem, ele cumpre muito bem o seu papel. Eu mesmo fiquei viciado em nossos testes, não consigo mais ir para lugar nenhum sem ele. :P

A pedido da Sygic, testamos o aplicativo em várias partes do Brasil e em todos os testes ele mostrou o mesmo desempenho.

Início

Quando você roda pela primeira vez o aplicativo, ele questiona sobre as configurações iniciais, como idioma do programa e língua da narração. São mais de 30 opções de nacionalidades, mas no momento, para nós há apenas a voz com sotaque de Portugal. Porém a Sygic já nos garantiu pessoalmente que a próxima atualização gratuita trará uma narração bem brasileira. :)

Mais de 30 línguas incorporadas

Após os ajustes iniciais serem feitos, aparece o menu principal, com todas as opções do programa. A exemplo de outros aplicativos do gênero, o menu é parecido com os tradicionais aparelhos GPS e não segue muito a dinâmica do iPhone, o que faz com que seja necessário um pequeno treinamento antes para entender bem como funciona tudo, pois não é muito intuitivo. Mas o próprio programa possui uma parte explicativa.

Menu inicial

Configurações

Com o tempo se acostuma com o modo de operação do aplicativo.

Rota

Para iniciar uma rota é muito fácil. Basta escolher a opção “Navegar para…” e digitar o endereço (cidade, rua, número) de onde você quer ir. A partir daí ele traçará rapidamente uma rota de onde você está no momento até o destino final. Você então pode aceitar a sugestão dele ou então pedir uma rota alternativa, mais rápida ou mais econômica.

Rotas alternativas Ponto de partida

Um detalhe que impressiona é a rapidez que ele recalcula uma nova rota quando erramos o caminho. Em segundos ele já propõe uma alternativa para chegar ao destino a partir do ponto onde você está.

Os mapas são todos integrados e por isso não é necessária nenhuma conexão à internet.

Bateria

O grande temor para aplicativos do tipo sempre foi o consumo da bateria, mas esse ponto nos surpreendeu. Fizemos uma viagem de 4 horas, sem carregador veicular, mas com o 3G e wi-fi desativados em um iPhone 3G. Ela aguentou firme até o final, não nos deixando na mão.

Rota

Mas isso não aconteceu com todos nós. Nos testes com todas as funções do iPhone ativadas, ele se mostrou um verdadeiro “beberrão” de energia. Por isso, se durante a viagem você não precisar receber chamadas, o ideal é tirar o chip (cartão SIM) do aparelho, pois a constante mudança de antenas de celular consome mais bateria. Desligar a função “push” também é uma boa dica para consumir menos.

Pontos de Interesse (POI)

Os POI (Pontos de interesse) são clássicos em aparelhos GPS e no iPhone não poderiam faltar. O Sygic possui um gerenciador de pontos que informa com um sinal sonoro quando um se aproxima. Você escolhe o que quer ser alertado, como postos de gasolina, aeroportos, hotéis ou os próprios favoritos, que você mesmo pode criar.

Pontos de interesse

Pontos de Interesse

Mas o problema por enquanto é que o programa ainda não traz cadastrado nativamente muitos pontos nacionais, mas isso pode ser arrumado no futuro. Enquanto isso, você mesmo pode criar os seus.

Radares

Este ponto pode ser meio decepcionante para quem gosta de correr além da velocidade permitida. O Sygic ainda não possui a lista nacional dos controladores eletrônicos de velocidade, nem das velocidades máximas permitidas em cada rodovia. Mas isso é temporário, pois os desenvolvedores já nos informaram que será uma das novidades das próximas atualizações. Enquanto isso, fique de olho no velocímetro. ;)

Conclusão

O aplicativo impressiona e torna rapidamente o usuário um viciado de GPS, querendo usá-lo para tudo quanto é lugar. Realmente ter um navegador do tipo no bolso é muito prático, e esta é a grande vantagem em relação aos dispositivos dedicados. Para quem precisa de um navegador curva-a-curva com narração em português que funcione no nosso país, sem dúvida o Sygic Mobile Maps Brazil é uma ótima opção.

O preço de 99,99$ (cerca de R$180) pode parecer meio salgado para muitos, mas se formos comparar com o valor de um bom aparelho de GPS, vemos que ele nem é tão caro assim. Geralmente temos a noção errônea de querer que todos os aplicativos para iPhone custem 0,99$, não comparando utilitários do mesmo nível. Apesar disso, é quase certo que se o preço baixasse um pouquinho, as vendas certamente disparariam no Brasil. Fica a sugestão, Sygic. ;)

Aliás, a Sygic está se mostrando uma empresa muito séria e aberta a seus clientes, pois se preocupa em escutar a opinião deles em seus produtos. Um exemplo disso foi o problema da narração em português de Portugal, que será substituída na próxima atualização. Além disso, outra novidade é que o aplicativo terá integração com a agenda de endereços do iPhone.

Um formulário em sua página recebe sugestões de melhoramentos de seus aplicativos.

O Sygic Mobile Maps Brazil está disponível na App Store (link) e é compatível com iPhone 3G e 3GS com OS 3.0 ou posterior.

Botão Voltar ao topo