2009ARQUIVO

Resolvido o mistério da mudança de cor dos iPhones 3GS brancos

Este Blog sempre prezou pela qualidade da notícia publicada, não se contentando em apenas repetir o que outros sites internacionais (ou não) dizem.

Na semana passada, fomos duramente criticados por algumas pessoas que preferem acreditar sem questionar no que publica a grande imprensa, não sendo muito abertas a opiniões divergentes. Nos posicionamos contra a notícia que muitos sites estavam irresponsavelmente divulgando, dizendo que o iPhone 3GS branco mudava de cor por causa de um suposto superaquecimento (leia “Dizem que o iPhone 3GS branco muda de cor. Será mesmo?“).

Mudança de cor no 3GS

Pois hoje saiu a conclusão das análises dos aparelhos que mudaram de cor. E o resultado, como imaginamos, indica que a anomalia pode não ser culpa de nenhum superaquecimento.

Os poucos casos franceses que apareceram foram analisados por engenheiros da Apple. É absolutamente normal, pois se fosse um real problema com o novo iPhone 3GS, a empresa teria que fazer um recall dos aparelhos.

A conclusão saiu hoje pela manhã. O problema parece ter sido originado não de um superaquecimento dos iPhones 3GS, mas sim do contato do aparelho a certas capas de proteção. A prova está que, na Europa, os aparelhos vêm de fábrica com um adesivo alertando que escutar música em um som alto pode danificar a audição. Pois em alguns casos esta etiqueta ainda estava presente, e quando ela foi retirada, a parte de baixo continuava branca. Prova de que a coloração não vem de dentro e sim de fora.

Esse tipo de coisa acontece principalmente com capas mais baratas, feitas na China. Se os usuários afetados tivessem tentado limpar as manchas com uma flanela com álcool, teriam visto que o problema não era no plástico.

É muito fácil repetir sem questionar notícias que outros sites. Afinal, encontrar um defeito no iPhone atrai mais público do que dizer que ele funciona bem. Mas é preferível questionar uma verdade do que divulgar uma mentira.

Mais uma vez: tome cuidado com o que você lê por aí. :)

Botão Voltar ao topo